The construction of long-lasting relationships based on alternative structures provided by the knowledge of “Organizational Communication”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Maria Francisca Araújo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3124
Resumo: O clima competitivo no mundo organizacional tem vindo a crescer de forma exponencial, acompanhando assim o crescimento da tecnologia. Estas mudanças originam novos desafios. É necessário manter o ritmo de aprendizagem, entender novas competências, trabalhar em equipa e cumprir objetivos. Posto isto, não será possível este avanço em nenhum clima organizacional sem comunicação e estruturas que proporcionem melhores condições aos colaboradores. O propósito deste estudo passa pela evidenciação e consequente exploração de estruturas alternativas que melhorem as relações entre os indivíduos envolvidos no processo de comunicação organizacional, aperfeiçoando também a performance da empresa e a qualidade de vida desses mesmos indivíduos, num processo síncrono. Desta feita, optou-se por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, recorrendo-se a entrevistas exploratórias. Com base no ranking de 2021 da Great Place to Work, procurou-se entrevistar as melhores empresas para se trabalhar em Portugal, identificadas a partir de duas ferramentas, trust index – questionário dirigido aos colaboradores e o culture audit – questionário dirigido à empresa. As entrevistas baseiam-se em cinco dimensões, as quais pensamos serem essenciais para este reconhecimento, sendo elas: Condições salariais e outros benefícios; Progressão na Carreira; Segurança do posto de trabalho; Balanço positivo entre trabalho e vida pessoal; e Atmosfera positiva no trabalho. Os resultados apontam para a existência de uma ligação entre as estruturas alternativas concebidas para melhorar o clima organizacional e a satisfação do colaborador. Motivação é a palavra de ordem quando estratégias e técnicas focadas em endomarketing, employer branding e na procura do clima organizacional e dos fatores motivacionais certos são aplicadas. Consequentemente, a produtividade e os resultados dela provenientes são benéficos tanto para a empresa como para o trabalhador, fazendo com que este se sinta essencial para todos os processos. De destacar, que em todos os conceitos estudados e todas as dimensões exploradas em conjunto com as organizações, o uso de uma comunicação estruturada e focada na transparência esteve sempre em evidência.
id RCAP_912ed34434acfe29e323312771da127f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3124
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling The construction of long-lasting relationships based on alternative structures provided by the knowledge of “Organizational Communication”Comunicação OrganizacionalEmployer BrandingClima OrganizacionalFatores de MotivaçãoOrganizational CommunicationEmployer BrandingOrganizational ClimateMotivation Factors.O clima competitivo no mundo organizacional tem vindo a crescer de forma exponencial, acompanhando assim o crescimento da tecnologia. Estas mudanças originam novos desafios. É necessário manter o ritmo de aprendizagem, entender novas competências, trabalhar em equipa e cumprir objetivos. Posto isto, não será possível este avanço em nenhum clima organizacional sem comunicação e estruturas que proporcionem melhores condições aos colaboradores. O propósito deste estudo passa pela evidenciação e consequente exploração de estruturas alternativas que melhorem as relações entre os indivíduos envolvidos no processo de comunicação organizacional, aperfeiçoando também a performance da empresa e a qualidade de vida desses mesmos indivíduos, num processo síncrono. Desta feita, optou-se por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, recorrendo-se a entrevistas exploratórias. Com base no ranking de 2021 da Great Place to Work, procurou-se entrevistar as melhores empresas para se trabalhar em Portugal, identificadas a partir de duas ferramentas, trust index – questionário dirigido aos colaboradores e o culture audit – questionário dirigido à empresa. As entrevistas baseiam-se em cinco dimensões, as quais pensamos serem essenciais para este reconhecimento, sendo elas: Condições salariais e outros benefícios; Progressão na Carreira; Segurança do posto de trabalho; Balanço positivo entre trabalho e vida pessoal; e Atmosfera positiva no trabalho. Os resultados apontam para a existência de uma ligação entre as estruturas alternativas concebidas para melhorar o clima organizacional e a satisfação do colaborador. Motivação é a palavra de ordem quando estratégias e técnicas focadas em endomarketing, employer branding e na procura do clima organizacional e dos fatores motivacionais certos são aplicadas. Consequentemente, a produtividade e os resultados dela provenientes são benéficos tanto para a empresa como para o trabalhador, fazendo com que este se sinta essencial para todos os processos. De destacar, que em todos os conceitos estudados e todas as dimensões exploradas em conjunto com as organizações, o uso de uma comunicação estruturada e focada na transparência esteve sempre em evidência.The competitive environment in the organizational world has been rising in an exponential way, walking side to side with the technological development. These changes bring new challenges. It is necessary to maintain a learning rhythm, understand new skills, work as a team and achieve goals. That said, these developments won’t be possible in any organizational environment without communication and structures that provide better working conditions to the employees. This study’s purpose is the disclosure and consequential exploration of alternative structures that improve the relations between the individuals involved in the organizational communication process, also perfecting the company’s performance and the quality of life of these same individuals, synchronously. This time, a qualitative methodological approach was chosen, using exploratory interviews. Based on the 2021’s Great Place to Work ranking, an effort was made to interview the best “workplaces” in Portugal, identified through two tools, trust index – questionnaire directed to the workers and culture audit – questionnaire directed to the organization. The developed interview is based on five dimensions that we understand as essential to this recognition, being them: Salary conditions and other benefits; Career development; Safety regarding their work situation; Positive balance between work and personal life; and Positive work atmosphere. The results point to the existence of a connection between the alternative structures conceived to improve the organizational climate and the employee’s satisfaction. Motivation is the watchword when strategies and techniques focused on endomarketing, employer branding and the search for the right organization climate and motivational factors are applied. Consequently, the productivity and results from this are beneficial for both the company and the employee, making them feel essential to all the processes. It should be noted that in all the concepts studied and all the dimensions explored in conjunction with the organizations, the use of structured communication focused on transparency was always in evidence.2023-01-17T13:03:45Z2022-11-11T00:00:00Z2022-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3124TID:203097203porMarinho, Maria Francisca Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:36:51Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:35.001134Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv The construction of long-lasting relationships based on alternative structures provided by the knowledge of “Organizational Communication”
title The construction of long-lasting relationships based on alternative structures provided by the knowledge of “Organizational Communication”
spellingShingle The construction of long-lasting relationships based on alternative structures provided by the knowledge of “Organizational Communication”
Marinho, Maria Francisca Araújo
Comunicação Organizacional
Employer Branding
Clima Organizacional
Fatores de Motivação
Organizational Communication
Employer Branding
Organizational Climate
Motivation Factors.
title_short The construction of long-lasting relationships based on alternative structures provided by the knowledge of “Organizational Communication”
title_full The construction of long-lasting relationships based on alternative structures provided by the knowledge of “Organizational Communication”
title_fullStr The construction of long-lasting relationships based on alternative structures provided by the knowledge of “Organizational Communication”
title_full_unstemmed The construction of long-lasting relationships based on alternative structures provided by the knowledge of “Organizational Communication”
title_sort The construction of long-lasting relationships based on alternative structures provided by the knowledge of “Organizational Communication”
author Marinho, Maria Francisca Araújo
author_facet Marinho, Maria Francisca Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Maria Francisca Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Organizacional
Employer Branding
Clima Organizacional
Fatores de Motivação
Organizational Communication
Employer Branding
Organizational Climate
Motivation Factors.
topic Comunicação Organizacional
Employer Branding
Clima Organizacional
Fatores de Motivação
Organizational Communication
Employer Branding
Organizational Climate
Motivation Factors.
description O clima competitivo no mundo organizacional tem vindo a crescer de forma exponencial, acompanhando assim o crescimento da tecnologia. Estas mudanças originam novos desafios. É necessário manter o ritmo de aprendizagem, entender novas competências, trabalhar em equipa e cumprir objetivos. Posto isto, não será possível este avanço em nenhum clima organizacional sem comunicação e estruturas que proporcionem melhores condições aos colaboradores. O propósito deste estudo passa pela evidenciação e consequente exploração de estruturas alternativas que melhorem as relações entre os indivíduos envolvidos no processo de comunicação organizacional, aperfeiçoando também a performance da empresa e a qualidade de vida desses mesmos indivíduos, num processo síncrono. Desta feita, optou-se por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, recorrendo-se a entrevistas exploratórias. Com base no ranking de 2021 da Great Place to Work, procurou-se entrevistar as melhores empresas para se trabalhar em Portugal, identificadas a partir de duas ferramentas, trust index – questionário dirigido aos colaboradores e o culture audit – questionário dirigido à empresa. As entrevistas baseiam-se em cinco dimensões, as quais pensamos serem essenciais para este reconhecimento, sendo elas: Condições salariais e outros benefícios; Progressão na Carreira; Segurança do posto de trabalho; Balanço positivo entre trabalho e vida pessoal; e Atmosfera positiva no trabalho. Os resultados apontam para a existência de uma ligação entre as estruturas alternativas concebidas para melhorar o clima organizacional e a satisfação do colaborador. Motivação é a palavra de ordem quando estratégias e técnicas focadas em endomarketing, employer branding e na procura do clima organizacional e dos fatores motivacionais certos são aplicadas. Consequentemente, a produtividade e os resultados dela provenientes são benéficos tanto para a empresa como para o trabalhador, fazendo com que este se sinta essencial para todos os processos. De destacar, que em todos os conceitos estudados e todas as dimensões exploradas em conjunto com as organizações, o uso de uma comunicação estruturada e focada na transparência esteve sempre em evidência.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-11T00:00:00Z
2022-11-11
2023-01-17T13:03:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/3124
TID:203097203
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/3124
identifier_str_mv TID:203097203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131521576075264