Modelo Governativo da Cultura Kaizen Estudo de Caso – Millennium BCP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Diogo Alexandre dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/30601
Resumo: A metodologia Kaizen baseada no Lean Thinking, é uma realidade em todos os sectores da indústria a nível mundial, contudo a sua aplicação e sustentação é assumida como projeto de otimização, negligenciando a base da sua filosofia, como programa de transformação cultural, com vista à melhoria contínua. A instituição de um programa de melhoria contínua permite aproximar os colaboradores das estratégias e valores da organização, envolvendo-os nos processos de mudança. O sector bancário atravessa um período que lhe exige uma rápida transformação digital e adaptação às novas exigências do mercado. As instituições financeiras requerem programas de transformação cultural e operativa, de forma a incrementar a eficiência através da inovação e/ou automatização de tarefas. A implementação de um modelo governativo da cultura Kaizen, baseado nas metodologias Lean, provenientes da indústria automóvel, é um desafio para uma instituição financeira. A presente dissertação demonstra os princípios da filosofia Lean, com base num modelo sustentável, que conduz à transformação cultural, crucial para qualquer organização desenvolver a capacidade de adaptação à mudança. Esta transformação deve ser alicerçada no rápido e constante desenvolvimento de novos produtos e serviços, tornando a organização inovadora, simples, próxima, e focada no cliente, com o intuito de conseguir adaptar-se rapidamente às exigências dos stakeholders, de forma a conquistar quota de mercado. Ao longo da dissertação, o desenvolvimento do sistema Kaizen é baseado na literatura e na experiência de gestores de topo, atual ou anteriormente responsáveis por programas de implementação Lean, em grandes organizações de serviços. A proposta apresentada segue o alinhamento do programa de melhoria contínua existente no Millennium BCP, considerando análises aos indicadores, incorporando novos conteúdos, e aprimorando os aspetos fundamentais para o sucesso da mesma. O Modelo Governativo da Cultura Kaizen proposto revigora o envolvimento do Banco na implementação do modelo, destacando o alinhamento do mesmo com a estratégia e valores da organização.
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