Relatório de estágio em futebol realizado na equipa de Sub-17 do clube desportivo Estoril Praia(campeonato nacional de Juniores"B", época 2019-2020)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/26021 |
Resumo: | Cada vez mais uma equipa é definida pela sua identidade tática, refiro-me ao seu modelo, às suas características, padrões e comportamentos frequentes, que lhe conferem um significado muito próprio. Para tal, o modelo de jogo deve ser o mais completo possível de forma a englobar as etapas do jogo e as mais variadas situações para que orientem e municiem os jogadores de ferramentas para resolverem problemas no contexto competitivo. Na área 1 é apresentado e descrito pormenorizadamente o modelo de jogo, que subsidia todas as outras áreas, nomeadamente a de observação e análise e a de operacionalização do treino, mais especificamente do microciclo. Na operacionalização do treino é explicada a forma como se treina de forma a aumentar a performance da equipa, guiada pelo treino específico do modelo. Na observação e análise, é explicada a forma como esta se procede (quer a análise da própria equipa, quer a da equipa adversária) e como se relaciona com o modelo. Por fim são descritos os esquemas táticos e apresentados indicadores de controlo da competição. De seguida, surge a área 2 na qual é realizado um estudo sobre os golos sofridos pela equipa. Este visa a compreensão das situações que levaram ao golo, para que se proceda ao treino dessas mesmas situações com vista a reduzir o número de golos sofridos. As principais conclusões foram: o treino de situações de controlo de cruzamento dos corredores laterais do campo e o treino da criação de linhas de passe, bem como da transição e organização defensiva especificamente no corredor direito. O último capítulo, a área 3, apresenta e reflete sobre o evento realizado sobre a transição de escalão de jogadores juvenis, juniores e séniores. O evento foi realizado em formato online, englobando uma discussão em mesa-aberta com os convidados. Através da partilha destes, conclui-se que a realização de reuniões é fundamental para a relação pais-treinadores que permita um ótimo desenvolvimento do jogador. Os atletas devem ser alertados para a curta duração da carreira de futebolista profissional não descurando a via académica. Por sua vez, o sistema de ensino deve ser reformulado para permitir o desenvolvimento da dupla carreira. |
id |
RCAP_9145e218c32617875fbb6e8a03e10802 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26021 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio em futebol realizado na equipa de Sub-17 do clube desportivo Estoril Praia(campeonato nacional de Juniores"B", época 2019-2020)Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Outras Ciências NaturaisCada vez mais uma equipa é definida pela sua identidade tática, refiro-me ao seu modelo, às suas características, padrões e comportamentos frequentes, que lhe conferem um significado muito próprio. Para tal, o modelo de jogo deve ser o mais completo possível de forma a englobar as etapas do jogo e as mais variadas situações para que orientem e municiem os jogadores de ferramentas para resolverem problemas no contexto competitivo. Na área 1 é apresentado e descrito pormenorizadamente o modelo de jogo, que subsidia todas as outras áreas, nomeadamente a de observação e análise e a de operacionalização do treino, mais especificamente do microciclo. Na operacionalização do treino é explicada a forma como se treina de forma a aumentar a performance da equipa, guiada pelo treino específico do modelo. Na observação e análise, é explicada a forma como esta se procede (quer a análise da própria equipa, quer a da equipa adversária) e como se relaciona com o modelo. Por fim são descritos os esquemas táticos e apresentados indicadores de controlo da competição. De seguida, surge a área 2 na qual é realizado um estudo sobre os golos sofridos pela equipa. Este visa a compreensão das situações que levaram ao golo, para que se proceda ao treino dessas mesmas situações com vista a reduzir o número de golos sofridos. As principais conclusões foram: o treino de situações de controlo de cruzamento dos corredores laterais do campo e o treino da criação de linhas de passe, bem como da transição e organização defensiva especificamente no corredor direito. O último capítulo, a área 3, apresenta e reflete sobre o evento realizado sobre a transição de escalão de jogadores juvenis, juniores e séniores. O evento foi realizado em formato online, englobando uma discussão em mesa-aberta com os convidados. Através da partilha destes, conclui-se que a realização de reuniões é fundamental para a relação pais-treinadores que permita um ótimo desenvolvimento do jogador. Os atletas devem ser alertados para a curta duração da carreira de futebolista profissional não descurando a via académica. Por sua vez, o sistema de ensino deve ser reformulado para permitir o desenvolvimento da dupla carreira.Fatela, Pedro Miguel de SousaRepositório da Universidade de LisboaNobre, Ricardo Daniel Viegas2022-11-11T14:58:40Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26021TID:203020030pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:55:13Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26021Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:09:28.356403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio em futebol realizado na equipa de Sub-17 do clube desportivo Estoril Praia(campeonato nacional de Juniores"B", época 2019-2020) |
title |
Relatório de estágio em futebol realizado na equipa de Sub-17 do clube desportivo Estoril Praia(campeonato nacional de Juniores"B", época 2019-2020) |
spellingShingle |
Relatório de estágio em futebol realizado na equipa de Sub-17 do clube desportivo Estoril Praia(campeonato nacional de Juniores"B", época 2019-2020) Nobre, Ricardo Daniel Viegas Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Outras Ciências Naturais |
title_short |
Relatório de estágio em futebol realizado na equipa de Sub-17 do clube desportivo Estoril Praia(campeonato nacional de Juniores"B", época 2019-2020) |
title_full |
Relatório de estágio em futebol realizado na equipa de Sub-17 do clube desportivo Estoril Praia(campeonato nacional de Juniores"B", época 2019-2020) |
title_fullStr |
Relatório de estágio em futebol realizado na equipa de Sub-17 do clube desportivo Estoril Praia(campeonato nacional de Juniores"B", época 2019-2020) |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio em futebol realizado na equipa de Sub-17 do clube desportivo Estoril Praia(campeonato nacional de Juniores"B", época 2019-2020) |
title_sort |
Relatório de estágio em futebol realizado na equipa de Sub-17 do clube desportivo Estoril Praia(campeonato nacional de Juniores"B", época 2019-2020) |
author |
Nobre, Ricardo Daniel Viegas |
author_facet |
Nobre, Ricardo Daniel Viegas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fatela, Pedro Miguel de Sousa Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nobre, Ricardo Daniel Viegas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Outras Ciências Naturais |
topic |
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Outras Ciências Naturais |
description |
Cada vez mais uma equipa é definida pela sua identidade tática, refiro-me ao seu modelo, às suas características, padrões e comportamentos frequentes, que lhe conferem um significado muito próprio. Para tal, o modelo de jogo deve ser o mais completo possível de forma a englobar as etapas do jogo e as mais variadas situações para que orientem e municiem os jogadores de ferramentas para resolverem problemas no contexto competitivo. Na área 1 é apresentado e descrito pormenorizadamente o modelo de jogo, que subsidia todas as outras áreas, nomeadamente a de observação e análise e a de operacionalização do treino, mais especificamente do microciclo. Na operacionalização do treino é explicada a forma como se treina de forma a aumentar a performance da equipa, guiada pelo treino específico do modelo. Na observação e análise, é explicada a forma como esta se procede (quer a análise da própria equipa, quer a da equipa adversária) e como se relaciona com o modelo. Por fim são descritos os esquemas táticos e apresentados indicadores de controlo da competição. De seguida, surge a área 2 na qual é realizado um estudo sobre os golos sofridos pela equipa. Este visa a compreensão das situações que levaram ao golo, para que se proceda ao treino dessas mesmas situações com vista a reduzir o número de golos sofridos. As principais conclusões foram: o treino de situações de controlo de cruzamento dos corredores laterais do campo e o treino da criação de linhas de passe, bem como da transição e organização defensiva especificamente no corredor direito. O último capítulo, a área 3, apresenta e reflete sobre o evento realizado sobre a transição de escalão de jogadores juvenis, juniores e séniores. O evento foi realizado em formato online, englobando uma discussão em mesa-aberta com os convidados. Através da partilha destes, conclui-se que a realização de reuniões é fundamental para a relação pais-treinadores que permita um ótimo desenvolvimento do jogador. Os atletas devem ser alertados para a curta duração da carreira de futebolista profissional não descurando a via académica. Por sua vez, o sistema de ensino deve ser reformulado para permitir o desenvolvimento da dupla carreira. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2022-11-11T14:58:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/26021 TID:203020030 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/26021 |
identifier_str_mv |
TID:203020030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131189394538496 |