A gestão periférica do currículo e sucesso escolar dos alunos do 1º ciclo do ensino básico : perspetivas e (des)articulações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Maria Inês Barbosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/4646
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio tem como objetivo dar a conhecer o percurso desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e do Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, sobretudo com enfoque nos processos de formação desenvolvidos em contexto da Educação Pré-Escolar, na Prática de Ensino Supervisionada II e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Prática de Ensino Supervisionada III. E apresentar o projeto de investigação realizado. Estre projeto está relacionado com a gestão do currículo e tem como objetivos: compreender o que o professor entende por gestão do currículo, aprofundar conhecimento sobre a gestão curricular que efetivamente é feita pelo professor, perceber qual é o contributo que essa gestão traz para a sua prática curricular, conhecer a opinião do professor relativamente ao currículo nacional para compreender se o vê mais como um ajuda ou como uma barreira e compreender se os pais/encarregados de educação e os próprios alunos são envolvidos na gestão do currículo. Para tentarmos cumprir os objetivos enunciados começamos por efetuar uma pesquisa de caráter empírico fundamentada por diversos autores. Quanto à metodologia, realizou-se uma investigação de caráter qualitativo com recurso ao inquérito por entrevista, com recurso à entrevista semiestruturada, que realizamos a 4 professores. Este relatório termina com as conclusões sobre o processo de aprendizagem realizado ao longo do mestrado.
id RCAP_9164627b460005b1bde814194ba15946
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4646
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A gestão periférica do currículo e sucesso escolar dos alunos do 1º ciclo do ensino básico : perspetivas e (des)articulaçõesCurrículoEnsino básicoEducação básicaSupervisãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório Final de Estágio tem como objetivo dar a conhecer o percurso desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e do Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, sobretudo com enfoque nos processos de formação desenvolvidos em contexto da Educação Pré-Escolar, na Prática de Ensino Supervisionada II e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Prática de Ensino Supervisionada III. E apresentar o projeto de investigação realizado. Estre projeto está relacionado com a gestão do currículo e tem como objetivos: compreender o que o professor entende por gestão do currículo, aprofundar conhecimento sobre a gestão curricular que efetivamente é feita pelo professor, perceber qual é o contributo que essa gestão traz para a sua prática curricular, conhecer a opinião do professor relativamente ao currículo nacional para compreender se o vê mais como um ajuda ou como uma barreira e compreender se os pais/encarregados de educação e os próprios alunos são envolvidos na gestão do currículo. Para tentarmos cumprir os objetivos enunciados começamos por efetuar uma pesquisa de caráter empírico fundamentada por diversos autores. Quanto à metodologia, realizou-se uma investigação de caráter qualitativo com recurso ao inquérito por entrevista, com recurso à entrevista semiestruturada, que realizamos a 4 professores. Este relatório termina com as conclusões sobre o processo de aprendizagem realizado ao longo do mestrado.The present Final Report of Internship aims to present the course developed during the Supervised Teaching Practice in the scope of the Master's Degree in Pre-School Education and First Cycle Teaching in Primary Education, especially with a focus on the training processes developed in Context of Pre-School Education, Supervised Teaching Practice II and the 1st Cycle of Basic Education, in the Supervised Teaching Practice III. And present the research project carried out. This project is related to curriculum management and aims to: understand what the teacher understands by managing the curriculum, deepen knowledge about the curriculum management that is effectively done by the teacher, realize what the contribution that this management brings to its Curriculum practice, to know the teacher's opinion of the national curriculum in order to understand whether he sees it as a help or as a barrier and to understand if the parents / guardians and the students themselves are involved in curriculum management. In order to try to fulfill the stated objectives, we begin by carrying out an empirical research based on several authors. As for the methodology, a qualitative research was carried out using the interview survey, using a semi-structured interview, which we carried out to 4 teachers. This report concludes with the conclusions on the learning process carried out over the masters.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuRamalho, HenriqueLacerda, CarlaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSerra, Maria Inês Barbosa2017-09-06T08:12:31Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4646TID:201730987porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:23Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4646Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:12.622479Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A gestão periférica do currículo e sucesso escolar dos alunos do 1º ciclo do ensino básico : perspetivas e (des)articulações
title A gestão periférica do currículo e sucesso escolar dos alunos do 1º ciclo do ensino básico : perspetivas e (des)articulações
spellingShingle A gestão periférica do currículo e sucesso escolar dos alunos do 1º ciclo do ensino básico : perspetivas e (des)articulações
Serra, Maria Inês Barbosa
Currículo
Ensino básico
Educação básica
Supervisão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A gestão periférica do currículo e sucesso escolar dos alunos do 1º ciclo do ensino básico : perspetivas e (des)articulações
title_full A gestão periférica do currículo e sucesso escolar dos alunos do 1º ciclo do ensino básico : perspetivas e (des)articulações
title_fullStr A gestão periférica do currículo e sucesso escolar dos alunos do 1º ciclo do ensino básico : perspetivas e (des)articulações
title_full_unstemmed A gestão periférica do currículo e sucesso escolar dos alunos do 1º ciclo do ensino básico : perspetivas e (des)articulações
title_sort A gestão periférica do currículo e sucesso escolar dos alunos do 1º ciclo do ensino básico : perspetivas e (des)articulações
author Serra, Maria Inês Barbosa
author_facet Serra, Maria Inês Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramalho, Henrique
Lacerda, Carla
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Serra, Maria Inês Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Ensino básico
Educação básica
Supervisão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Currículo
Ensino básico
Educação básica
Supervisão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório Final de Estágio tem como objetivo dar a conhecer o percurso desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e do Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, sobretudo com enfoque nos processos de formação desenvolvidos em contexto da Educação Pré-Escolar, na Prática de Ensino Supervisionada II e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Prática de Ensino Supervisionada III. E apresentar o projeto de investigação realizado. Estre projeto está relacionado com a gestão do currículo e tem como objetivos: compreender o que o professor entende por gestão do currículo, aprofundar conhecimento sobre a gestão curricular que efetivamente é feita pelo professor, perceber qual é o contributo que essa gestão traz para a sua prática curricular, conhecer a opinião do professor relativamente ao currículo nacional para compreender se o vê mais como um ajuda ou como uma barreira e compreender se os pais/encarregados de educação e os próprios alunos são envolvidos na gestão do currículo. Para tentarmos cumprir os objetivos enunciados começamos por efetuar uma pesquisa de caráter empírico fundamentada por diversos autores. Quanto à metodologia, realizou-se uma investigação de caráter qualitativo com recurso ao inquérito por entrevista, com recurso à entrevista semiestruturada, que realizamos a 4 professores. Este relatório termina com as conclusões sobre o processo de aprendizagem realizado ao longo do mestrado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-06T08:12:31Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/4646
TID:201730987
url http://hdl.handle.net/10400.19/4646
identifier_str_mv TID:201730987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130901040332800