A gestão periférica do currículo e sucesso escolar dos alunos do 1º ciclo do ensino básico : perspetivas e (des)articulações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/4646 |
Resumo: | O presente Relatório Final de Estágio tem como objetivo dar a conhecer o percurso desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e do Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, sobretudo com enfoque nos processos de formação desenvolvidos em contexto da Educação Pré-Escolar, na Prática de Ensino Supervisionada II e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Prática de Ensino Supervisionada III. E apresentar o projeto de investigação realizado. Estre projeto está relacionado com a gestão do currículo e tem como objetivos: compreender o que o professor entende por gestão do currículo, aprofundar conhecimento sobre a gestão curricular que efetivamente é feita pelo professor, perceber qual é o contributo que essa gestão traz para a sua prática curricular, conhecer a opinião do professor relativamente ao currículo nacional para compreender se o vê mais como um ajuda ou como uma barreira e compreender se os pais/encarregados de educação e os próprios alunos são envolvidos na gestão do currículo. Para tentarmos cumprir os objetivos enunciados começamos por efetuar uma pesquisa de caráter empírico fundamentada por diversos autores. Quanto à metodologia, realizou-se uma investigação de caráter qualitativo com recurso ao inquérito por entrevista, com recurso à entrevista semiestruturada, que realizamos a 4 professores. Este relatório termina com as conclusões sobre o processo de aprendizagem realizado ao longo do mestrado. |
id |
RCAP_9164627b460005b1bde814194ba15946 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4646 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A gestão periférica do currículo e sucesso escolar dos alunos do 1º ciclo do ensino básico : perspetivas e (des)articulaçõesCurrículoEnsino básicoEducação básicaSupervisãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório Final de Estágio tem como objetivo dar a conhecer o percurso desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e do Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, sobretudo com enfoque nos processos de formação desenvolvidos em contexto da Educação Pré-Escolar, na Prática de Ensino Supervisionada II e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Prática de Ensino Supervisionada III. E apresentar o projeto de investigação realizado. Estre projeto está relacionado com a gestão do currículo e tem como objetivos: compreender o que o professor entende por gestão do currículo, aprofundar conhecimento sobre a gestão curricular que efetivamente é feita pelo professor, perceber qual é o contributo que essa gestão traz para a sua prática curricular, conhecer a opinião do professor relativamente ao currículo nacional para compreender se o vê mais como um ajuda ou como uma barreira e compreender se os pais/encarregados de educação e os próprios alunos são envolvidos na gestão do currículo. Para tentarmos cumprir os objetivos enunciados começamos por efetuar uma pesquisa de caráter empírico fundamentada por diversos autores. Quanto à metodologia, realizou-se uma investigação de caráter qualitativo com recurso ao inquérito por entrevista, com recurso à entrevista semiestruturada, que realizamos a 4 professores. Este relatório termina com as conclusões sobre o processo de aprendizagem realizado ao longo do mestrado.The present Final Report of Internship aims to present the course developed during the Supervised Teaching Practice in the scope of the Master's Degree in Pre-School Education and First Cycle Teaching in Primary Education, especially with a focus on the training processes developed in Context of Pre-School Education, Supervised Teaching Practice II and the 1st Cycle of Basic Education, in the Supervised Teaching Practice III. And present the research project carried out. This project is related to curriculum management and aims to: understand what the teacher understands by managing the curriculum, deepen knowledge about the curriculum management that is effectively done by the teacher, realize what the contribution that this management brings to its Curriculum practice, to know the teacher's opinion of the national curriculum in order to understand whether he sees it as a help or as a barrier and to understand if the parents / guardians and the students themselves are involved in curriculum management. In order to try to fulfill the stated objectives, we begin by carrying out an empirical research based on several authors. As for the methodology, a qualitative research was carried out using the interview survey, using a semi-structured interview, which we carried out to 4 teachers. This report concludes with the conclusions on the learning process carried out over the masters.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuRamalho, HenriqueLacerda, CarlaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSerra, Maria Inês Barbosa2017-09-06T08:12:31Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4646TID:201730987porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:23Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4646Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:12.622479Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão periférica do currículo e sucesso escolar dos alunos do 1º ciclo do ensino básico : perspetivas e (des)articulações |
title |
A gestão periférica do currículo e sucesso escolar dos alunos do 1º ciclo do ensino básico : perspetivas e (des)articulações |
spellingShingle |
A gestão periférica do currículo e sucesso escolar dos alunos do 1º ciclo do ensino básico : perspetivas e (des)articulações Serra, Maria Inês Barbosa Currículo Ensino básico Educação básica Supervisão Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A gestão periférica do currículo e sucesso escolar dos alunos do 1º ciclo do ensino básico : perspetivas e (des)articulações |
title_full |
A gestão periférica do currículo e sucesso escolar dos alunos do 1º ciclo do ensino básico : perspetivas e (des)articulações |
title_fullStr |
A gestão periférica do currículo e sucesso escolar dos alunos do 1º ciclo do ensino básico : perspetivas e (des)articulações |
title_full_unstemmed |
A gestão periférica do currículo e sucesso escolar dos alunos do 1º ciclo do ensino básico : perspetivas e (des)articulações |
title_sort |
A gestão periférica do currículo e sucesso escolar dos alunos do 1º ciclo do ensino básico : perspetivas e (des)articulações |
author |
Serra, Maria Inês Barbosa |
author_facet |
Serra, Maria Inês Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramalho, Henrique Lacerda, Carla Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serra, Maria Inês Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Ensino básico Educação básica Supervisão Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Currículo Ensino básico Educação básica Supervisão Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente Relatório Final de Estágio tem como objetivo dar a conhecer o percurso desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e do Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, sobretudo com enfoque nos processos de formação desenvolvidos em contexto da Educação Pré-Escolar, na Prática de Ensino Supervisionada II e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Prática de Ensino Supervisionada III. E apresentar o projeto de investigação realizado. Estre projeto está relacionado com a gestão do currículo e tem como objetivos: compreender o que o professor entende por gestão do currículo, aprofundar conhecimento sobre a gestão curricular que efetivamente é feita pelo professor, perceber qual é o contributo que essa gestão traz para a sua prática curricular, conhecer a opinião do professor relativamente ao currículo nacional para compreender se o vê mais como um ajuda ou como uma barreira e compreender se os pais/encarregados de educação e os próprios alunos são envolvidos na gestão do currículo. Para tentarmos cumprir os objetivos enunciados começamos por efetuar uma pesquisa de caráter empírico fundamentada por diversos autores. Quanto à metodologia, realizou-se uma investigação de caráter qualitativo com recurso ao inquérito por entrevista, com recurso à entrevista semiestruturada, que realizamos a 4 professores. Este relatório termina com as conclusões sobre o processo de aprendizagem realizado ao longo do mestrado. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-06T08:12:31Z 2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/4646 TID:201730987 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/4646 |
identifier_str_mv |
TID:201730987 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130901040332800 |