Desenvolvimento de um Plano de Aprovação e Controlo de Estabelecimentos (PACE) Para a Restauração e Bebidas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/141811 |
Resumo: | Os perigos de origem alimentar são desafios que colocam em causa a saúde pública, assim como a economia, diariamente. Alguns perigos são conhecidos do Homem, mas outros emergem com os novos paradigmas. Por isso, a segurança dos alimentos é continuamente pertinente e indispensável. Na tentativa de diminuir os riscos, as nações reúnem-se e criam estratégias para salvaguardar a higiene dos produtos alimentares que circulam no mundo. Para que as diretrizes de higiene criadas pela Organização das Nações Unidas e pela União Europeia sejam aplicadas, as entidades portuguesas organizam ações fiscalizadoras às empresas do setor alimentar. Um controlo oficial baseia-se na vistoria de um estabelecimento a fim de verificar se os operadores cumprem a legislação europeia e nacional em vigor. Um dos planos de controlo orientadores é o Plano de Aprovação e Controlo de Estabelecimentos (PACE), criado pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária. No entanto, apresenta lacunas, nomeadamente no que se refere aos estabelecimentos de restauração e bebidas. Por isso, a Autoridade Sanitária Veterinária Municipal da Câmara Mu-nicipal de Almada (ASVM-CMA) sente a carência de uma lista de verificação padronizada, que contenha os requisitos de higiene e segurança a avaliar durante os controlos. O desenvol-vimento de novos PACE, a partir do que existe para talhos, é visto como uma solução. Por esta razão, na presente dissertação, foi criado um PACE Restauração e Bebidas, para os diversos tipos de estabelecimentos sedentários e não sedentários. Selecionaram-se 20 esta-belecimentos, entre os quais refeitórios escolares, Instituições Particulares de Solidariedade Social, apoios de praia, pastelarias e cafés, restaurantes tradicionais e fast food, e eventos de atividade de restauração não sedentária, para executar os controlos oficiais, e o novo PACE foi otimizado ao longo do processo, de modo a satisfazer as necessidades da ASVM-CMA. Entre as alterações ao PACE Talhos inclui-se a remoção de requisitos específicos de pro-dutos de carne, a adição de novas exigências, a atualização da caraterização do estabeleci-mento e a criação de uma lista de verificação anexa para o controlo de eventos. O novo PACE requer o conhecimento do Regulamento (CE) n.º 852/2004 por parte dos técnicos, mas garante uma avaliação com menos falhas e mais isenta, anexa automaticamente as não conformidades à legislação, permite efetuar uma análise estatística e atribuir uma classificação, e a lista de verificação é universal. |
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Desenvolvimento de um Plano de Aprovação e Controlo de Estabelecimentos (PACE) Para a Restauração e BebidasSegurança AlimentarControlo oficialPlano de Aprovação e Controlo de EstabelecimentosCâmara Municipal De AlmadaRestauração e BebidasDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasOs perigos de origem alimentar são desafios que colocam em causa a saúde pública, assim como a economia, diariamente. Alguns perigos são conhecidos do Homem, mas outros emergem com os novos paradigmas. Por isso, a segurança dos alimentos é continuamente pertinente e indispensável. Na tentativa de diminuir os riscos, as nações reúnem-se e criam estratégias para salvaguardar a higiene dos produtos alimentares que circulam no mundo. Para que as diretrizes de higiene criadas pela Organização das Nações Unidas e pela União Europeia sejam aplicadas, as entidades portuguesas organizam ações fiscalizadoras às empresas do setor alimentar. Um controlo oficial baseia-se na vistoria de um estabelecimento a fim de verificar se os operadores cumprem a legislação europeia e nacional em vigor. Um dos planos de controlo orientadores é o Plano de Aprovação e Controlo de Estabelecimentos (PACE), criado pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária. No entanto, apresenta lacunas, nomeadamente no que se refere aos estabelecimentos de restauração e bebidas. Por isso, a Autoridade Sanitária Veterinária Municipal da Câmara Mu-nicipal de Almada (ASVM-CMA) sente a carência de uma lista de verificação padronizada, que contenha os requisitos de higiene e segurança a avaliar durante os controlos. O desenvol-vimento de novos PACE, a partir do que existe para talhos, é visto como uma solução. Por esta razão, na presente dissertação, foi criado um PACE Restauração e Bebidas, para os diversos tipos de estabelecimentos sedentários e não sedentários. Selecionaram-se 20 esta-belecimentos, entre os quais refeitórios escolares, Instituições Particulares de Solidariedade Social, apoios de praia, pastelarias e cafés, restaurantes tradicionais e fast food, e eventos de atividade de restauração não sedentária, para executar os controlos oficiais, e o novo PACE foi otimizado ao longo do processo, de modo a satisfazer as necessidades da ASVM-CMA. Entre as alterações ao PACE Talhos inclui-se a remoção de requisitos específicos de pro-dutos de carne, a adição de novas exigências, a atualização da caraterização do estabeleci-mento e a criação de uma lista de verificação anexa para o controlo de eventos. O novo PACE requer o conhecimento do Regulamento (CE) n.º 852/2004 por parte dos técnicos, mas garante uma avaliação com menos falhas e mais isenta, anexa automaticamente as não conformidades à legislação, permite efetuar uma análise estatística e atribuir uma classificação, e a lista de verificação é universal.Food hazards challenge international public health and the economy on the daily basis. Some hazards are known to mankind, but others emerge followed by new paradigms. There-for food safety is continuously relevant and essential. In order to reduce the risks, nations worldwide gather and create strategies to save the hygiene of food products that circulate around the world. The United Nations and the European Union guidelines are applied nationally, namely in Portugal, by different entities to inspect food companies. They run official controls in order to evaluate if the operators comply with the European and Portuguese laws. One of the control plans is called Establishment Approval and Control Plan (PACE) and it was de-signed by the Portuguese Directorate-General for Food and Veterinary (DGAV). However, the plan has loopholes when it comes to food and beverage establishments like restaurants, coffee shops, markets, bars, food trucks or cafeterias. The Sanitary Authority of Almada’s municipality has the need for a standardized verification list, that contains the food safety and hygiene requirements which are assessed during the controls, adapted to this specific stores. The development of new PACEs, based on the existent one created by DGAV for butcher shops, is seen as a solution. For this reason, the present thesis is about developing a Food and Beverages PACE for both stationary and non-stationary establishments. For this project, 20 places, where school and municipal canteens, pastry and coffee shops, restaurants and fast-food chains are in-cluded, were selected to perform the controls and test the new verification list, to optimize it throughout the whole process in order to fulfill the needs of Almada’s Sanitary Authority. The original PACE suffered changes related to the removal of specific meat require-ments, the addition of new criteria, the update of establishment characterization and the cre-ation of a secondary verification list for events with non-stationary spaces. The new PACE requires that the technicians have knowledge on the Regulation (EC) no. 852/2004; on the other hand, PACE ensures a more flawless and exempted evaluation, automatically attaches the non-conformities to the legislation, allows a statistical analysis, makes it possible to calcu-late a rating and its verification list is universal.Fernando, AnaAlmeida, MiguelRUNCosta, Raquel Maria Ferro2022-07-13T15:23:45Z2022-022022-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/141811porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:19:08Zoai:run.unl.pt:10362/141811Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:50:04.262830Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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