O diário gráfico, como meio para minorar o desânimo pelo desenho no 3.º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/9032 |
Resumo: | Neste relatório final, integrado no Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica, fazem-se reflexões sobre questões científico-didáticas que se desejam partilhar. Tais reflexões decorrem das Práticas Educativas Supervisionadas, PES I, II e III, de que aqui se faz um breve resumo como nos foi solicitado, bem como investigação realizada na PES III, que tratou de uma experiência de aplicação do Diário Gráfico, como possível meio, para tentar minorar o conhecido desânimo pelo desenho, que costuma ocorrer no início da adolescência. Neste relatório descreve-se o modo como se aplicou o Diário Gráfico, tentando tirar partido das suas qualidades e potencialidades, uma das quais me parece ser importante, o facto de o Diário Gráfico ser um espaço para experiências, suporte que é trabalhado pelo aluno fundamentalmente a sós. Daqui ressalta intimismo que pode proporcionar um incentivo à tentativa/erro, com o mínimo constrangimento e possivelmente uma maior desinibição e sensação de liberdade. O Diário Gráfico induz também à cultura do esforço persistente, tão necessário para a progressão no desenho. O resultado do esforço pode não ser imediato, mas a longo prazo será certamente compensador. A investigação, foi realizada na Escola Secundária Almeida Garrett, com a Turma 8ºC. Ter a oportunidade de trabalhar com uma turma do 8º ano, foi importante para o caso particular do desânimo pelo desenho, pois o início da adolescência é marcado por transformações físicas e psicológicas que influenciam esse desânimo. |
id |
RCAP_91c58d3ad04eaff65cb684eda45d3bab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9032 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O diário gráfico, como meio para minorar o desânimo pelo desenho no 3.º cicloEducação visualDesenhoDiário gráficoVisual educationDrawingSketchbookDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste relatório final, integrado no Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica, fazem-se reflexões sobre questões científico-didáticas que se desejam partilhar. Tais reflexões decorrem das Práticas Educativas Supervisionadas, PES I, II e III, de que aqui se faz um breve resumo como nos foi solicitado, bem como investigação realizada na PES III, que tratou de uma experiência de aplicação do Diário Gráfico, como possível meio, para tentar minorar o conhecido desânimo pelo desenho, que costuma ocorrer no início da adolescência. Neste relatório descreve-se o modo como se aplicou o Diário Gráfico, tentando tirar partido das suas qualidades e potencialidades, uma das quais me parece ser importante, o facto de o Diário Gráfico ser um espaço para experiências, suporte que é trabalhado pelo aluno fundamentalmente a sós. Daqui ressalta intimismo que pode proporcionar um incentivo à tentativa/erro, com o mínimo constrangimento e possivelmente uma maior desinibição e sensação de liberdade. O Diário Gráfico induz também à cultura do esforço persistente, tão necessário para a progressão no desenho. O resultado do esforço pode não ser imediato, mas a longo prazo será certamente compensador. A investigação, foi realizada na Escola Secundária Almeida Garrett, com a Turma 8ºC. Ter a oportunidade de trabalhar com uma turma do 8º ano, foi importante para o caso particular do desânimo pelo desenho, pois o início da adolescência é marcado por transformações físicas e psicológicas que influenciam esse desânimo.In this final report, part of the Master of Visual Education Teaching and Technology, reflections are made, on scientific and educational issues that I wish to share. These reflections arise from Educational Practices Supervised, PES I, II and III, that here is a brief summary as we were told, as well as research conducted in PES III, which dealt with an application experience of the Sketchbook, as a possible mean to try to alleviate the known discouragement for drawing, which usually occurs in early adolescence. In this report we describe how to apply the Sketchbook, trying to take advantage of its qualities and potential, one of which seems to be important. The fact that the Sketchbook is a “place” for experiments, support that is worked by the student fundamentally alone. It emphasizes intimacy that can provide an incentive to attempt / error, with minimal embarrassment and possibly greater disinhibition and sense of freedom. The research was carried out in high school Almeida Garrett, with the Class 8 ° C. Having the opportunity to work with a group of 8th grade, it was important for the particular case of discouragement for the design, since early adolescence is marked by physical and psychological changes that influence this despondency.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoSilva, António Fernando Monteiro Pereira daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Diogo Pinto2016-12-28T15:31:01Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9032TID:201499282porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:46:39Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9032Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:41.117213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O diário gráfico, como meio para minorar o desânimo pelo desenho no 3.º ciclo |
title |
O diário gráfico, como meio para minorar o desânimo pelo desenho no 3.º ciclo |
spellingShingle |
O diário gráfico, como meio para minorar o desânimo pelo desenho no 3.º ciclo Pereira, Diogo Pinto Educação visual Desenho Diário gráfico Visual education Drawing Sketchbook Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O diário gráfico, como meio para minorar o desânimo pelo desenho no 3.º ciclo |
title_full |
O diário gráfico, como meio para minorar o desânimo pelo desenho no 3.º ciclo |
title_fullStr |
O diário gráfico, como meio para minorar o desânimo pelo desenho no 3.º ciclo |
title_full_unstemmed |
O diário gráfico, como meio para minorar o desânimo pelo desenho no 3.º ciclo |
title_sort |
O diário gráfico, como meio para minorar o desânimo pelo desenho no 3.º ciclo |
author |
Pereira, Diogo Pinto |
author_facet |
Pereira, Diogo Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, António Fernando Monteiro Pereira da Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Diogo Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação visual Desenho Diário gráfico Visual education Drawing Sketchbook Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação visual Desenho Diário gráfico Visual education Drawing Sketchbook Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Neste relatório final, integrado no Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica, fazem-se reflexões sobre questões científico-didáticas que se desejam partilhar. Tais reflexões decorrem das Práticas Educativas Supervisionadas, PES I, II e III, de que aqui se faz um breve resumo como nos foi solicitado, bem como investigação realizada na PES III, que tratou de uma experiência de aplicação do Diário Gráfico, como possível meio, para tentar minorar o conhecido desânimo pelo desenho, que costuma ocorrer no início da adolescência. Neste relatório descreve-se o modo como se aplicou o Diário Gráfico, tentando tirar partido das suas qualidades e potencialidades, uma das quais me parece ser importante, o facto de o Diário Gráfico ser um espaço para experiências, suporte que é trabalhado pelo aluno fundamentalmente a sós. Daqui ressalta intimismo que pode proporcionar um incentivo à tentativa/erro, com o mínimo constrangimento e possivelmente uma maior desinibição e sensação de liberdade. O Diário Gráfico induz também à cultura do esforço persistente, tão necessário para a progressão no desenho. O resultado do esforço pode não ser imediato, mas a longo prazo será certamente compensador. A investigação, foi realizada na Escola Secundária Almeida Garrett, com a Turma 8ºC. Ter a oportunidade de trabalhar com uma turma do 8º ano, foi importante para o caso particular do desânimo pelo desenho, pois o início da adolescência é marcado por transformações físicas e psicológicas que influenciam esse desânimo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2016-12-28T15:31:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/9032 TID:201499282 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/9032 |
identifier_str_mv |
TID:201499282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131392742785024 |