Cultura linguística e atividades em intercompreensão em aula de inglês do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/29533 |
Resumo: | O presente relatório de estágio baseia-se num projeto de investigação-ação, de acordo com o paradigma de investigação qualitativo, desenvolvido em aula de inglês do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma mista de 3.º e 4.º anos de uma escola pertencente a um agrupamento da região centro. Este projeto, intitulado “O eco do Big Ben propaga-se pela Europa”, teve como objetivo investigativo compreender como podem atividades pedagógico-didáticas em intercompreensão promover a cultura linguística em aula de inglês do 1.º ciclo. Os dados recolhidos (biografias linguísticas, videogravação de aulas e notas de campo) foram analisados à luz das dimensões da cultura linguística: dimensão cognitiva, representacional e praxeológica, procurando compreender que conhecimentos, atitudes e capacidades os/as alunos/as desenvolveram através de atividades pedagógico-didáticas em intercompreensão. A análise dos dados permitiu concluir que ao nível dos conhecimentos, os/as alunos/as foram capazes de reconhecer famílias de línguas, mobilizar conhecimentos para comparar e identificar aspetos culturais e linguísticos dos países aludidos no projeto. Ao nível das representações, os/as alunos/as alteraram algumas ideias preconcebidas sobre as línguas enquanto objetos de ensino-aprendizagem e objetos afetivos. Finalmente, ao nível das práticas, os alunos/as desenvolveram a capacidade de comparação interlinguística, recorrendo à transparência/semelhança ortográfica e fonética entre as línguas germânicas. Consequentemente, desenvolveram uma maior consciência da diversidade linguística na própria sociedade e no mundo, bem como aumentaram os seus repertórios linguísticos. Estes resultados sublinham a importância de integrar as abordagens plurais nos currículos do primeiro ciclo do ensino básico, uma vez que concorrem para o desenvolvimento de conhecimentos, representações e práticas consentâneos com uma maior abertura a outras línguas, culturas e povos. |
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Cultura linguística e atividades em intercompreensão em aula de inglês do 1º ciclo do ensino básicoCultura linguísticaAtividades pedagógico-didáticasIntercompreensãoAula de inglês no 1.º CEBO presente relatório de estágio baseia-se num projeto de investigação-ação, de acordo com o paradigma de investigação qualitativo, desenvolvido em aula de inglês do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma mista de 3.º e 4.º anos de uma escola pertencente a um agrupamento da região centro. Este projeto, intitulado “O eco do Big Ben propaga-se pela Europa”, teve como objetivo investigativo compreender como podem atividades pedagógico-didáticas em intercompreensão promover a cultura linguística em aula de inglês do 1.º ciclo. Os dados recolhidos (biografias linguísticas, videogravação de aulas e notas de campo) foram analisados à luz das dimensões da cultura linguística: dimensão cognitiva, representacional e praxeológica, procurando compreender que conhecimentos, atitudes e capacidades os/as alunos/as desenvolveram através de atividades pedagógico-didáticas em intercompreensão. A análise dos dados permitiu concluir que ao nível dos conhecimentos, os/as alunos/as foram capazes de reconhecer famílias de línguas, mobilizar conhecimentos para comparar e identificar aspetos culturais e linguísticos dos países aludidos no projeto. Ao nível das representações, os/as alunos/as alteraram algumas ideias preconcebidas sobre as línguas enquanto objetos de ensino-aprendizagem e objetos afetivos. Finalmente, ao nível das práticas, os alunos/as desenvolveram a capacidade de comparação interlinguística, recorrendo à transparência/semelhança ortográfica e fonética entre as línguas germânicas. Consequentemente, desenvolveram uma maior consciência da diversidade linguística na própria sociedade e no mundo, bem como aumentaram os seus repertórios linguísticos. Estes resultados sublinham a importância de integrar as abordagens plurais nos currículos do primeiro ciclo do ensino básico, uma vez que concorrem para o desenvolvimento de conhecimentos, representações e práticas consentâneos com uma maior abertura a outras línguas, culturas e povos.This report is based on an action-research project, relying on qualitative research, carried out in the English class, on a group of children in 3rd and 4th grade of a primary school in the central area of Portugal. This project, entitled “The sound of Big Ben spreads across Europe”, aimed to understand how didactical and pedagogical activities in intercomprehension can promote the linguistic culture in the English class in primary school. The collected data (linguistic biography, video recording, and field notes) were analysed according to the Linguistic Culture dimensions: cognitive, representational, and praxeological, in order to understand what knowledges, attitudes and capacities the students developed through pedagogical and didactic activities in intercomprehension. When analysing the data, we have concluded that, regarding the cognitive dimension, students were able to recognize language families; mobilize knowledge to compare languages and identify cultural and linguistic aspects of the countries mentioned in the project. In relation to the representational dimension, they have altered some preconceived ideas about languages as objects of teaching-learning and affective objects. Finally, concerning the praxeological dimension, students developed the ability to compare texts from different Germanic languages, resorting to orthographical and phonetical similarities/transparencies. Consequently, they have developed a greater awareness of linguistic diversity in the society and in the world, as well as increasing their linguistic repertoires. These results underline the importance of integrating plural approaches in the primary school curriculum, not only because they develop metalinguistic, reading and communicative abilities, but mainly because they inspire positive attitudes and openness to other languages, cultures and people.2020-10-21T14:38:04Z2019-03-11T00:00:00Z2019-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29533TID:202231941porMarcelino, Sandra Cristina Gomes Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:57:10Zoai:ria.ua.pt:10773/29533Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:51.230973Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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