Cultura linguística e atividades em intercompreensão em aula de inglês do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelino, Sandra Cristina Gomes Moreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/29533
Resumo: O presente relatório de estágio baseia-se num projeto de investigação-ação, de acordo com o paradigma de investigação qualitativo, desenvolvido em aula de inglês do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma mista de 3.º e 4.º anos de uma escola pertencente a um agrupamento da região centro. Este projeto, intitulado “O eco do Big Ben propaga-se pela Europa”, teve como objetivo investigativo compreender como podem atividades pedagógico-didáticas em intercompreensão promover a cultura linguística em aula de inglês do 1.º ciclo. Os dados recolhidos (biografias linguísticas, videogravação de aulas e notas de campo) foram analisados à luz das dimensões da cultura linguística: dimensão cognitiva, representacional e praxeológica, procurando compreender que conhecimentos, atitudes e capacidades os/as alunos/as desenvolveram através de atividades pedagógico-didáticas em intercompreensão. A análise dos dados permitiu concluir que ao nível dos conhecimentos, os/as alunos/as foram capazes de reconhecer famílias de línguas, mobilizar conhecimentos para comparar e identificar aspetos culturais e linguísticos dos países aludidos no projeto. Ao nível das representações, os/as alunos/as alteraram algumas ideias preconcebidas sobre as línguas enquanto objetos de ensino-aprendizagem e objetos afetivos. Finalmente, ao nível das práticas, os alunos/as desenvolveram a capacidade de comparação interlinguística, recorrendo à transparência/semelhança ortográfica e fonética entre as línguas germânicas. Consequentemente, desenvolveram uma maior consciência da diversidade linguística na própria sociedade e no mundo, bem como aumentaram os seus repertórios linguísticos. Estes resultados sublinham a importância de integrar as abordagens plurais nos currículos do primeiro ciclo do ensino básico, uma vez que concorrem para o desenvolvimento de conhecimentos, representações e práticas consentâneos com uma maior abertura a outras línguas, culturas e povos.
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