Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 11ºB no ano letivo 2019 / 2020. O efeito da aplicação de circuitos de treino funcional na aptidão física dos alunos do 11º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Jéssica Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96631
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_91f68422a921a9dfd8ecae8b8f01523f
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96631
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 11ºB no ano letivo 2019 / 2020. O efeito da aplicação de circuitos de treino funcional na aptidão física dos alunos do 11º anoPEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT THE BASIC AND SECONDARY SCHOOL QUINTA DAS FLORES WITH THE CLASS 11th B IN THE 2019/2020 ACADEMIC YEAR THE EFFECT OF THE APPLICATION OF FUNCTIONAL TRAINING CIRCUITS ON THE PHYSICAL APTITUDE OF STUDENTS OF THE 11th YEAREducação FísicaEstágio PedagógicoEnsino-AprendizagemReflexãoSuperaçãoPhysical EducationPedagogical InternshipTeaching-LearningReflectionResilienceRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente relatório narra e analisa de forma crítica, toda a prática pedagógica vivida por uma Professora Estagiária de Educação Física, desenvolvida durante a realização do Estágio Pedagógico. Esta fase da nossa formação dita o fim de uma etapa da nossa vida académica e representa o conhecimento e as competências pedagógicas adquiridas e a aplicação das aprendizagens desenvolvidas em contexto real. O estágio pedagógico foi desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, em Coimbra, junto da turma B do 11º ano, no ano letivo 2019/2020.O Estágio Pedagógico tem como objetivo o desenvolvimento profissional e pessoal do Estudante-Estagiário, pelo que se enquadra dentro do modelo reflexivo da formação de professores. Neste sentido, o presente documento é fruto de uma reflexão que ilumina as dificuldades emergidas ao longo do ano letivo nas diversas tarefas, objetivos pretendidos, metas alcançadas e estratégias utilizadas. Estas reflexões revelaram-se uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento docente e consequente construção de um estilo próprio de atuação.Este documento encontra-se subdividido em três partes: a primeira diz respeito à contextualização da prática desenvolvida, relativamente às minhas expetativas iniciais e aos objetivos de formação para o Estágio Pedagógico; a segunda corresponde a uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica e a justificação das opções tomadas no processo ensino-aprendizagem; a última, corresponde ao aprofundamento do tema-problema, que foi trabalhado ao longo do ano letivo, com o título “O efeito da aplicação de circuitos de treino funcional na aptidão física dos alunos do 11º ano”.This report narrates and analyses critically all the pedagogical practice experienced by a Physical Education Intern Teacher, developed during the Internship. This phase of our education concludes one more step of our academic life and represents the obtained knowledge and pedagogical skills and the application of them in real context. The pedagogical internship was conducted at Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, in Coimbra, along with a 11th grade class, in 2019/2020 school year. The main aim of the internship is the personal and professional development of the intern student, that consequently is included within the reflective model of the teacher training. In this regard, this document results from a reflection, which illustrates the encountered problems over the school year in the several tasks, intended objectives, achieved goals, and used strategies. These reflections proved to be a major tool to the docent improvement and ensuing construction of a personal style of actuation. This document is subdivided in three parts: the first concerning the contextualization of the applied practice, in relation to my initial expectations and the training objectives for the Pedagogical Internship; the second corresponds to a reflexive analysis about the pedagogical practice and the justification of the made choices during the teaching-learning process; the last, reflects the deepening of problem-theme, which was studied over the school year, entitled “The application effects of functional training circuits of physical aptitude on 11th grade students”.2020-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96631http://hdl.handle.net/10316/96631TID:202808459porMarques, Jéssica Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:51:05Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96631Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:50.822504Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 11ºB no ano letivo 2019 / 2020. O efeito da aplicação de circuitos de treino funcional na aptidão física dos alunos do 11º ano
PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT THE BASIC AND SECONDARY SCHOOL QUINTA DAS FLORES WITH THE CLASS 11th B IN THE 2019/2020 ACADEMIC YEAR THE EFFECT OF THE APPLICATION OF FUNCTIONAL TRAINING CIRCUITS ON THE PHYSICAL APTITUDE OF STUDENTS OF THE 11th YEAR
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 11ºB no ano letivo 2019 / 2020. O efeito da aplicação de circuitos de treino funcional na aptidão física dos alunos do 11º ano
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 11ºB no ano letivo 2019 / 2020. O efeito da aplicação de circuitos de treino funcional na aptidão física dos alunos do 11º ano
Marques, Jéssica Oliveira
Educação Física
Estágio Pedagógico
Ensino-Aprendizagem
Reflexão
Superação
Physical Education
Pedagogical Internship
Teaching-Learning
Reflection
Resilience
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 11ºB no ano letivo 2019 / 2020. O efeito da aplicação de circuitos de treino funcional na aptidão física dos alunos do 11º ano
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 11ºB no ano letivo 2019 / 2020. O efeito da aplicação de circuitos de treino funcional na aptidão física dos alunos do 11º ano
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 11ºB no ano letivo 2019 / 2020. O efeito da aplicação de circuitos de treino funcional na aptidão física dos alunos do 11º ano
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 11ºB no ano letivo 2019 / 2020. O efeito da aplicação de circuitos de treino funcional na aptidão física dos alunos do 11º ano
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 11ºB no ano letivo 2019 / 2020. O efeito da aplicação de circuitos de treino funcional na aptidão física dos alunos do 11º ano
author Marques, Jéssica Oliveira
author_facet Marques, Jéssica Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Jéssica Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Ensino-Aprendizagem
Reflexão
Superação
Physical Education
Pedagogical Internship
Teaching-Learning
Reflection
Resilience
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Ensino-Aprendizagem
Reflexão
Superação
Physical Education
Pedagogical Internship
Teaching-Learning
Reflection
Resilience
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96631
http://hdl.handle.net/10316/96631
TID:202808459
url http://hdl.handle.net/10316/96631
identifier_str_mv TID:202808459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134046496751616