O conhecimento mobilizado por alunos do PROEJA em suas práticas laborais: contexto para o ensino de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Maria Libório de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Viseu, Floriano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/68450
Resumo: Este artigo apresenta os resultados parciais da pesquisa de doutoramento desenvolvida na Universidade do Minho (Portugal). A investigação tem como objetivo averiguar o contributo de uma intervenção didática que contemple o conhecimento matemático adquirido pelos alunos do 1º ano dos Cursos Técnico em Edificações do Instituto Federal de Brasília - Campus Samambaia da modalidade PROEJA, no período de 2018 a 2019, em seus contextos profissionais com ênfase na Etnomatemática. Na procura de compreender os significados que os intervenientes dão às suas atividades, adotou-se uma metodologia qualitativa e interpretativa, com design de estudo de caso. Os resultados parciais são das observações em sala de aula e em três ambientes profissionais de três alunos do Instituto Federal de Brasília - Campus Samambaia. Concluiu-se que as atividades dos trabalhos identificadas auxiliam fortemente no processo de ensino e aprendizagem, com ênfase na aplicação da Etnomatemática do conteúdo direcionado.
id RCAP_92157121b351bd25580f2885c19147f0
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68450
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O conhecimento mobilizado por alunos do PROEJA em suas práticas laborais: contexto para o ensino de MatemáticaKnowledge mobilized by students of the Program of Basic Education for Youngsters and Adults in their labor practices: context for the teaching of mathematicsConhecimentoEtnomatemáticaContexto profissionalConstrução CivilKnowledgeEthnomathematicsProfessional contextConstructionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo apresenta os resultados parciais da pesquisa de doutoramento desenvolvida na Universidade do Minho (Portugal). A investigação tem como objetivo averiguar o contributo de uma intervenção didática que contemple o conhecimento matemático adquirido pelos alunos do 1º ano dos Cursos Técnico em Edificações do Instituto Federal de Brasília - Campus Samambaia da modalidade PROEJA, no período de 2018 a 2019, em seus contextos profissionais com ênfase na Etnomatemática. Na procura de compreender os significados que os intervenientes dão às suas atividades, adotou-se uma metodologia qualitativa e interpretativa, com design de estudo de caso. Os resultados parciais são das observações em sala de aula e em três ambientes profissionais de três alunos do Instituto Federal de Brasília - Campus Samambaia. Concluiu-se que as atividades dos trabalhos identificadas auxiliam fortemente no processo de ensino e aprendizagem, com ênfase na aplicação da Etnomatemática do conteúdo direcionado.This article presents the partial results of the doctoral research developed in the University of Minho (Portugal). The research aims to ascertain the contribution of a didactic intervention that contemplates the mathematical knowledge acquired by students of the 1st year of Technical Courses in Buildings of the Federal Institute of Brasília - Campus Samambaia of the Program of Basic Education for Youngsters and Adults modality, in the period from 2018 to 2019, in their contexts professionals with an emphasis on Ethnomathematics. In order to understand the meanings that the stakeholders give to their activities, a qualitative and interpretative methodology was adopted, with case study design. The partial results are from observations in the classroom and in three professional environments of three students from the Federal Institute of Brasília - Campus Samambaia. It was concluded that the work activities identified strongly assist in the teaching and learning process, with an emphasis on the application of Ethnomathematics of the targeted contentCentro de Estudos Superiores de Parintins (UEA/CESP)Universidade do MinhoOliveira, Ana Maria Libório deViseu, Floriano2020-102020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68450porde Oliveira, A. M. L., & Veiga, F. A. V. (2020). O conhecimento mobilizado por alunos do PROEJA em suas práticas laborais: contexto para o ensino de Matemática. Marupiara: Revista Científica do CESP/UEA, (7), 62-80.1981-0326http://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/1933info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68450Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:53:32.533809Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O conhecimento mobilizado por alunos do PROEJA em suas práticas laborais: contexto para o ensino de Matemática
Knowledge mobilized by students of the Program of Basic Education for Youngsters and Adults in their labor practices: context for the teaching of mathematics
title O conhecimento mobilizado por alunos do PROEJA em suas práticas laborais: contexto para o ensino de Matemática
spellingShingle O conhecimento mobilizado por alunos do PROEJA em suas práticas laborais: contexto para o ensino de Matemática
Oliveira, Ana Maria Libório de
Conhecimento
Etnomatemática
Contexto profissional
Construção Civil
Knowledge
Ethnomathematics
Professional context
Construction
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O conhecimento mobilizado por alunos do PROEJA em suas práticas laborais: contexto para o ensino de Matemática
title_full O conhecimento mobilizado por alunos do PROEJA em suas práticas laborais: contexto para o ensino de Matemática
title_fullStr O conhecimento mobilizado por alunos do PROEJA em suas práticas laborais: contexto para o ensino de Matemática
title_full_unstemmed O conhecimento mobilizado por alunos do PROEJA em suas práticas laborais: contexto para o ensino de Matemática
title_sort O conhecimento mobilizado por alunos do PROEJA em suas práticas laborais: contexto para o ensino de Matemática
author Oliveira, Ana Maria Libório de
author_facet Oliveira, Ana Maria Libório de
Viseu, Floriano
author_role author
author2 Viseu, Floriano
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Maria Libório de
Viseu, Floriano
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Etnomatemática
Contexto profissional
Construção Civil
Knowledge
Ethnomathematics
Professional context
Construction
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Conhecimento
Etnomatemática
Contexto profissional
Construção Civil
Knowledge
Ethnomathematics
Professional context
Construction
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este artigo apresenta os resultados parciais da pesquisa de doutoramento desenvolvida na Universidade do Minho (Portugal). A investigação tem como objetivo averiguar o contributo de uma intervenção didática que contemple o conhecimento matemático adquirido pelos alunos do 1º ano dos Cursos Técnico em Edificações do Instituto Federal de Brasília - Campus Samambaia da modalidade PROEJA, no período de 2018 a 2019, em seus contextos profissionais com ênfase na Etnomatemática. Na procura de compreender os significados que os intervenientes dão às suas atividades, adotou-se uma metodologia qualitativa e interpretativa, com design de estudo de caso. Os resultados parciais são das observações em sala de aula e em três ambientes profissionais de três alunos do Instituto Federal de Brasília - Campus Samambaia. Concluiu-se que as atividades dos trabalhos identificadas auxiliam fortemente no processo de ensino e aprendizagem, com ênfase na aplicação da Etnomatemática do conteúdo direcionado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10
2020-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/68450
url http://hdl.handle.net/1822/68450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv de Oliveira, A. M. L., & Veiga, F. A. V. (2020). O conhecimento mobilizado por alunos do PROEJA em suas práticas laborais: contexto para o ensino de Matemática. Marupiara: Revista Científica do CESP/UEA, (7), 62-80.
1981-0326
http://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/1933
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Superiores de Parintins (UEA/CESP)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Superiores de Parintins (UEA/CESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132315249541120