O conhecimento mobilizado por alunos do PROEJA em suas práticas laborais: contexto para o ensino de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/68450 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados parciais da pesquisa de doutoramento desenvolvida na Universidade do Minho (Portugal). A investigação tem como objetivo averiguar o contributo de uma intervenção didática que contemple o conhecimento matemático adquirido pelos alunos do 1º ano dos Cursos Técnico em Edificações do Instituto Federal de Brasília - Campus Samambaia da modalidade PROEJA, no período de 2018 a 2019, em seus contextos profissionais com ênfase na Etnomatemática. Na procura de compreender os significados que os intervenientes dão às suas atividades, adotou-se uma metodologia qualitativa e interpretativa, com design de estudo de caso. Os resultados parciais são das observações em sala de aula e em três ambientes profissionais de três alunos do Instituto Federal de Brasília - Campus Samambaia. Concluiu-se que as atividades dos trabalhos identificadas auxiliam fortemente no processo de ensino e aprendizagem, com ênfase na aplicação da Etnomatemática do conteúdo direcionado. |
id |
RCAP_92157121b351bd25580f2885c19147f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68450 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O conhecimento mobilizado por alunos do PROEJA em suas práticas laborais: contexto para o ensino de MatemáticaKnowledge mobilized by students of the Program of Basic Education for Youngsters and Adults in their labor practices: context for the teaching of mathematicsConhecimentoEtnomatemáticaContexto profissionalConstrução CivilKnowledgeEthnomathematicsProfessional contextConstructionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo apresenta os resultados parciais da pesquisa de doutoramento desenvolvida na Universidade do Minho (Portugal). A investigação tem como objetivo averiguar o contributo de uma intervenção didática que contemple o conhecimento matemático adquirido pelos alunos do 1º ano dos Cursos Técnico em Edificações do Instituto Federal de Brasília - Campus Samambaia da modalidade PROEJA, no período de 2018 a 2019, em seus contextos profissionais com ênfase na Etnomatemática. Na procura de compreender os significados que os intervenientes dão às suas atividades, adotou-se uma metodologia qualitativa e interpretativa, com design de estudo de caso. Os resultados parciais são das observações em sala de aula e em três ambientes profissionais de três alunos do Instituto Federal de Brasília - Campus Samambaia. Concluiu-se que as atividades dos trabalhos identificadas auxiliam fortemente no processo de ensino e aprendizagem, com ênfase na aplicação da Etnomatemática do conteúdo direcionado.This article presents the partial results of the doctoral research developed in the University of Minho (Portugal). The research aims to ascertain the contribution of a didactic intervention that contemplates the mathematical knowledge acquired by students of the 1st year of Technical Courses in Buildings of the Federal Institute of Brasília - Campus Samambaia of the Program of Basic Education for Youngsters and Adults modality, in the period from 2018 to 2019, in their contexts professionals with an emphasis on Ethnomathematics. In order to understand the meanings that the stakeholders give to their activities, a qualitative and interpretative methodology was adopted, with case study design. The partial results are from observations in the classroom and in three professional environments of three students from the Federal Institute of Brasília - Campus Samambaia. It was concluded that the work activities identified strongly assist in the teaching and learning process, with an emphasis on the application of Ethnomathematics of the targeted contentCentro de Estudos Superiores de Parintins (UEA/CESP)Universidade do MinhoOliveira, Ana Maria Libório deViseu, Floriano2020-102020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68450porde Oliveira, A. M. L., & Veiga, F. A. V. (2020). O conhecimento mobilizado por alunos do PROEJA em suas práticas laborais: contexto para o ensino de Matemática. Marupiara: Revista Científica do CESP/UEA, (7), 62-80.1981-0326http://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/1933info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68450Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:53:32.533809Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conhecimento mobilizado por alunos do PROEJA em suas práticas laborais: contexto para o ensino de Matemática Knowledge mobilized by students of the Program of Basic Education for Youngsters and Adults in their labor practices: context for the teaching of mathematics |
title |
O conhecimento mobilizado por alunos do PROEJA em suas práticas laborais: contexto para o ensino de Matemática |
spellingShingle |
O conhecimento mobilizado por alunos do PROEJA em suas práticas laborais: contexto para o ensino de Matemática Oliveira, Ana Maria Libório de Conhecimento Etnomatemática Contexto profissional Construção Civil Knowledge Ethnomathematics Professional context Construction Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O conhecimento mobilizado por alunos do PROEJA em suas práticas laborais: contexto para o ensino de Matemática |
title_full |
O conhecimento mobilizado por alunos do PROEJA em suas práticas laborais: contexto para o ensino de Matemática |
title_fullStr |
O conhecimento mobilizado por alunos do PROEJA em suas práticas laborais: contexto para o ensino de Matemática |
title_full_unstemmed |
O conhecimento mobilizado por alunos do PROEJA em suas práticas laborais: contexto para o ensino de Matemática |
title_sort |
O conhecimento mobilizado por alunos do PROEJA em suas práticas laborais: contexto para o ensino de Matemática |
author |
Oliveira, Ana Maria Libório de |
author_facet |
Oliveira, Ana Maria Libório de Viseu, Floriano |
author_role |
author |
author2 |
Viseu, Floriano |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Maria Libório de Viseu, Floriano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento Etnomatemática Contexto profissional Construção Civil Knowledge Ethnomathematics Professional context Construction Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Conhecimento Etnomatemática Contexto profissional Construção Civil Knowledge Ethnomathematics Professional context Construction Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este artigo apresenta os resultados parciais da pesquisa de doutoramento desenvolvida na Universidade do Minho (Portugal). A investigação tem como objetivo averiguar o contributo de uma intervenção didática que contemple o conhecimento matemático adquirido pelos alunos do 1º ano dos Cursos Técnico em Edificações do Instituto Federal de Brasília - Campus Samambaia da modalidade PROEJA, no período de 2018 a 2019, em seus contextos profissionais com ênfase na Etnomatemática. Na procura de compreender os significados que os intervenientes dão às suas atividades, adotou-se uma metodologia qualitativa e interpretativa, com design de estudo de caso. Os resultados parciais são das observações em sala de aula e em três ambientes profissionais de três alunos do Instituto Federal de Brasília - Campus Samambaia. Concluiu-se que as atividades dos trabalhos identificadas auxiliam fortemente no processo de ensino e aprendizagem, com ênfase na aplicação da Etnomatemática do conteúdo direcionado. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10 2020-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/68450 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/68450 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
de Oliveira, A. M. L., & Veiga, F. A. V. (2020). O conhecimento mobilizado por alunos do PROEJA em suas práticas laborais: contexto para o ensino de Matemática. Marupiara: Revista Científica do CESP/UEA, (7), 62-80. 1981-0326 http://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/1933 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Superiores de Parintins (UEA/CESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Superiores de Parintins (UEA/CESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132315249541120 |