A percepção inicial de Etnomatemática no ensino PROEJA em dois contextos profissionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/67376 |
Resumo: | Este artigo tem como finalidade apresentar os resultados preliminares da pesquisa em desenvolvimento, na área em Educação Matemática pela Universidade do Minho (Portugal). Faz-se um estudo de caso em dois contextos profissionais, com um viés sobre a Etnomatemática em dois cursos da modalidade de ensino PROEJA: Técnico em Edificações e Técnico em Reciclagem, do Instituto Federal de Brasília. Verificando o uso do conhecimento informal nas profissões de alguns alunos que atuam na construção civil e catadores de materiais recicláveis. O objetivo da investigação é averiguar o efeito de uma intervenção didática que contemple o conhecimento matemático adquirido pelos alunos do PROEJA em atividades profissionais na aprendizagem da matemática. Baseia-se na metodologia qualitativa, por meio de um estudo de caso, obteve-se os dados por observação, questionamentos, registros, relatórios e recursos audiovisuais. Os resultados preliminares identificaram ausência da Etnomatemática na práxis docente e, observou-se na análise dos relatórios dos 12 alunos do curso Técnico em Edificações, que 7 deles trabalham na construção civil, sendo que apenas 4 descreveram o uso da matemática informal nas atividades laboral. Em relação aos resultados do curso Técnico em Reciclagem, fizeram parte da investigação 12 alunos, 6 deles trabalham como catadores de galpão e identificaram o uso da matemática, de forma limitada. Ressalta-se que não houve critério para o número total de alunos de ambos os cursos. |
id |
RCAP_487d9be63e8cee12bfdd4c625f6b2215 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67376 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A percepção inicial de Etnomatemática no ensino PROEJA em dois contextos profissionaisThe initial perception of Ethnomatematics in teaching PROEJA in two professional contextsEtnomatemáticaPROEJAContextos profissionaisEthnomathematicsProfessional contextsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo tem como finalidade apresentar os resultados preliminares da pesquisa em desenvolvimento, na área em Educação Matemática pela Universidade do Minho (Portugal). Faz-se um estudo de caso em dois contextos profissionais, com um viés sobre a Etnomatemática em dois cursos da modalidade de ensino PROEJA: Técnico em Edificações e Técnico em Reciclagem, do Instituto Federal de Brasília. Verificando o uso do conhecimento informal nas profissões de alguns alunos que atuam na construção civil e catadores de materiais recicláveis. O objetivo da investigação é averiguar o efeito de uma intervenção didática que contemple o conhecimento matemático adquirido pelos alunos do PROEJA em atividades profissionais na aprendizagem da matemática. Baseia-se na metodologia qualitativa, por meio de um estudo de caso, obteve-se os dados por observação, questionamentos, registros, relatórios e recursos audiovisuais. Os resultados preliminares identificaram ausência da Etnomatemática na práxis docente e, observou-se na análise dos relatórios dos 12 alunos do curso Técnico em Edificações, que 7 deles trabalham na construção civil, sendo que apenas 4 descreveram o uso da matemática informal nas atividades laboral. Em relação aos resultados do curso Técnico em Reciclagem, fizeram parte da investigação 12 alunos, 6 deles trabalham como catadores de galpão e identificaram o uso da matemática, de forma limitada. Ressalta-se que não houve critério para o número total de alunos de ambos os cursos.This article aims to present the preliminary results of research in development, in the area of Mathematics Education by the University of Minho (Portugal). A case study is carried out in two professional contexts, with a bias on Ethnomathematics in two courses of the PROEJA teaching modality: Building Technician and Recycling Technician, from the Federal Institute of Brasília. Checking the use of informal knowledge in the professions of some students who work in civil construction and recyclable materialcollectors. The objective of the investigation is to investigate the effect of a didactic intervention that contemplates the mathematical knowledge acquired by PROEJA students in professional activities in learning mathematics. Based on the qualitative methodology, through a case study, data were obtained by observation, questioning, records, reports and audiovisual resources. The preliminary results identified the absence of Ethnomathematics in the teaching practice and, it was observed in the analysis ofthe reports of the 12 students of the Technical course in Buildings, that 7 of them work in civil construction, and only 4 described the use of informal mathematics in work activities. Regarding the results of the Technical Course in Recycling, 12 students took part in the investigation, 6 of them work as shed pickers and identified the use of mathematics, in a limited way. It is noteworthy that there was no criterion for the total number of students in both courses.Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e MatemáticasUniversidade do MinhoOliveira, Ana Maria Libório deViseu, Floriano20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/67376por1981-132210.5007/1981-1322.2020.e67675https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2020.e67675info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67376Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:31.976795Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção inicial de Etnomatemática no ensino PROEJA em dois contextos profissionais The initial perception of Ethnomatematics in teaching PROEJA in two professional contexts |
title |
A percepção inicial de Etnomatemática no ensino PROEJA em dois contextos profissionais |
spellingShingle |
A percepção inicial de Etnomatemática no ensino PROEJA em dois contextos profissionais Oliveira, Ana Maria Libório de Etnomatemática PROEJA Contextos profissionais Ethnomathematics Professional contexts Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A percepção inicial de Etnomatemática no ensino PROEJA em dois contextos profissionais |
title_full |
A percepção inicial de Etnomatemática no ensino PROEJA em dois contextos profissionais |
title_fullStr |
A percepção inicial de Etnomatemática no ensino PROEJA em dois contextos profissionais |
title_full_unstemmed |
A percepção inicial de Etnomatemática no ensino PROEJA em dois contextos profissionais |
title_sort |
A percepção inicial de Etnomatemática no ensino PROEJA em dois contextos profissionais |
author |
Oliveira, Ana Maria Libório de |
author_facet |
Oliveira, Ana Maria Libório de Viseu, Floriano |
author_role |
author |
author2 |
Viseu, Floriano |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Maria Libório de Viseu, Floriano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnomatemática PROEJA Contextos profissionais Ethnomathematics Professional contexts Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Etnomatemática PROEJA Contextos profissionais Ethnomathematics Professional contexts Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este artigo tem como finalidade apresentar os resultados preliminares da pesquisa em desenvolvimento, na área em Educação Matemática pela Universidade do Minho (Portugal). Faz-se um estudo de caso em dois contextos profissionais, com um viés sobre a Etnomatemática em dois cursos da modalidade de ensino PROEJA: Técnico em Edificações e Técnico em Reciclagem, do Instituto Federal de Brasília. Verificando o uso do conhecimento informal nas profissões de alguns alunos que atuam na construção civil e catadores de materiais recicláveis. O objetivo da investigação é averiguar o efeito de uma intervenção didática que contemple o conhecimento matemático adquirido pelos alunos do PROEJA em atividades profissionais na aprendizagem da matemática. Baseia-se na metodologia qualitativa, por meio de um estudo de caso, obteve-se os dados por observação, questionamentos, registros, relatórios e recursos audiovisuais. Os resultados preliminares identificaram ausência da Etnomatemática na práxis docente e, observou-se na análise dos relatórios dos 12 alunos do curso Técnico em Edificações, que 7 deles trabalham na construção civil, sendo que apenas 4 descreveram o uso da matemática informal nas atividades laboral. Em relação aos resultados do curso Técnico em Reciclagem, fizeram parte da investigação 12 alunos, 6 deles trabalham como catadores de galpão e identificaram o uso da matemática, de forma limitada. Ressalta-se que não houve critério para o número total de alunos de ambos os cursos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/67376 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/67376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1981-1322 10.5007/1981-1322.2020.e67675 https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2020.e67675 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132978709790720 |