A percepção inicial de Etnomatemática no ensino PROEJA em dois contextos profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Maria Libório de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Viseu, Floriano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/67376
Resumo: Este artigo tem como finalidade apresentar os resultados preliminares da pesquisa em desenvolvimento, na área em Educação Matemática pela Universidade do Minho (Portugal). Faz-se um estudo de caso em dois contextos profissionais, com um viés sobre a Etnomatemática em dois cursos da modalidade de ensino PROEJA: Técnico em Edificações e Técnico em Reciclagem, do Instituto Federal de Brasília. Verificando o uso do conhecimento informal nas profissões de alguns alunos que atuam na construção civil e catadores de materiais recicláveis. O objetivo da investigação é averiguar o efeito de uma intervenção didática que contemple o conhecimento matemático adquirido pelos alunos do PROEJA em atividades profissionais na aprendizagem da matemática. Baseia-se na metodologia qualitativa, por meio de um estudo de caso, obteve-se os dados por observação, questionamentos, registros, relatórios e recursos audiovisuais. Os resultados preliminares identificaram ausência da Etnomatemática na práxis docente e, observou-se na análise dos relatórios dos 12 alunos do curso Técnico em Edificações, que 7 deles trabalham na construção civil, sendo que apenas 4 descreveram o uso da matemática informal nas atividades laboral. Em relação aos resultados do curso Técnico em Reciclagem, fizeram parte da investigação 12 alunos, 6 deles trabalham como catadores de galpão e identificaram o uso da matemática, de forma limitada. Ressalta-se que não houve critério para o número total de alunos de ambos os cursos.
id RCAP_487d9be63e8cee12bfdd4c625f6b2215
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67376
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A percepção inicial de Etnomatemática no ensino PROEJA em dois contextos profissionaisThe initial perception of Ethnomatematics in teaching PROEJA in two professional contextsEtnomatemáticaPROEJAContextos profissionaisEthnomathematicsProfessional contextsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo tem como finalidade apresentar os resultados preliminares da pesquisa em desenvolvimento, na área em Educação Matemática pela Universidade do Minho (Portugal). Faz-se um estudo de caso em dois contextos profissionais, com um viés sobre a Etnomatemática em dois cursos da modalidade de ensino PROEJA: Técnico em Edificações e Técnico em Reciclagem, do Instituto Federal de Brasília. Verificando o uso do conhecimento informal nas profissões de alguns alunos que atuam na construção civil e catadores de materiais recicláveis. O objetivo da investigação é averiguar o efeito de uma intervenção didática que contemple o conhecimento matemático adquirido pelos alunos do PROEJA em atividades profissionais na aprendizagem da matemática. Baseia-se na metodologia qualitativa, por meio de um estudo de caso, obteve-se os dados por observação, questionamentos, registros, relatórios e recursos audiovisuais. Os resultados preliminares identificaram ausência da Etnomatemática na práxis docente e, observou-se na análise dos relatórios dos 12 alunos do curso Técnico em Edificações, que 7 deles trabalham na construção civil, sendo que apenas 4 descreveram o uso da matemática informal nas atividades laboral. Em relação aos resultados do curso Técnico em Reciclagem, fizeram parte da investigação 12 alunos, 6 deles trabalham como catadores de galpão e identificaram o uso da matemática, de forma limitada. Ressalta-se que não houve critério para o número total de alunos de ambos os cursos.This article aims to present the preliminary results of research in development, in the area of Mathematics Education by the University of Minho (Portugal). A case study is carried out in two professional contexts, with a bias on Ethnomathematics in two courses of the PROEJA teaching modality: Building Technician and Recycling Technician, from the Federal Institute of Brasília. Checking the use of informal knowledge in the professions of some students who work in civil construction and recyclable materialcollectors. The objective of the investigation is to investigate the effect of a didactic intervention that contemplates the mathematical knowledge acquired by PROEJA students in professional activities in learning mathematics. Based on the qualitative methodology, through a case study, data were obtained by observation, questioning, records, reports and audiovisual resources. The preliminary results identified the absence of Ethnomathematics in the teaching practice and, it was observed in the analysis ofthe reports of the 12 students of the Technical course in Buildings, that 7 of them work in civil construction, and only 4 described the use of informal mathematics in work activities. Regarding the results of the Technical Course in Recycling, 12 students took part in the investigation, 6 of them work as shed pickers and identified the use of mathematics, in a limited way. It is noteworthy that there was no criterion for the total number of students in both courses.Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e MatemáticasUniversidade do MinhoOliveira, Ana Maria Libório deViseu, Floriano20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/67376por1981-132210.5007/1981-1322.2020.e67675https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2020.e67675info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67376Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:31.976795Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A percepção inicial de Etnomatemática no ensino PROEJA em dois contextos profissionais
The initial perception of Ethnomatematics in teaching PROEJA in two professional contexts
title A percepção inicial de Etnomatemática no ensino PROEJA em dois contextos profissionais
spellingShingle A percepção inicial de Etnomatemática no ensino PROEJA em dois contextos profissionais
Oliveira, Ana Maria Libório de
Etnomatemática
PROEJA
Contextos profissionais
Ethnomathematics
Professional contexts
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A percepção inicial de Etnomatemática no ensino PROEJA em dois contextos profissionais
title_full A percepção inicial de Etnomatemática no ensino PROEJA em dois contextos profissionais
title_fullStr A percepção inicial de Etnomatemática no ensino PROEJA em dois contextos profissionais
title_full_unstemmed A percepção inicial de Etnomatemática no ensino PROEJA em dois contextos profissionais
title_sort A percepção inicial de Etnomatemática no ensino PROEJA em dois contextos profissionais
author Oliveira, Ana Maria Libório de
author_facet Oliveira, Ana Maria Libório de
Viseu, Floriano
author_role author
author2 Viseu, Floriano
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Maria Libório de
Viseu, Floriano
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomatemática
PROEJA
Contextos profissionais
Ethnomathematics
Professional contexts
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Etnomatemática
PROEJA
Contextos profissionais
Ethnomathematics
Professional contexts
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este artigo tem como finalidade apresentar os resultados preliminares da pesquisa em desenvolvimento, na área em Educação Matemática pela Universidade do Minho (Portugal). Faz-se um estudo de caso em dois contextos profissionais, com um viés sobre a Etnomatemática em dois cursos da modalidade de ensino PROEJA: Técnico em Edificações e Técnico em Reciclagem, do Instituto Federal de Brasília. Verificando o uso do conhecimento informal nas profissões de alguns alunos que atuam na construção civil e catadores de materiais recicláveis. O objetivo da investigação é averiguar o efeito de uma intervenção didática que contemple o conhecimento matemático adquirido pelos alunos do PROEJA em atividades profissionais na aprendizagem da matemática. Baseia-se na metodologia qualitativa, por meio de um estudo de caso, obteve-se os dados por observação, questionamentos, registros, relatórios e recursos audiovisuais. Os resultados preliminares identificaram ausência da Etnomatemática na práxis docente e, observou-se na análise dos relatórios dos 12 alunos do curso Técnico em Edificações, que 7 deles trabalham na construção civil, sendo que apenas 4 descreveram o uso da matemática informal nas atividades laboral. Em relação aos resultados do curso Técnico em Reciclagem, fizeram parte da investigação 12 alunos, 6 deles trabalham como catadores de galpão e identificaram o uso da matemática, de forma limitada. Ressalta-se que não houve critério para o número total de alunos de ambos os cursos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/67376
url http://hdl.handle.net/1822/67376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1981-1322
10.5007/1981-1322.2020.e67675
https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2020.e67675
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132978709790720