TIC, inclusão e diferenciação pedagógica: estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filipe, Manuel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Marques, Noémia, São Pedro, Sara, Gil, Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6870
Resumo: O presente trabalho, pretende abordar a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), no processo de ensino e aprendizagem de uma criança com necessidades educativas especiais, em contexto de ensino pré-escolar. A criança deste estudo possui uma cromossomopatia estrutural, que faz com que o seu desenvolvimento global seja atípico, para os seus 6 anos de idade. As suas maiores dificuldades, situam-se ao nível da atenção, concentração, motricidade e linguagem. Após uma avaliação das suas dificuldades e possibilidades, a intervenção educativa teve como principal objetivo motivar a criança e otimizar a aprendizagem dos conteúdos básicos essenciais para a sua entrada na escola do 1º CEB, assim como promover a sua participação ativa e envolvimento numa tarefa. A família foi envolvida no sentido de promover um continuum… de estreitar a colaboração com a especialista em educação especial e, desta forma, tornar esta intervenção como sendo uma rotina da criança mas apresentada de maneira lúdica. Os resultados da intervenção, foram obtidos através da observação direta e participativa junto da criança, sendo possível constatar progressos no seu desenvolvimento global como melhorias na motricidade fina e acuidade visual; melhoria na consciência fonológica; melhor estruturação do pensamento e maior tempo de concentração.
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