A influência das dimensões do Brand Equity na intenção de compra repetida: estudo de caso Autobrinca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Carla Filipa de Sousa Leão
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/37350
Resumo: As marcas são consideradas um dos ativos estratégicos mais valiosos capazes de impulsionar as empresas. Cada experiência do cliente com a marca representa uma oportunidade de interação. A experiência com a marca é um construto fundamental para as organizações e este trabalho mostrou a sua influência sob o valor da marca. Torna-se importante que as empresas prestem atenção a todos os meios que possam refletir as experiências com a marca, de forma a torná-las agradáveis para o consumidor. Neste sentido, procurou-se analisar as dimensões do Brand Equity e a sua influência na intenção de compra repetida dos consumidores de brinquedos e puericultura. Para a concretização deste objetivo, foi criada uma escala que foi disponibilizada online. O link foi partilhado através das redes sociais e do e-mail dos clientes que fizeram compras online. O questionário foi preenchido por clientes que tenham feito pelo menos uma compra na Autobrinca (N = 904), maioritariamente do sexo feminino (77.6%), da zona norte (43.5%) e centro do país (44%) e com uma idade média de 37.7 anos (DP = 9.41). Os resultados das correlações entre as dimensões do Brand Equity, a Intenção de Compra Repetida e a Experiência anterior mostraram que a intenção de compra destes participantes está relacionada com as com as dimensões do Brand Equity. A análise da regressão múltipla parece sugerir que a Experiência Anterior é uma subdimensão com maior capacidade de explicar o comportamento de compra repetida. Por fim, os resultados parecem indicar que a Experiência Anterior funciona como um mediador entre as dimensões do Brand Equity e a Intenção de Compra Repetida. O presente trabalho ajudou a compreender o comportamento do consumidor relativamente a uma marca de brinquedos e puericultura, produtos que não são alvo de muitas investigações dentro da área do marketing.
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