A importância do marketing digital para um destino turístico : o caso da ilha da Madeira - website VisitMadeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/13355 |
Resumo: | É um facto de que estamos na era digital e que a internet e as plataformas sociais têm um grande impacto na maneira como as pessoas se comportam, como as empresas/marcas comunicam. Esta evolução digital permitiu a criação de ambientes mais dinâmicos e desafiadores, e por isso é importante adaptarmo-nos a esta nova realidade. Num mundo onde a internet tornou-se numa das plataformas mais importantes na transmissão e obtenção de informação e onde existe uma grande competitividade, o marketing digital surge para auxiliar as empresas a destacarem-se e a criarem uma forte presença online. Tanto no mundo físico como no virtual, ser relevante, original, criativo ou divertido nunca foi tão importante (Rosenthal, 2017). Os destinos turísticos não são exceção. O turismo em Portugal sempre foi uma das principais atividades económicas do país e, com a evolução da internet assistiu-se a um boom turístico. O aparecimento de várias ferramentas do marketing digital, tal como o website e redes sociais, mudou, para sempre, a maneira como fazemos turismo. Estamos perante um turista que é cada vez mais ágil, livre e dotado de ferramentas que lhe dão acesso a um conjunto de ofertas turísticas. Assim, os destinos vêem-se obrigados a seduzir um turista cada vez mais experiente e exigente, detentor de poder e informação, que dispões de um vasto leque de escolhas concorrentes aliciantes (Peres & Rita 2017). O estudo do caso da Ilha da Madeira torna-se relevante, uma vez que estamos a falar de um destino altamente competitivo. O objetivo desta dissertação é compreender de que maneira o marketing digital influenciou o crescimento do turismo na Ilha da Madeira. |
id |
RCAP_927e1bec248a5befcdc457975be3dd71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13355 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância do marketing digital para um destino turístico : o caso da ilha da Madeira - website VisitMadeiraMESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADECOMUNICAÇÃOMARKETING DIGITALTURISMOARQUIPÉLAGO DA MADEIRACOMMUNICATIONMARKETING DIGITALTOURISMARCHIPELAGO OF MADEIRAÉ um facto de que estamos na era digital e que a internet e as plataformas sociais têm um grande impacto na maneira como as pessoas se comportam, como as empresas/marcas comunicam. Esta evolução digital permitiu a criação de ambientes mais dinâmicos e desafiadores, e por isso é importante adaptarmo-nos a esta nova realidade. Num mundo onde a internet tornou-se numa das plataformas mais importantes na transmissão e obtenção de informação e onde existe uma grande competitividade, o marketing digital surge para auxiliar as empresas a destacarem-se e a criarem uma forte presença online. Tanto no mundo físico como no virtual, ser relevante, original, criativo ou divertido nunca foi tão importante (Rosenthal, 2017). Os destinos turísticos não são exceção. O turismo em Portugal sempre foi uma das principais atividades económicas do país e, com a evolução da internet assistiu-se a um boom turístico. O aparecimento de várias ferramentas do marketing digital, tal como o website e redes sociais, mudou, para sempre, a maneira como fazemos turismo. Estamos perante um turista que é cada vez mais ágil, livre e dotado de ferramentas que lhe dão acesso a um conjunto de ofertas turísticas. Assim, os destinos vêem-se obrigados a seduzir um turista cada vez mais experiente e exigente, detentor de poder e informação, que dispões de um vasto leque de escolhas concorrentes aliciantes (Peres & Rita 2017). O estudo do caso da Ilha da Madeira torna-se relevante, uma vez que estamos a falar de um destino altamente competitivo. O objetivo desta dissertação é compreender de que maneira o marketing digital influenciou o crescimento do turismo na Ilha da Madeira.It is a fact that we are in the digital age and that the internet and social platforms have a big impact on the way people behave, how companies and brands communicate. This digital evolution allowed the creation of more dynamic and challenging environments, and that is why it is important to adapt to this new reality. In a world where the internet has become one of the most important platforms for transmitting and obtaining information and where there is great competition, digital marketing emerges to help companies stand out and create a strong online presence. In both the physical and virtual worlds, being relevant, original, creative or fun has never been more important (Rosenthal, 2017). Tourist destinations are no exception. Tourism in Portugal has always been one of the main economic activities in the country and, with the evolution of the internet, we have witnessed a tourism boom. The emergence of several digital marketing tools, such as the website and social networks, changed forever the way we do tourism. We are facing a tourist who is increasingly agile, free and equipped with tools that give him access to a range of tourist offers. Thus, destinations are forced to seduce an increasingly experienced and demanding tourist, holder of power and information, who have a wide range of attractive competing choices (Peres & Rita 2017). The case study of Madeira Island becomes relevant, since we are talking about a highly competitive destination. The objective of this dissertation is to understand how the digital marketing has influenced the tourism growth in Madeira Island.2022-12-26T19:37:23Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13355TID:203109953porRodrigues, Cláudia Patrícia Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:40Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13355Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:50.372080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do marketing digital para um destino turístico : o caso da ilha da Madeira - website VisitMadeira |
title |
A importância do marketing digital para um destino turístico : o caso da ilha da Madeira - website VisitMadeira |
spellingShingle |
A importância do marketing digital para um destino turístico : o caso da ilha da Madeira - website VisitMadeira Rodrigues, Cláudia Patrícia Fernandes MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE COMUNICAÇÃO MARKETING DIGITAL TURISMO ARQUIPÉLAGO DA MADEIRA COMMUNICATION MARKETING DIGITAL TOURISM ARCHIPELAGO OF MADEIRA |
title_short |
A importância do marketing digital para um destino turístico : o caso da ilha da Madeira - website VisitMadeira |
title_full |
A importância do marketing digital para um destino turístico : o caso da ilha da Madeira - website VisitMadeira |
title_fullStr |
A importância do marketing digital para um destino turístico : o caso da ilha da Madeira - website VisitMadeira |
title_full_unstemmed |
A importância do marketing digital para um destino turístico : o caso da ilha da Madeira - website VisitMadeira |
title_sort |
A importância do marketing digital para um destino turístico : o caso da ilha da Madeira - website VisitMadeira |
author |
Rodrigues, Cláudia Patrícia Fernandes |
author_facet |
Rodrigues, Cláudia Patrícia Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Cláudia Patrícia Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE COMUNICAÇÃO MARKETING DIGITAL TURISMO ARQUIPÉLAGO DA MADEIRA COMMUNICATION MARKETING DIGITAL TOURISM ARCHIPELAGO OF MADEIRA |
topic |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE COMUNICAÇÃO MARKETING DIGITAL TURISMO ARQUIPÉLAGO DA MADEIRA COMMUNICATION MARKETING DIGITAL TOURISM ARCHIPELAGO OF MADEIRA |
description |
É um facto de que estamos na era digital e que a internet e as plataformas sociais têm um grande impacto na maneira como as pessoas se comportam, como as empresas/marcas comunicam. Esta evolução digital permitiu a criação de ambientes mais dinâmicos e desafiadores, e por isso é importante adaptarmo-nos a esta nova realidade. Num mundo onde a internet tornou-se numa das plataformas mais importantes na transmissão e obtenção de informação e onde existe uma grande competitividade, o marketing digital surge para auxiliar as empresas a destacarem-se e a criarem uma forte presença online. Tanto no mundo físico como no virtual, ser relevante, original, criativo ou divertido nunca foi tão importante (Rosenthal, 2017). Os destinos turísticos não são exceção. O turismo em Portugal sempre foi uma das principais atividades económicas do país e, com a evolução da internet assistiu-se a um boom turístico. O aparecimento de várias ferramentas do marketing digital, tal como o website e redes sociais, mudou, para sempre, a maneira como fazemos turismo. Estamos perante um turista que é cada vez mais ágil, livre e dotado de ferramentas que lhe dão acesso a um conjunto de ofertas turísticas. Assim, os destinos vêem-se obrigados a seduzir um turista cada vez mais experiente e exigente, detentor de poder e informação, que dispões de um vasto leque de escolhas concorrentes aliciantes (Peres & Rita 2017). O estudo do caso da Ilha da Madeira torna-se relevante, uma vez que estamos a falar de um destino altamente competitivo. O objetivo desta dissertação é compreender de que maneira o marketing digital influenciou o crescimento do turismo na Ilha da Madeira. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-26T19:37:23Z 2022-01-01T00:00:00Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/13355 TID:203109953 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/13355 |
identifier_str_mv |
TID:203109953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131215638298624 |