Reflexão sobre práticas de ensino de português e espanhol durante a pandemia na Nova Zelândia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cristiane
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Direnzo, Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/h2d.2896
Resumo: Este artigo é um relato de experiências e reflexões de práticas pedagógicas adotadas durante a pandemia da COVID-19 para os cursos on-line de português e espanhol da Massey University (NZ). Antes da pandemia, esses cursos promoviam eventos presenciais e viagens de imersão para fomentar a motivação, o sentimento de pertencimento e a interação entre os alunos. Entretanto, durante a pandemia, essas atividades se tornaram inviáveis. Apresentamos neste trabalho ferramentas digitais e práticas pedagógicas que nos auxiliaram a fomentar tais aspectos em ambiente exclusivamente on-line. Apesar dos desafios impostos pelo novo cenário mundial, observamos que foi um momento importante para repensar práticas consolidadas e refletir acerca dos objetivos que almejamos para o ensino dessas línguas na Universidade.  Destacamos, também, a importância do componente emocional e afetivo – por vezes esquecido em cursos universitários e para adultos, mas extremamente importante para uma aprendizagem significativa. 
id RCAP_929c44c4a47d0985d73337c9d080b04d
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/2896
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reflexão sobre práticas de ensino de português e espanhol durante a pandemia na Nova ZelândiaReflection on Portuguese and Spanish teaching practices during the pandemic in New ZealandArtigosEste artigo é um relato de experiências e reflexões de práticas pedagógicas adotadas durante a pandemia da COVID-19 para os cursos on-line de português e espanhol da Massey University (NZ). Antes da pandemia, esses cursos promoviam eventos presenciais e viagens de imersão para fomentar a motivação, o sentimento de pertencimento e a interação entre os alunos. Entretanto, durante a pandemia, essas atividades se tornaram inviáveis. Apresentamos neste trabalho ferramentas digitais e práticas pedagógicas que nos auxiliaram a fomentar tais aspectos em ambiente exclusivamente on-line. Apesar dos desafios impostos pelo novo cenário mundial, observamos que foi um momento importante para repensar práticas consolidadas e refletir acerca dos objetivos que almejamos para o ensino dessas línguas na Universidade.  Destacamos, também, a importância do componente emocional e afetivo – por vezes esquecido em cursos universitários e para adultos, mas extremamente importante para uma aprendizagem significativa. This article is a report about the experiences and reflections on pedagogical practices adopted during the COVID-19 pandemic for both Portuguese and Spanish on-line courses at Massey University (NZ). Before the pandemic, these courses offered in-person events and immersion travel to promote motivation, a sense of belonging, and interaction among the students. However, during the pandemic, these activities became unviable. In this work, we present digital tools and pedagogical practices, which helped us to promote these aspects in an exclusively on-line environment. Despite the challenges imposed by the global scenario, we observed that it was a crucial moment to rethink already established practices and to reflect on our goals for the teaching of these languages at the university. We also highlight the importance of the emotional and affective component, often neglected in both university and adult education courses, but extremely important for meaningful learning.UMinho Editora2020-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/h2d.2896por2184-562XOliveira, CristianeDirenzo, Raquelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:38:55Zoai:journals.uminho.pt:article/2896Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:05.589035Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reflexão sobre práticas de ensino de português e espanhol durante a pandemia na Nova Zelândia
Reflection on Portuguese and Spanish teaching practices during the pandemic in New Zealand
title Reflexão sobre práticas de ensino de português e espanhol durante a pandemia na Nova Zelândia
spellingShingle Reflexão sobre práticas de ensino de português e espanhol durante a pandemia na Nova Zelândia
Oliveira, Cristiane
Artigos
title_short Reflexão sobre práticas de ensino de português e espanhol durante a pandemia na Nova Zelândia
title_full Reflexão sobre práticas de ensino de português e espanhol durante a pandemia na Nova Zelândia
title_fullStr Reflexão sobre práticas de ensino de português e espanhol durante a pandemia na Nova Zelândia
title_full_unstemmed Reflexão sobre práticas de ensino de português e espanhol durante a pandemia na Nova Zelândia
title_sort Reflexão sobre práticas de ensino de português e espanhol durante a pandemia na Nova Zelândia
author Oliveira, Cristiane
author_facet Oliveira, Cristiane
Direnzo, Raquel
author_role author
author2 Direnzo, Raquel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cristiane
Direnzo, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo é um relato de experiências e reflexões de práticas pedagógicas adotadas durante a pandemia da COVID-19 para os cursos on-line de português e espanhol da Massey University (NZ). Antes da pandemia, esses cursos promoviam eventos presenciais e viagens de imersão para fomentar a motivação, o sentimento de pertencimento e a interação entre os alunos. Entretanto, durante a pandemia, essas atividades se tornaram inviáveis. Apresentamos neste trabalho ferramentas digitais e práticas pedagógicas que nos auxiliaram a fomentar tais aspectos em ambiente exclusivamente on-line. Apesar dos desafios impostos pelo novo cenário mundial, observamos que foi um momento importante para repensar práticas consolidadas e refletir acerca dos objetivos que almejamos para o ensino dessas línguas na Universidade.  Destacamos, também, a importância do componente emocional e afetivo – por vezes esquecido em cursos universitários e para adultos, mas extremamente importante para uma aprendizagem significativa. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/h2d.2896
url https://doi.org/10.21814/h2d.2896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-562X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UMinho Editora
publisher.none.fl_str_mv UMinho Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129998135656448