Reflexão sobre práticas de ensino de português e espanhol durante a pandemia na Nova Zelândia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/h2d.2896 |
Resumo: | Este artigo é um relato de experiências e reflexões de práticas pedagógicas adotadas durante a pandemia da COVID-19 para os cursos on-line de português e espanhol da Massey University (NZ). Antes da pandemia, esses cursos promoviam eventos presenciais e viagens de imersão para fomentar a motivação, o sentimento de pertencimento e a interação entre os alunos. Entretanto, durante a pandemia, essas atividades se tornaram inviáveis. Apresentamos neste trabalho ferramentas digitais e práticas pedagógicas que nos auxiliaram a fomentar tais aspectos em ambiente exclusivamente on-line. Apesar dos desafios impostos pelo novo cenário mundial, observamos que foi um momento importante para repensar práticas consolidadas e refletir acerca dos objetivos que almejamos para o ensino dessas línguas na Universidade. Destacamos, também, a importância do componente emocional e afetivo – por vezes esquecido em cursos universitários e para adultos, mas extremamente importante para uma aprendizagem significativa. |
id |
RCAP_929c44c4a47d0985d73337c9d080b04d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:journals.uminho.pt:article/2896 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Reflexão sobre práticas de ensino de português e espanhol durante a pandemia na Nova ZelândiaReflection on Portuguese and Spanish teaching practices during the pandemic in New ZealandArtigosEste artigo é um relato de experiências e reflexões de práticas pedagógicas adotadas durante a pandemia da COVID-19 para os cursos on-line de português e espanhol da Massey University (NZ). Antes da pandemia, esses cursos promoviam eventos presenciais e viagens de imersão para fomentar a motivação, o sentimento de pertencimento e a interação entre os alunos. Entretanto, durante a pandemia, essas atividades se tornaram inviáveis. Apresentamos neste trabalho ferramentas digitais e práticas pedagógicas que nos auxiliaram a fomentar tais aspectos em ambiente exclusivamente on-line. Apesar dos desafios impostos pelo novo cenário mundial, observamos que foi um momento importante para repensar práticas consolidadas e refletir acerca dos objetivos que almejamos para o ensino dessas línguas na Universidade. Destacamos, também, a importância do componente emocional e afetivo – por vezes esquecido em cursos universitários e para adultos, mas extremamente importante para uma aprendizagem significativa. This article is a report about the experiences and reflections on pedagogical practices adopted during the COVID-19 pandemic for both Portuguese and Spanish on-line courses at Massey University (NZ). Before the pandemic, these courses offered in-person events and immersion travel to promote motivation, a sense of belonging, and interaction among the students. However, during the pandemic, these activities became unviable. In this work, we present digital tools and pedagogical practices, which helped us to promote these aspects in an exclusively on-line environment. Despite the challenges imposed by the global scenario, we observed that it was a crucial moment to rethink already established practices and to reflect on our goals for the teaching of these languages at the university. We also highlight the importance of the emotional and affective component, often neglected in both university and adult education courses, but extremely important for meaningful learning.UMinho Editora2020-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/h2d.2896por2184-562XOliveira, CristianeDirenzo, Raquelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:38:55Zoai:journals.uminho.pt:article/2896Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:05.589035Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexão sobre práticas de ensino de português e espanhol durante a pandemia na Nova Zelândia Reflection on Portuguese and Spanish teaching practices during the pandemic in New Zealand |
title |
Reflexão sobre práticas de ensino de português e espanhol durante a pandemia na Nova Zelândia |
spellingShingle |
Reflexão sobre práticas de ensino de português e espanhol durante a pandemia na Nova Zelândia Oliveira, Cristiane Artigos |
title_short |
Reflexão sobre práticas de ensino de português e espanhol durante a pandemia na Nova Zelândia |
title_full |
Reflexão sobre práticas de ensino de português e espanhol durante a pandemia na Nova Zelândia |
title_fullStr |
Reflexão sobre práticas de ensino de português e espanhol durante a pandemia na Nova Zelândia |
title_full_unstemmed |
Reflexão sobre práticas de ensino de português e espanhol durante a pandemia na Nova Zelândia |
title_sort |
Reflexão sobre práticas de ensino de português e espanhol durante a pandemia na Nova Zelândia |
author |
Oliveira, Cristiane |
author_facet |
Oliveira, Cristiane Direnzo, Raquel |
author_role |
author |
author2 |
Direnzo, Raquel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Cristiane Direnzo, Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este artigo é um relato de experiências e reflexões de práticas pedagógicas adotadas durante a pandemia da COVID-19 para os cursos on-line de português e espanhol da Massey University (NZ). Antes da pandemia, esses cursos promoviam eventos presenciais e viagens de imersão para fomentar a motivação, o sentimento de pertencimento e a interação entre os alunos. Entretanto, durante a pandemia, essas atividades se tornaram inviáveis. Apresentamos neste trabalho ferramentas digitais e práticas pedagógicas que nos auxiliaram a fomentar tais aspectos em ambiente exclusivamente on-line. Apesar dos desafios impostos pelo novo cenário mundial, observamos que foi um momento importante para repensar práticas consolidadas e refletir acerca dos objetivos que almejamos para o ensino dessas línguas na Universidade. Destacamos, também, a importância do componente emocional e afetivo – por vezes esquecido em cursos universitários e para adultos, mas extremamente importante para uma aprendizagem significativa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-31T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/h2d.2896 |
url |
https://doi.org/10.21814/h2d.2896 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2184-562X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UMinho Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UMinho Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129998135656448 |