A influência do pequeno-almoço no índice de massa corporal em adolescentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/25220 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
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A influência do pequeno-almoço no índice de massa corporal em adolescentesEstágioEducação físicaÍndice de massa corporal (IMC)Pequeno-almoçoPracticumPhysical educationBody mass index (BMI)Breakfast796:372.879.6372.879.6:796613.2Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioApresento o meu Relatório de Estágio enquadrado no 2º ano do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade do Minho, referente ao ano letivo de 2011 / 2012. Pretendo, com o mesmo, descrever e refletir sobre as minhas vivências durante este ano letivo, realçando a minha capacidade de solucionar problemas e de me superar no sentido evolutivo enquanto professor de Educação Física. Neste sentido, contextualizarei a minha prática pedagógica tendo começado por fazer um enquadramento pessoal e institucional da Prática de Ensino Supervisionada, e explicando sumariamente o âmbito, finalidades, contexto, pertinência e limitações do estágio. Relativamente à realização da prática profissional, expus todo o processo de uma forma fracionada onde pude entrar em mais detalhes. Comecei por abordar a conceção do estágio, passando ao planeamento, à realização e por fim à avaliação do processo de ensino. Assim sendo, foram relatados os problemas, dúvidas e dificuldades que surgiram, bem como as respetivas formas de as solucionar. Todo este caminho foi orientado por sucessivas reflexões de todos os acontecimentos, o que levaram a uma prática de muito trabalho e aprendizagem, com vista à obtenção dos meus objetivos. O ponto seguinte refere-se à participação na escola e relação com a comunidade escolar. Um dos meus objetivos passou também por desenvolver laços com a comunidade escolar, participando e dinamizando diversas atividades. Como tal, foram descritas todas as atividades e momentos em que me encontrei envolvido na comunidade escolar, acompanhadas sempre com uma reflexão. No sentido do meu desenvolvimento pessoal surge um estudo de investigação onde o tema escolhido foi a influência do pequeno-almoço no Índice de Massa Corporal em adolescentes. A amostra é constituída por 107 alunos de uma Escola Secundária de Guimarães, sendo 66 (61,7%) do género feminino e 41 (38,3%) do género masculino. Verificou-se que os adolescentes que não tomam o pequeno-almoço têm tendência a apresentar valores de IMC mais elevados do que aqueles que realizam esta refeição, sendo que existe também uma tendência do género feminino para a sua omissão.I present my practicum report framed in the 2nd year of the 2nd level in Teaching Physical Education in Primary and Secondary school, University of Minho, referring to the academic year of 2011/2012. I intend, with this report, describe and reflect on my experiences during this school year, enhancing my ability to solve problems and overcome myself in an evolutionary sense as a physical education teacher. In this sense, I will contextualize my teaching practice beginning to make a personal and institutional framework of the Supervised Teaching Practice, and explaining the scope, purpose, context, relevance and limitations of the stage. For the attainment of professional practice, I explained the whole process using a fractional form with more detail. I began by addressing the conception of the practicum, then the planning, the implementation and finally the evaluation of the teaching process. Thus, the problems have been reported, doubts and difficulties that arose, as well as the respective ways to solve them. This entire path was guided by successive reflections of all the events, which led to a practice of hard work and learning, with a view to achieving my goals. The next point refers to the participation in the school and to the relationship with the school community. One of my goals was developing relations with the school community, participating and organizing various activities. As such, all activities and moments when I found myself involved in the school community were described, always accompanied with a little reflection. In order of my personal development comes a research study where the theme was the influence of breakfast on the body mass index in teenagers. The sample is formed by 107 students of a Secondary School in Guimarães, where 66 (61,7%) are female and 41 (38,3%) are male. It was verified that the teenagers who omit breakfast have the tendency to present higher BMI values than those who eat breakfast, also female are those who tend to omit more this meal.Pereira, Beatriz OliveiraUniversidade do MinhoFernandes, Carlos Ricardo Campos20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/25220porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:22:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25220Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:15:53.378400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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