Um contributo para o ensino da natureza da ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Paula Leitão
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6327
Resumo: As políticas educativas têm sido unânimes em enfatizar a importância de uma educação em ciências de excelência como forma de promover a literacia científica dos cidadãos sendo este um fator considerado crucial para aumentar a competitividade e produtividade de um país. Apesar de todos os esforços em investir no ensino de ciências, tem sido amplamente referenciado a existência de um progressivo desinteresse e afastamento dos jovens pela ciência presumivelmente associado à forma de ensinar ciência. Como mudar então a forma de ensinar ciência? É a questão abordada neste trabalho. O ensino da divisão celular no contexto de uma turma do ensino secundário é explorado através de estratégias ativas de aprendizagem baseadas em ferramentas que os cientistas utilizam no processo de construção do conhecimento científico, estimulando desta forma uma maior aproximação dos estudantes à essência da natureza da ciência. Para despoletar diferentes fases de um processo investigativo foi utilizado um problema real relacionado com o efeito das alterações climáticas na produtividade do arroz. A análise parcial de artigos científicos bem como a elaboração e apresentação oral de posters científicos constituiram práticas pedagógicas implementadas na sala de aula com impactos positivos na compreensão de conceitos científicos e na comunicação de ciência. O papel das interações entre cientistas e professores ou mesmo da possível integração de doutorados no ensino de ciências, nos níveis básicos e secundário, é também discutido como uma forma de estabelecer conexões entre a escola e as instituições onde o conhecimento científico é produzido procurando estabelecer uma perceção mais real de como funciona a ciência no seio da comunidade escolar.
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