Prática de Ensino Supervisionada – As perceções das crianças sobre a origem dos alimentos e a sua relação com a alimentação saudável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Sandrina Assunção Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/26442
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança intitulado Prática de Ensino Supervisionada: As perceções das crianças sobre a origem dos alimentos e a sua relação com a alimentação saudável. Para orientar a investigação sobre a ação educativa, no âmbito das perceções das crianças sobre a origem dos alimentos e a alimentação saudável, identificamos a questão-problema: Que perceções têm as crianças sobre a origem dos alimentos e que relação estabelecem entre esta e a alimentação saudável? Para dar resposta a esta questão delineamos os seguintes objetivos: i) conhecer as perceções das crianças sobre a origem dos alimentos; ii) identificar a proveniência dos alimentos e a sua relação com a alimentação saudável e iii) sensibilizar as crianças para importância de uma alimentação saudável. A abordagem do tema, orientada por estes objetivos, implicou a conceção e implementação de metodologias e estratégias adequadas que permitiram definir as experiências de ensino/aprendizagem desenvolvidas em contexto de estágio, tais como aquelas aqui identificadas. A ação educativa foi complementada através da descrição, análise e interpretação das experiências de ensino/aprendizagem realizadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico num agrupamento de escolas da cidade de Bragança. De referir que não se realizou estágio no contexto de Educação Pré-escolar porque ao ingressar neste mestrado já era detentora da licenciatura em Educação de Infância com a correspondente profissionalização. Em termos metodológicos desenvolvemos uma investigação de natureza qualitativa, recolhendo dados a partir da observação direta e participante. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram: notas de campo ou relatos escritos, registos fotográficos, desenhos das crianças e questões- aula. Como técnica de análise de dados recorremos à análise de conteúdo. No decorrer do estudo percebeu-se que as crianças identificam os alimentos da região, incluindo aqueles que são sazonais, fazem a distinção entre alguns alimentos naturais e industrializados e reconhecem a importância da roda dos alimentos. Para além disso as crianças também conhecem a origem de alguns alimentos e estabelecem a relação entre essa origem e a alimentação saudável.
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Para orientar a investigação sobre a ação educativa, no âmbito das perceções das crianças sobre a origem dos alimentos e a alimentação saudável, identificamos a questão-problema: Que perceções têm as crianças sobre a origem dos alimentos e que relação estabelecem entre esta e a alimentação saudável? Para dar resposta a esta questão delineamos os seguintes objetivos: i) conhecer as perceções das crianças sobre a origem dos alimentos; ii) identificar a proveniência dos alimentos e a sua relação com a alimentação saudável e iii) sensibilizar as crianças para importância de uma alimentação saudável. A abordagem do tema, orientada por estes objetivos, implicou a conceção e implementação de metodologias e estratégias adequadas que permitiram definir as experiências de ensino/aprendizagem desenvolvidas em contexto de estágio, tais como aquelas aqui identificadas. A ação educativa foi complementada através da descrição, análise e interpretação das experiências de ensino/aprendizagem realizadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico num agrupamento de escolas da cidade de Bragança. De referir que não se realizou estágio no contexto de Educação Pré-escolar porque ao ingressar neste mestrado já era detentora da licenciatura em Educação de Infância com a correspondente profissionalização. Em termos metodológicos desenvolvemos uma investigação de natureza qualitativa, recolhendo dados a partir da observação direta e participante. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram: notas de campo ou relatos escritos, registos fotográficos, desenhos das crianças e questões- aula. Como técnica de análise de dados recorremos à análise de conteúdo. No decorrer do estudo percebeu-se que as crianças identificam os alimentos da região, incluindo aqueles que são sazonais, fazem a distinção entre alguns alimentos naturais e industrializados e reconhecem a importância da roda dos alimentos. Para além disso as crianças também conhecem a origem de alguns alimentos e estabelecem a relação entre essa origem e a alimentação saudável.This report was developed within the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice of the Master's course in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, of the Higher School of Education, of the Polytechnic Institute of Bragança entitled Teaching Practice Supervised: Children's perceptions about the origin of food and its relationship with healthy eating. To guide research on educational action, within the scope of children's perceptions about the origin of food and healthy eating, we identified the problem-question: What perceptions do children have about the origin of food and what relationship do they establish between this and food? healthy? To answer this question, we outlined the following objectives: i) to know children's perceptions about the origin of food; ii) identify the source of food and its relationship with healthy eating and iii) raise children's awareness of the importance of healthy eating. Approaching the theme, guided by these objectives, implied the design and implementation of appropriate methodologies and strategies that allowed defining the teaching/learning experiences developed in the internship context, such as those identified here. The educational action was complemented through the description, analysis and interpretation of the teaching/learning experiences carried out in the 1st Cycle of Basic Education in a group of schools in the city of Bragança. It should be noted that no internship was carried out in the context of Pre-School Education because, when entering this master's degree, she already had a degree in Childhood Education with the corresponding professionalization. In methodological terms, we developed an investigation of a qualitative nature, collecting data from direct and participant observation. The instruments used for data collection were: field notes or written reports, photographic records, children's drawings and class questions. As a data analysis technique, we used content analysis. During the study, it was noticed that the children identify the foods of the region, including those that are seasonal, make the distinction between some natural and industrialized foods and recognize the importance of the food wheel. In addition, children also know the origin of some foods and establish the relationship between that origin and healthy eating.Ribeiro, Maria do CéuBiblioteca Digital do IPBGomes, Sandrina Assunção Rodrigues2023-01-10T15:23:17Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/26442TID:203147260porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:58:58Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/26442Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:16:54.408560Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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