Relatório de Estágio nas Sociedades de Desenvolvimento da Madeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, José Rodrigo Almada
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13126
Resumo: Qualquer organização necessita desenvolver uma comunicação externa eficaz com os seus públicos. Se a comunicação externa for bem praticada, fortalece os laços da organização com o público-alvo, e consequentemente, contribui para uma maior proximidade entre ambos. O papel das relações públicas é por isso crucial, pois tem o objetivo de mediar as relações entre as organizações e os públicos. Este relatório, desenvolvido em quatro partes, teve como objetivo compreender como a comunicação externa de uma organização influencia o seu relacionamento com um determinado público-alvo. A escolha deste tema deve-se à experiência de estágio na instituição Sociedades de Desenvolvimento da Madeira, sediada em Funchal. O relatório inicia-se com a descrição do local de estágio e experiência adquirida pelo estagiário, seguida de uma revisão de literatura e estudo empírico que pretende responder à pergunta de partida “De que forma é que o Parque Temático da Madeira consegue alcançar uma relação de proximidade com a população da Região Autónoma da Madeira através da comunicação externa?”. Procurou-se aferir se através de uma comunicação externa eficiente e com a criação de novos eventos e atividades, o Parque Temático da Madeira (PTM) consegue estabelecer uma relação de maior proximidade com a população madeirense. Para tal, recolheram-se dados através de um questionário online aplicado a uma amostra de residentes da Região Autónoma da Madeira. Concluiu-se que o público madeirense não possui uma relação de proximidade com o PTM através da sua comunicação externa. Contudo, as formas de o PTM alcançar uma melhor relação de proximidade com a população madeirense através da sua comunicação externa são: criação de eventos de entretenimento e lazer e culturais que incentivem os madeirenses a visitar o parque e maior divulgação dos seus eventos através das Mass Media ou aumentar a sua presença online nas Redes sociais ou website.
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