Relatório de Estágio nas Sociedades de Desenvolvimento da Madeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/13126 |
Resumo: | Qualquer organização necessita desenvolver uma comunicação externa eficaz com os seus públicos. Se a comunicação externa for bem praticada, fortalece os laços da organização com o público-alvo, e consequentemente, contribui para uma maior proximidade entre ambos. O papel das relações públicas é por isso crucial, pois tem o objetivo de mediar as relações entre as organizações e os públicos. Este relatório, desenvolvido em quatro partes, teve como objetivo compreender como a comunicação externa de uma organização influencia o seu relacionamento com um determinado público-alvo. A escolha deste tema deve-se à experiência de estágio na instituição Sociedades de Desenvolvimento da Madeira, sediada em Funchal. O relatório inicia-se com a descrição do local de estágio e experiência adquirida pelo estagiário, seguida de uma revisão de literatura e estudo empírico que pretende responder à pergunta de partida “De que forma é que o Parque Temático da Madeira consegue alcançar uma relação de proximidade com a população da Região Autónoma da Madeira através da comunicação externa?”. Procurou-se aferir se através de uma comunicação externa eficiente e com a criação de novos eventos e atividades, o Parque Temático da Madeira (PTM) consegue estabelecer uma relação de maior proximidade com a população madeirense. Para tal, recolheram-se dados através de um questionário online aplicado a uma amostra de residentes da Região Autónoma da Madeira. Concluiu-se que o público madeirense não possui uma relação de proximidade com o PTM através da sua comunicação externa. Contudo, as formas de o PTM alcançar uma melhor relação de proximidade com a população madeirense através da sua comunicação externa são: criação de eventos de entretenimento e lazer e culturais que incentivem os madeirenses a visitar o parque e maior divulgação dos seus eventos através das Mass Media ou aumentar a sua presença online nas Redes sociais ou website. |
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Relatório de Estágio nas Sociedades de Desenvolvimento da MadeiraComunicação ExternaComunicação OrganizacionalGestão de RelacionamentosRelações PúblicasDomínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações PúblicasQualquer organização necessita desenvolver uma comunicação externa eficaz com os seus públicos. Se a comunicação externa for bem praticada, fortalece os laços da organização com o público-alvo, e consequentemente, contribui para uma maior proximidade entre ambos. O papel das relações públicas é por isso crucial, pois tem o objetivo de mediar as relações entre as organizações e os públicos. Este relatório, desenvolvido em quatro partes, teve como objetivo compreender como a comunicação externa de uma organização influencia o seu relacionamento com um determinado público-alvo. A escolha deste tema deve-se à experiência de estágio na instituição Sociedades de Desenvolvimento da Madeira, sediada em Funchal. O relatório inicia-se com a descrição do local de estágio e experiência adquirida pelo estagiário, seguida de uma revisão de literatura e estudo empírico que pretende responder à pergunta de partida “De que forma é que o Parque Temático da Madeira consegue alcançar uma relação de proximidade com a população da Região Autónoma da Madeira através da comunicação externa?”. Procurou-se aferir se através de uma comunicação externa eficiente e com a criação de novos eventos e atividades, o Parque Temático da Madeira (PTM) consegue estabelecer uma relação de maior proximidade com a população madeirense. Para tal, recolheram-se dados através de um questionário online aplicado a uma amostra de residentes da Região Autónoma da Madeira. Concluiu-se que o público madeirense não possui uma relação de proximidade com o PTM através da sua comunicação externa. Contudo, as formas de o PTM alcançar uma melhor relação de proximidade com a população madeirense através da sua comunicação externa são: criação de eventos de entretenimento e lazer e culturais que incentivem os madeirenses a visitar o parque e maior divulgação dos seus eventos através das Mass Media ou aumentar a sua presença online nas Redes sociais ou website.Any organization needs to develop effective external communication with its audiences. If external communication is practiced well, it strengthens the organization's ties with its target audiences, and consequently contributes to greater proximity between them. The role of public relations is therefore crucial, as it aims to mediate relations between organizations and their publics. This report, developed in four parts, aimed to understand how the external communication of an organization influences its relationship with a certain target audience. The choice of this theme is due to the internship experience in the institution Sociedades de Desenvolvimento da Madeira, based in Funchal. The report begins with a description of the internship site and the experience acquired by the intern, followed by a literature review and empirical study that aims to answer the starting question "How does the Parque Temático da Madeira manage to achieve a close relationship with the population of the Autonomous Region of Madeira through external communication?" It was sought to assess whether through an efficient external communication and with the creation of new events and activities, the Parque Temático da Madeira (PTM) manages to establish a closer relationship with the Madeiran population. To this end, data was collected through an online questionnaire applied to a sample of residents of the Autonomous Region of Madeira. It was concluded that the Madeiran public doesn't have a close relationship with PTM through its external communication. However, the ways for PTM to achieve a better relationship of proximity with the Madeiran population through its external communication are creation of entertainment and leisure and cultural events that encourage the Madeirans to visit the park and greater dissemination of its events through Mass Media or increase its online presence on social media or website.Gonçalves, Gisela Marques PereirauBibliorumGonçalves, José Rodrigo Almada2023-02-20T16:46:59Z2022-11-242022-10-132022-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13126TID:203225147porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:56:34Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13126Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:37.314752Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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