Relatório de Estágio de Inês Sousa Pereira Carvalho

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Main Author: Carvalho, Inês Sousa Pereira
Publication Date: 2022
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.22/25148
Summary: O presente relatório redigido no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, retrata um percurso de formação inicial que seguiu uma lógica de desenvolvimento profissional, no qual se patenteou a articulação de saberes teóricos e práticos. Assim, tudo o que é apresentado neste documento emergiu de um processo reflexivo, crítico e investigativo acerca da práxis, através de uma aproximação à Metodologia de lnvestigação-Ação. A utilização desta metodologia efetivou-se através do desenvolvimento das suas diferentes etapas do processo educativo: observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, que permitiram um crescimento contínuo, com o objetivo de existirem intervenções progressivamente mais contextualizadas e significativas, repercutindo-se num progressivo desenvolvimento profissional. Assim, esta metodologia, que apresenta um caráter investigativo e reflexivo, permite atuar tendo em conta as particularidades de cada criança, agindo, segundo uma perspetiva diferenciada. Além desta metodologia de investigação adotada, este relatório reflete a importância de uma prática inserida num paradigma socioconstrutivista, na qual prevaleceu a Metodologia de Trabalho de Projeto e a pedagogia de participação, que atribuem à criança um papel ativo e central na construção do seu conhecimento, atribuindo ao docente o papel de mediador deste processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Um aspeto exaltado ao longo deste documento e que se apresenta como fulcral é o trabalho colaborativo, que promove aprendizagens significativas nas crianças, além de ser crucial no que diz respeito ao desenvolvimento profissional e pessoal, pois permite a aquisição de diversas competências.
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