Relatório de Estágio

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Main Author: Pereira, Micaela de Castro
Publication Date: 2021
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.22/18281
Summary: O presente relatório retrata um percurso de formação inicial, desenvolvido no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, no contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa lógica de desenvolvimento profissional, onde esteve presente o princípio da articulação dos saberes teóricos com os saberes emergentes da prática. Neste sentido, todo o documento é fruto de um processo de reflexividade crítica e investigativa sobre a práxis, assente na aproximação à Metodologia de Investigação-Ação. Esta metodologia concretizou-se através do desenvolvimento das diferentes etapas do processo educativo – observação, planificação, ação, reflexão e avaliação –, que contribuíram para uma evolução contínua, com vista a uma intervenção progressivamente mais contextualizada e significativa, resultando numa gradual emancipação profissional. Portanto, como se encontra expresso neste relatório, este método de carácter investigativo e reflexivo possibilita agir intencionalmente nas diferentes situações, considerando as especificidades das crianças, numa perspetiva diferenciada. Na tentativa de promover uma melhor resposta educativa, privilegiou-se uma prática inserida num paradigma socioconstrutivista, como se procurou apresentar neste documento, onde prevaleceram a pedagogia de participação e a Metodologia de Trabalho de Projeto, atribuindo à criança um papel central e ativo na construção do seu conhecimento, sem descurar a importância do docente como mediador do processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Uma particularidade realçada ao longo do relatório que, certamente, influenciará o percurso profissional corresponde à importância atribuída ao trabalho colaborativo na promoção de aprendizagens significativas nas crianças, mostrando-se, também, potencialmente rico do ponto de vista da aquisição de competências e do desenvolvimento profissional e pessoal.
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