LEAN STARTUP: um caminho eficaz para o sucesso?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Rui Guilherme de Sousa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15687
Resumo: A partir do final da década de 90, popularizou-se uma tipologia de empresas ao qual foi atribuído o nome de “Startup”. Diferenciam-se das demais pelo caracter inovador que demonstram através dos seus produtos/serviços, e que, consequentemente, as leva a operarem num mercado repleto de incertezas onde as probabilidades de sucederem são escassas. Acontece que, segundo Eric Ries e Steve Blank, a maioria das ferramentas de gestão geral não são concebidas para controlar a extrema incerteza em que as startups se desenvolvem, onde o futuro é incerto e o ritmo de mudança está sempre a aumentar (2013; 2012). Associada à gestão deste tipo de empresas surgiu a metodologia Lean Startup, preconizada por Eric Ries e Steve Blank, laçando, assim, uma nova abordagem à gestão empreendedora, com a intenção de dotar empreendedores de um conjunto de práticas que permitam aumentar as o possibilidades de construírem uma startup de sucesso. Apesar de bastante difundida no meio empreendedor, academicamente é ainda pouco explorada, à vista disto, surge como objetivo deste trabalho perceber as práticas Lean Startup que são utilizadas no contexto empreendedor atual e entender de que forma influenciaram as decisões estratégicas tomadas pelas startups na tentativa de sobreviverem e singrarem no mercado. Neste sentido, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a empreendedores e a um consultor de negócios. Os resultados obtidos permitiram identificar as práticas Lean Startup como o teste da hipótese de valor, recurso a um produto mínimo viável, aprendizagem validada e utilização de um pivot que foram empregues pelos empreendedores e recomendadas pelo consultor de negócios. De um modo geral, percebe-se que estas práticas foram percebidas pelos empreendedores como estratégias possibilitadoras de uma maior compreensão do mercado e do cliente, e por, consequentemente, promoverem uma constante atualização do produto/serviço na tentativa de suprimir as necessidades identificadas no mercado. Considera-se, assim, a metodologia Lean Startup dotada de práticas eficazes e possibilitadoras, para as startups, de aumentar as probabilidades de se projetarem para o sucesso. Este estudo pode ser alargado e explorado, sendo, no entanto, já um contributo para a investigação do tema Lean Startup academicamente.
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Associada à gestão deste tipo de empresas surgiu a metodologia Lean Startup, preconizada por Eric Ries e Steve Blank, laçando, assim, uma nova abordagem à gestão empreendedora, com a intenção de dotar empreendedores de um conjunto de práticas que permitam aumentar as o possibilidades de construírem uma startup de sucesso. Apesar de bastante difundida no meio empreendedor, academicamente é ainda pouco explorada, à vista disto, surge como objetivo deste trabalho perceber as práticas Lean Startup que são utilizadas no contexto empreendedor atual e entender de que forma influenciaram as decisões estratégicas tomadas pelas startups na tentativa de sobreviverem e singrarem no mercado. Neste sentido, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a empreendedores e a um consultor de negócios. Os resultados obtidos permitiram identificar as práticas Lean Startup como o teste da hipótese de valor, recurso a um produto mínimo viável, aprendizagem validada e utilização de um pivot que foram empregues pelos empreendedores e recomendadas pelo consultor de negócios. De um modo geral, percebe-se que estas práticas foram percebidas pelos empreendedores como estratégias possibilitadoras de uma maior compreensão do mercado e do cliente, e por, consequentemente, promoverem uma constante atualização do produto/serviço na tentativa de suprimir as necessidades identificadas no mercado. Considera-se, assim, a metodologia Lean Startup dotada de práticas eficazes e possibilitadoras, para as startups, de aumentar as probabilidades de se projetarem para o sucesso. Este estudo pode ser alargado e explorado, sendo, no entanto, já um contributo para a investigação do tema Lean Startup academicamente.Since the late 1990s, a typology of companies has been popularized and named “Startup”. They differ from the others by their innovative character through their products / services, which consequently leads them to operate in a market full of uncertainties where the chances of success are slim. It turns out that, according to Eric Ries and Steve Blank, most general management tools are not designed to control the extreme uncertainty of startups where the uncertain future and the pace of change is ever increasing (2013b; 2012). Associated with the management of this type of companies came the Lean Startup methodology, advocated by Eric Ries and Steve Blank, thus launching a new approach to entrepreneurial management, with the intention of providing entrepreneurs with a set of practices that will increase the possibilities of build a successful startup. Although widespread in the entrepreneurial environment, academically it is still little explored, given this fact, the objective of this paper is to understand the Lean Startup practices that are used in the current entrepreneurial context and understand how they influenced the strategic decisions made by startups in an attempt to survive and thrive on the market. With this in mind, semi-structured interviews were conducted with entrepreneurs and a business consultant. The results allowed us to identify Lean Startup practices such as value hypothesis testing, use of a minimum viable product, validated learning and use of a pivot that were employed by entrepreneurs and recommended by the business consultant. In general, it is clear that these practices were perceived by entrepreneurs as strategies that enable greater understanding of the market and the customer, and consequently promote a constant update of the product / service as an attempt to suppress the needs identified in the market. Thus, the Lean Startup methodology is considered endowed with effective practices that enable startups to increase their chances of projecting themselves for success. This study can be broadened and explored, but is already a contribution to the investigation of the Lean Startup theme academically.Andrade, João Pedro Amaral Cardoso Rebello deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGomes, Rui Guilherme de Sousa2020-04-01T09:27:37Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15687TID:202343812porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:59:49Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15687Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:23.950105Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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