Relatório de estágio de qualificação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Tânia Ribeiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8307
Resumo: Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de estágio de qualificação profissional surge como parte integrante do 2º ciclo de estudos do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, na escola superior de educação do instituto politécnico do Porto, no âmbito da unidade curricular de prática pedagógica supervisionada, no contexto de educação pré-escolar. Este relatório visa refletir o percurso da mestranda ao longo do período de prática profissional no contexto. Com a perspetiva de que melhor se compreendam as ações desenvolvidas, este documento incide nos referentes teóricos e legais que sustentaram as ações da mestranda, bem como na teoria subjacente à sua prática. Neste sentido, durante o seu percurso, a mestranda baseou-se em práticas construtivistas, que fomentam a aprendizagem ativa das crianças, bem como o processo de investigação-ação por parte do educador. No que concerne ao paradigma da investigação-ação, este pressupõe a observação, planificação, avaliação e reflexão. Importa salientar que o processo reflexivo se revelou constante ao longo de todo o processo, uma vez que a reflexão permite uma avaliação constante das práticas, bem como a sua adequação às diferentes crianças e situações. Relativamente ao processo educativo, centrou-se nas relações estabelecidas com as crianças, com a restante comunidade educativa da instituição e com os encarregados de educação. Estas relações contribuíram, de forma fulcral, para a formação pessoal e evolução da mestranda bem como para o desenvolvimento das suas competências profissionais.
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Com a perspetiva de que melhor se compreendam as ações desenvolvidas, este documento incide nos referentes teóricos e legais que sustentaram as ações da mestranda, bem como na teoria subjacente à sua prática. Neste sentido, durante o seu percurso, a mestranda baseou-se em práticas construtivistas, que fomentam a aprendizagem ativa das crianças, bem como o processo de investigação-ação por parte do educador. No que concerne ao paradigma da investigação-ação, este pressupõe a observação, planificação, avaliação e reflexão. Importa salientar que o processo reflexivo se revelou constante ao longo de todo o processo, uma vez que a reflexão permite uma avaliação constante das práticas, bem como a sua adequação às diferentes crianças e situações. Relativamente ao processo educativo, centrou-se nas relações estabelecidas com as crianças, com a restante comunidade educativa da instituição e com os encarregados de educação. Estas relações contribuíram, de forma fulcral, para a formação pessoal e evolução da mestranda bem como para o desenvolvimento das suas competências profissionais.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente relatório de estágio apresenta-se no âmbito Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada no 1.º CEB, parte integrante do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, onde se realiza uma abordagem reflexiva acerca das ações desenvolvidas pela mestranda no contexto educativo, assim como das metodologias e pressupostos teóricos e legais que sustentaram as suas intervenções. Desta forma, a mestranda norteou as suas intervenções nos princípios subjacentes a uma metodologia de investigação-ação, salientando a importância do profissional de educação que adota uma postura reflexiva e indagadora face às suas práticas. Refere-se, ainda, a importância da observação e do trabalho colaborativo, como parte fundamental no desenrolar deste processo formativo. Neste sentido, a mestranda apoiou-se no paradigma socioconstrutivista e em várias perspetivas pedagógicas, colocando, o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem, onde este é um interveniente ativo na construção do seu conhecimento e, ressaltando o papel do professor como um orientador, que objetiva motivar e despertar a curiosidade dos alunos para a aprendizagem. É, também, no presente relatório, que a mestranda se confronta com a possibilidade de refletir acerca das potencialidades e dos constrangimentos com os quais se deparou ao longo das suas práticas e expressa as aprendizagens e competências desenvolvidas e adquiridas, fundamentais para o início da construção da sua identidade profissional. Neste contexto, reconhece o professor como um profissional crítico, reflexivo e aberto à mudança, capaz de produzir mudanças em si e no contexto da prática.Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar:This teaching practice report appears as integral part of the 2nd course of master’s degree studies in kindergarten education and elementary teaching of Oporto Polytechnic Institute, in the Superior School of Education, in the curricular unit of supervised teaching practice, in a context of kindergarten education. This report aims to show the ways followed by the master’s degree student during the context of the teaching practice process. In order to have a better understanding of the actions that were developed this document focus on the legal and theoretical basis that sustain the master’s degree student actions, as well as in the theory related to her practice. Therefore, during her course, the master’s degree student followed constructive practice, that promoted children’s active learning, as well as an action-research process by the master’s degree teacher. Concerning the paradigm of the action-research, this presumes observation, planning, assessment and meditation. However, it’s important to say that the meditation process has revealed steady during all the process, as it’s the meditation that allows a constant assessment of the practice, as well as the adjustment to different children and situations. In relation to the educational process, it focused on the relations established with the children, with the rest of the institution educational community and the legal guardians. These relations contributed, in a crucial way, to the personal formation and evolution of master’s degree student as well as the development of her professional skills.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: The current supervised practice report occur due to the Curricular Unit of Supervised Pedagogical Practice at Primary School, integrative part of the study programme of Master Degree in kindergarten education and Primary Education and Teaching at Elementary level, where we have a reflective approach about the actions developed by the Master Degree student in educational context, as well as the methodologies and theoretical and legal assumptions that support her interventions. Therefore, the Master Degree student guided her interventions in the principles connected to an actionresearch methodology, highlighting the importance of the teacher that adopts a reflective attitude through his practice. It is also referred the importance of observation and cooperative work, as essential part in the development of this formative process. Therefore, the master degree student based herself in the socio-constructivist paradigm and in several pedagogical perspectives, putting the student in the centre of the teaching and learning process, where he is an active intervenient in the construction of his own knowledge and enhancing the role of a teacher as a supervisor that tries to motivate and stimulate the students’ curiosity to the learning process. In the current report, the master degree student faces the possibility to reflect about the potentialities and restraints that she dealt with during her practice time. We also discovered all the knowledge and skills developed and acquired by the master degree student, revealing them as essential to the beginning of her professional identity construction. In this context, she recognizes the teacher as a critical, reflective and opened to change, capable of creating changes in himself and in the practice context.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoCorreia, Carlos Jorge de Sá PintoFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMartins, Tânia Ribeiro2016-06-09T15:10:26Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8307TID:201275490porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T01:46:17Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8307Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:09.812157Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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