Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Juliana Catarina Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8235
Resumo: Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Porto, durante o ano letivo 2013/2014, atribuindo qualificação profissional no contexto de pré-escolar. Este documento pretende descrever e analisar o percurso formativo desenvolvido pela mestranda ao longo da sua prática pedagógica supervisionada, numa perspetiva reflexiva sobre a construção dos saberes profissionais para a Educação. Este percurso formativo comprometeu uma atitude investigativa, bem como a mobilização de saberes científicos e legais por forma a articular as vertentes de teoria e prática, perspetivando uma construção integrada dos saberes. A prática pedagógica foi sustentada numa perspetiva construtivista, atribuindo um papel ativo à criança na construção das suas aprendizagens. Esta baseou-se num trabalho de equipa cooperativo, o qual se concretiza através do debate e da partilha de ideias, entre os vários intervenientes da ação, como meio para a transformação da realidade educativa. Ao longo da prática foi, ainda, atribuído um papel fundamental à observação do contexto, sendo esta essencial para a compreensão e conhecimento pleno da criança. Em suma, todo o percurso formativo no qual está englobado a prática pedagógica, levou a uma problematização das questões emergentes da prática, desenvolvendo uma atitude indagadora e reflexiva. Apesar da significante contribuição para a aquisição de competências pessoais e profissionais, o percurso formativo deve ser assumido como uma construção contínua, fundamentado num princípio da aprendizagem ao longo da vida.
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Este percurso formativo comprometeu uma atitude investigativa, bem como a mobilização de saberes científicos e legais por forma a articular as vertentes de teoria e prática, perspetivando uma construção integrada dos saberes. A prática pedagógica foi sustentada numa perspetiva construtivista, atribuindo um papel ativo à criança na construção das suas aprendizagens. Esta baseou-se num trabalho de equipa cooperativo, o qual se concretiza através do debate e da partilha de ideias, entre os vários intervenientes da ação, como meio para a transformação da realidade educativa. Ao longo da prática foi, ainda, atribuído um papel fundamental à observação do contexto, sendo esta essencial para a compreensão e conhecimento pleno da criança. Em suma, todo o percurso formativo no qual está englobado a prática pedagógica, levou a uma problematização das questões emergentes da prática, desenvolvendo uma atitude indagadora e reflexiva. Apesar da significante contribuição para a aquisição de competências pessoais e profissionais, o percurso formativo deve ser assumido como uma construção contínua, fundamentado num princípio da aprendizagem ao longo da vida.Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: This report was conducted under the Supervised Teaching Practice course unit, inserted into the Masters in Preschool Education and Primary Education, in Porto's High School of Education, during the school year 2013/2014, assigning professional qualification in the context of preschool. This document aims to describe and analyse the formative path developed by graduate student throughout their supervised teaching practice, in a reflective perspective on the construction of professional knowledge to Education. This formative path undertook an investigative attitude, as well as the mobilization of scientific and legal knowledge in order to articulate the aspects of theory and practice, looking an integrated construction of knowledge. The pedagogical practice was underpinned in a constructivist perspective, assigning an asset to the child in the construction of their learning role. This was based on a work cooperative team, which is realized through discussion and sharing of ideas between the various actors of the action, as means to transform the educational reality. Throughout the practice, was also assigned a key role to observation of the context, which is essential for the understanding and knowledge of the child. In short, the entire formative path, which is encompassed in the pedagogical practice, led to a problematisation of the issues emerging from practice, developing an inquiring and reflective attitude. Despite the significant contribution to the acquisition of personal and professional skills, the formative path must be taken as a continuous construction, based on the principle of lifelong learning.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico:O presente relatório de estágio de qualificação profissional visa uma reflexão crítica e interpretativa do processo de (re)construção das aprendizagens e das estratégias desenvolvidas no âmbito das Práticas Pedagógicas Supervisionadas nas duas valências, integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho desenvolvido envolveu uma compreensão profunda e detalhada da importância do ensino e da aprendizagem, bem como a mobilização de pressupostos teóricos e legais que permitiram uma fundamentação da prática pedagógica da mestranda, perspetivando uma educação inclusiva e equitativa. Ao longo da prática a formanda adotou uma metodologia de investigação-ação que pressupõe momentos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, potenciando a autoformação, com vista a uma prática social crítica e transformadora. Por sua vez, as perspetivas pedagógicas evidenciadas ao longo deste percurso formativo apresentam um caráter construtivista e socioconstrutivista, permitindo potenciar uma aprendizagem autónoma e em comunidade. Em suma, este relatório apresenta uma fundamentação contextualizada do percurso da formanda, sendo que esta analisa as intervenções propostas e compreendendo as competências mobilizadas e desenvolvidas, de modo a conceber o desenvolvimento pleno da criança e integrar um perfil profissionalizante. Desse modo, foram considerados os princípios apresentados no perfil geral de desempenho profissional do Professor do 1.º ciclo do ensino básico e do Educador de Infância, procurando complementar uma prática pedagógica sustentada e flexível, que incentiva a uma participação ativa e autónoma da criança.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: This report about the stage of professional qualification aims a critical and interpretative reflection of the (re) construction process of learning and the strategy developed under Supervised Pedagogical Practice in both ways of scope, part of the Masters in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. The developed work involved a deep and detailed understanding of the importance of teaching and learning as well as the mobilization of theoretical and legal assumptions that allowed a foundation of pedagogical practice of a graduate student, envisaging an inclusive and equitable education. Throughout the practice, the trainee adopted a methodology of action-investigation that assumes moments of observation, reflection, planning, action and evaluation, enhancing self-training, with a view to social critique and transformative practice. In turn, the pedagogical perspectives evident throughout this training have a social constructivist character, allowing an autonomous and community learning. In conclusion, this report presents a contextualized reasoning in the course of the trainee, being that she analyses interventions and understanding the mobilized and developed skills in order to conceive the full development of the child and integrate a vocational profile. Thus, considered the principles presented in the general profile of the professional performance of the Teacher in the 1st cycle of basic education and the Child Educator looking for a supplement a sustained and flexible pedagogical practice, which encourages an active and independent participation of the child.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoSá, Susana MarquesRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoGuimarães, Maria de Fátima Silva Santos MarquesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMonteiro, Juliana Catarina Silva2016-05-17T14:23:54Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8235TID:201173255porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:28Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8235Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:04.607994Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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