O comportamento inovador dos enfermeiros: a influência do suporte e da cultura organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Eleusina Manuel de Carvalho Pereira dos Santos Loureiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9636
Resumo: A presente investigação tem como objetivo aferir a influência do suporte da gestão, do suporte organizacional e da cultura organizacional no comportamento inovador dos enfermeiros de dois centros hospitalares, da região de Trás-os-Montes e Alto Douro. Assim, pretende-se identificar e explicar as relações existentes entre as dimensões da cultura organizacional, suporte da gestão, suporte organizacional e o comportamento inovador dos enfermeiros. O instrumento de medida foi aplicado a 309 enfermeiros dos dois centros hospitalares. Recorreu-se a técnicas estatísticas uni e multivariadas, com modelação de equações estruturais para a avaliação do modelo conceptual proposto. Aferimos que comportamento inovador dos enfermeiros é influenciado pela cultura organizacional e pelo suporte da gestão, ou seja, pelas chefias mais diretas. Assim, e considerando as relações entre o comportamento inovador e os outputs de inovação e a cultura organizacional e suporte organizacional, verificamos que estas convergem significativamente, sendo preponderante nos impactos diretos entre as variáveis. Ainda de referir, que os constructos cultura organizacional e suporte da gestão influenciam os outputs da inovação quando mediados pelo comportamento inovador dos enfermeiros. Como implicações para a gestão, salientamos que é necessário fomentar atividades que impulsionem o comportamento inovador dos enfermeiros através da criação de espaços espaços e atividades lúdicas, como práticas de atividades física em contexto de trabalho. Já em termos de suporte organizacional seria útil repensar o sistema de recompensas, uma vez que é um dado adquirido que as recompensas inerentes ao sistema público não passa por retribuições remuneratórias, podendo, no entanto, existir recompensas ao nível do bemestar.
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