Caracterização de soluções de comércio electrónico B2B

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Marlene Idalina Madureira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/83
Resumo: O crescimento explosivo da Internet revolucionou a forma de conduzir os negócios nas mais diversas áreas, sendo actualmente um importante canal de comunicação e comercialização de bens e serviços. Neste contexto o negócio electrónico e o comércio electrónico assumem particular importância, devido à revolução positiva que podem causar nas empresas. O negócio electrónico consiste na utilização de meios electrónicos para rever o modelo de negócio, rearquitectar, reconceber e reposicionar a empresa, de modo a obter vantagens competitivas. O comércio electrónico pode ser definido como a realização de transacções de bens e serviços recorrendo a computadores mediados por redes informáticas, sendo que o pagamento e/ou a entrega dos produtos transaccionados não são, necessariamente, efectuados por via electrónica. De acordo com o tipo de intervenientes envolvidos nas transacções, o comércio electrónico pode ser genericamente classificado como comércio electrónico Business-to-Business, Business-to-Consumer, Business-to-Administration e Consumer-to-Administration. A presente dissertação está concentrada no comércio electrónico B2B. Este consiste nas transacções efectuadas entre empresas, que são conduzidas de forma electrónica através da Internet, Extranet, Intranet ou redes privadas. Desenvolve-se, basicamente, em três grandes áreas: e-marketplaces, o e-procurement e e-distribution. Existem diversas soluções B2B que possibilitam às empresas efectuar as suas transacções, desde a compra e venda de bens e serviços, à participação em leilões. Este trabalho tem por objectivo principal a identificação e descrição das características fundamentais das soluções B2B, tendo resultado na proposta de um referencial de características que as soluções B2B poderão/deverão ter, possibilitando assim uma melhor avaliação/selecção/concepção de soluções de comércio electrónico B2B por parte das empresas.
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