Caracterização de soluções de comércio electrónico B2B
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/83 |
Resumo: | O crescimento explosivo da Internet revolucionou a forma de conduzir os negócios nas mais diversas áreas, sendo actualmente um importante canal de comunicação e comercialização de bens e serviços. Neste contexto o negócio electrónico e o comércio electrónico assumem particular importância, devido à revolução positiva que podem causar nas empresas. O negócio electrónico consiste na utilização de meios electrónicos para rever o modelo de negócio, rearquitectar, reconceber e reposicionar a empresa, de modo a obter vantagens competitivas. O comércio electrónico pode ser definido como a realização de transacções de bens e serviços recorrendo a computadores mediados por redes informáticas, sendo que o pagamento e/ou a entrega dos produtos transaccionados não são, necessariamente, efectuados por via electrónica. De acordo com o tipo de intervenientes envolvidos nas transacções, o comércio electrónico pode ser genericamente classificado como comércio electrónico Business-to-Business, Business-to-Consumer, Business-to-Administration e Consumer-to-Administration. A presente dissertação está concentrada no comércio electrónico B2B. Este consiste nas transacções efectuadas entre empresas, que são conduzidas de forma electrónica através da Internet, Extranet, Intranet ou redes privadas. Desenvolve-se, basicamente, em três grandes áreas: e-marketplaces, o e-procurement e e-distribution. Existem diversas soluções B2B que possibilitam às empresas efectuar as suas transacções, desde a compra e venda de bens e serviços, à participação em leilões. Este trabalho tem por objectivo principal a identificação e descrição das características fundamentais das soluções B2B, tendo resultado na proposta de um referencial de características que as soluções B2B poderão/deverão ter, possibilitando assim uma melhor avaliação/selecção/concepção de soluções de comércio electrónico B2B por parte das empresas. |
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Caracterização de soluções de comércio electrónico B2BComércio electrónicoO crescimento explosivo da Internet revolucionou a forma de conduzir os negócios nas mais diversas áreas, sendo actualmente um importante canal de comunicação e comercialização de bens e serviços. Neste contexto o negócio electrónico e o comércio electrónico assumem particular importância, devido à revolução positiva que podem causar nas empresas. O negócio electrónico consiste na utilização de meios electrónicos para rever o modelo de negócio, rearquitectar, reconceber e reposicionar a empresa, de modo a obter vantagens competitivas. O comércio electrónico pode ser definido como a realização de transacções de bens e serviços recorrendo a computadores mediados por redes informáticas, sendo que o pagamento e/ou a entrega dos produtos transaccionados não são, necessariamente, efectuados por via electrónica. De acordo com o tipo de intervenientes envolvidos nas transacções, o comércio electrónico pode ser genericamente classificado como comércio electrónico Business-to-Business, Business-to-Consumer, Business-to-Administration e Consumer-to-Administration. A presente dissertação está concentrada no comércio electrónico B2B. Este consiste nas transacções efectuadas entre empresas, que são conduzidas de forma electrónica através da Internet, Extranet, Intranet ou redes privadas. Desenvolve-se, basicamente, em três grandes áreas: e-marketplaces, o e-procurement e e-distribution. Existem diversas soluções B2B que possibilitam às empresas efectuar as suas transacções, desde a compra e venda de bens e serviços, à participação em leilões. Este trabalho tem por objectivo principal a identificação e descrição das características fundamentais das soluções B2B, tendo resultado na proposta de um referencial de características que as soluções B2B poderão/deverão ter, possibilitando assim uma melhor avaliação/selecção/concepção de soluções de comércio electrónico B2B por parte das empresas.The explosive growth of the Internet revolutionized the form to lead the businesses in the most diverse areas, being currently an important communication channel and commercialization of goods and services. In this context the electronic business and the electronic commerce assume particular importance, due to positive revolution that can cause in the companies. The electronic business consists of the use of electronic means to review the business model, to re-think up, to re-conceive and to re-position the company, in order to get competitive advantages. The electronic commerce can be defined as the accomplishment of transactions of goods and services appealing the computers mediated for informatics networks, being that the payment and or the delivery of the trading products is not, necessarily, made by an electronic way. In accordance with the type of intervening involved in the transactions, the electronic commerce can be generically classified as electronic commerce Business-to-Business, Business-to-Consumer, Business-to-Administration and Consumer-to-Administration. The present dissertation is concentrated in electronic commerce B2B. The electronic commerce B2B consists of the transactions between companies, who are lead of electronic form through the Internet, Extranet, Intranet or private networks. It is developed, basically, in three great areas: e-marketplaces, e-procurement and e-distribution. Diverse solutions B2B exist, that enable the companies to execute its transactions, since the purchase and sell of goods and services, to the participation in auctions. This work has the main objective of identification and description the fundamental characteristics of B2B solutions, having resulted in the proposal of a referential of characteristics that B2B solutions will be able to have, thus making possible one better evaluation, selection or conception of solutions of electronic commerce B2B on the part of the companies.2008-07-28T11:25:48Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/83pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Marlene Idalina Madureirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:43:07Zoai:repositorio.utad.pt:10348/83Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:19.086852Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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