Caracterização de soluções de comércio electrónico B2C: modelo de funcionalidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Catarina da Costa
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/68
Resumo: A Internet é um fenómeno ainda muito recente, principalmente, no mundo dos negócios. Devido à sua velocidade de crescimento e por trazer novas formas de comunicação, a Internet muda a forma de conceber e de realizar os negócios e as actividades nas organizações, permitindo, para além de interacções entre pessoas e empresas, o delineamento de novos modelos de negócios. A internet tem modificado a forma como as empresas compram, vendem, interagem com parceiros de negócio e clientes, dando origem, assim, ao e-business e e-commerce. O e-commerce ou comércio electrónico engloba as transacções comerciais realizadas à distância, que envolvam quer organizações quer indivíduos, sendo que o processamento e transmissão de dados são feitos por via electrónica. Existe uma grande variedade de tipos de comércio electrónico e muitas formas diferenciadas de os caracterizar. A maior parte das classificações, no entanto, diferencia os tipos de comércio electrónico pela natureza da relação de mercado, entre as quais se distinguem o comércio electrónico entre empresa e o consumidor (business-to-consumer), e entre as empresas (business-to-business). A presente dissertação está concentrada no comércio electrónico (business-to-consumer). Este tipo de comércio electrónico é aquele que é focado nos negócios on-line que têm os consumidores individuais como público-alvo. Este trabalho tem por finalidade, para além da definição e caracterização deste tipo de CE, a criação de um modelo de funcionalidades de soluções de comércio electrónico, procurando contribuir para uma melhor avaliação, selecção e concepção de soluções de comércio electrónico (business-to-consumer) por parte das empresas.
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