Relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Vânia Gabriela Dias
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12618
Resumo: O processo de formação de professor é complexo e continuum, dotado de quatro grandes etapas, que são também considerados instrumentos muito úteis, e que vão sendo utilizados simultaneamente e constantemente na prática educativa de docente: a observação, a planificação, a avaliação e a reflexão. É neste contexto, que o presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, contemplada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretende espelhar o percurso de desenvolvimento pessoal e profissional da formanda. Face ao referido, esta reflexão em torno da prática educativa suporta-se em pressupostos teóricos que apontam para o papel de professor como investigador e crítico, inerentes a um perfil de docente duplo, emergindo como resposta e superação do modelo de professor executor, muito tradicional. Assim, este documento pretende realçar que um professor se constrói tendo por base conhecimentos científicos-pedagógicos e na utilização da investigação-ação, pretendendo evidenciar que a sua componente investigativa esteve ao serviço de toda a Prática Educativa Supervisionada nos dois ciclos de ensino. Por fim, o presente Relatório assume-se como único e pessoal que encara a prática reflexiva como uma ferramenta que potencia a avaliação do professor, na procura de um permanente crescimento e amadurecimento da prática educativa, com vista à construção de um perfil de docente duplo.
id RCAP_9405a4f599eef9ee3f99d2ac77d9b67b
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12618
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágioOs vários olhares de um professor multifacetadoPrática de ensino supervisionadaInvestigação-açãoPerfil duplo de docenteCrescimento profissionalReflexãoSupervised teaching practiceAction researchDouble teacher profileProfessional growthReflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO processo de formação de professor é complexo e continuum, dotado de quatro grandes etapas, que são também considerados instrumentos muito úteis, e que vão sendo utilizados simultaneamente e constantemente na prática educativa de docente: a observação, a planificação, a avaliação e a reflexão. É neste contexto, que o presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, contemplada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretende espelhar o percurso de desenvolvimento pessoal e profissional da formanda. Face ao referido, esta reflexão em torno da prática educativa suporta-se em pressupostos teóricos que apontam para o papel de professor como investigador e crítico, inerentes a um perfil de docente duplo, emergindo como resposta e superação do modelo de professor executor, muito tradicional. Assim, este documento pretende realçar que um professor se constrói tendo por base conhecimentos científicos-pedagógicos e na utilização da investigação-ação, pretendendo evidenciar que a sua componente investigativa esteve ao serviço de toda a Prática Educativa Supervisionada nos dois ciclos de ensino. Por fim, o presente Relatório assume-se como único e pessoal que encara a prática reflexiva como uma ferramenta que potencia a avaliação do professor, na procura de um permanente crescimento e amadurecimento da prática educativa, com vista à construção de um perfil de docente duplo.The teacher training process is complex and continuous, with four major stages which are also considered very useful tools, and are being used simultaneously and constantly in the educational practice of teachers: observation, planning, evaluation and reflection. It is in this context, that the present Internship Report, elaborated within the scope of the Practical Course of Supervised Teaching, contemplated in the study plan of the Masters in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Portuguese and History and Geography of Portugal in 2nd the Cycle of Basic Education, intends to mirror the course of personal and professional development of the trainee. In light of the above this reflection on the educational practice supports the theoretical assumptions that points to the role of the teacher as a researcher and critic, inherent to a dual teacher profile, emerged as a response and overcoming the model of a very traditional teacher. Thus, this document intends to emphasize that a teacher is built based on scientific-pedagogical knowledge and on the use of action research, aiming to show that its research component was present during the whole Supervised Educational Practice in the two teaching levels. Finally, this Report is seen as unique and personal one that views reflective practice as tool that enhances teacher assessment, in the search for a permanent growth and maturation of tInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMaia, CristinaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGraça, Vânia Gabriela Dias2019-01-09T11:50:16Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12618TID:202136434porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:47:06Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12618Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:54.632831Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio
Os vários olhares de um professor multifacetado
title Relatório de estágio
spellingShingle Relatório de estágio
Graça, Vânia Gabriela Dias
Prática de ensino supervisionada
Investigação-ação
Perfil duplo de docente
Crescimento profissional
Reflexão
Supervised teaching practice
Action research
Double teacher profile
Professional growth
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio
title_full Relatório de estágio
title_fullStr Relatório de estágio
title_full_unstemmed Relatório de estágio
title_sort Relatório de estágio
author Graça, Vânia Gabriela Dias
author_facet Graça, Vânia Gabriela Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Cristina
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Graça, Vânia Gabriela Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Investigação-ação
Perfil duplo de docente
Crescimento profissional
Reflexão
Supervised teaching practice
Action research
Double teacher profile
Professional growth
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Investigação-ação
Perfil duplo de docente
Crescimento profissional
Reflexão
Supervised teaching practice
Action research
Double teacher profile
Professional growth
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O processo de formação de professor é complexo e continuum, dotado de quatro grandes etapas, que são também considerados instrumentos muito úteis, e que vão sendo utilizados simultaneamente e constantemente na prática educativa de docente: a observação, a planificação, a avaliação e a reflexão. É neste contexto, que o presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, contemplada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretende espelhar o percurso de desenvolvimento pessoal e profissional da formanda. Face ao referido, esta reflexão em torno da prática educativa suporta-se em pressupostos teóricos que apontam para o papel de professor como investigador e crítico, inerentes a um perfil de docente duplo, emergindo como resposta e superação do modelo de professor executor, muito tradicional. Assim, este documento pretende realçar que um professor se constrói tendo por base conhecimentos científicos-pedagógicos e na utilização da investigação-ação, pretendendo evidenciar que a sua componente investigativa esteve ao serviço de toda a Prática Educativa Supervisionada nos dois ciclos de ensino. Por fim, o presente Relatório assume-se como único e pessoal que encara a prática reflexiva como uma ferramenta que potencia a avaliação do professor, na procura de um permanente crescimento e amadurecimento da prática educativa, com vista à construção de um perfil de docente duplo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-01-09T11:50:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/12618
TID:202136434
url http://hdl.handle.net/10400.22/12618
identifier_str_mv TID:202136434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131421886906368