A introdução de hábitos de leitura no ensino pré-escolar – alguns contributos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mariana Antunes da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36899
Resumo: O presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, e está intitulado de “Introdução de hábitos de leitura no Ensino Pré-Escolar”. O documento aborda temas como a promoção de hábitos de leitura ao longo do Ensino Pré-Escolar, o papel do educador e da família na promoção de hábitos de leitura das crianças, bem como dos espaços que as rodeiam e estratégias para a promoção de hábitos de leitura, entre outros. Este relatório é um documento reflexivo e crítico, onde são descritas atividades e estratégias colocadas em prática no decorrer do estágio em Educação Pré-Escolar onde o principal foco das atividades era criar uma rotina/hábito de leitura semanal. Com esta prática foi possível perceber e compreender quais os hábitos de leitura das crianças no Jardim de infância, e também em casa com as suas famílias através de conversas e questões que iam sendo colocadas às crianças. Foi possível verificar nesta prática quais as crianças que ao longo do tempo se iam interessando pela área da biblioteca da sala. Através da investigação realizada para este relatório é possível perceber e compreender aspetos importantes a ter em conta no desenvolvimento das crianças através das histórias. É ainda possível perceber quais as competências orais que as crianças são capazes de adquirir através da mediação de histórias. Assim sendo, pretende-se através deste relatório refletir sobre as práticas e percecionar a importância das histórias no desenvolvimento social e cognitivo das crianças. Para que este desenvolvimento decorra com sucesso não podemos deixar de enfatizar a importância do papel do educador e da família neste processo, mas também realçar que a criança também tem um papel fulcral neste desenvolvimento.
id RCAP_942f09c9dd127e8fe30285f99607f3ef
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36899
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A introdução de hábitos de leitura no ensino pré-escolar – alguns contributosEducação Pré-EscolarHábitos de LeituraCriançasEstratégiasPromoção da LeituraO presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, e está intitulado de “Introdução de hábitos de leitura no Ensino Pré-Escolar”. O documento aborda temas como a promoção de hábitos de leitura ao longo do Ensino Pré-Escolar, o papel do educador e da família na promoção de hábitos de leitura das crianças, bem como dos espaços que as rodeiam e estratégias para a promoção de hábitos de leitura, entre outros. Este relatório é um documento reflexivo e crítico, onde são descritas atividades e estratégias colocadas em prática no decorrer do estágio em Educação Pré-Escolar onde o principal foco das atividades era criar uma rotina/hábito de leitura semanal. Com esta prática foi possível perceber e compreender quais os hábitos de leitura das crianças no Jardim de infância, e também em casa com as suas famílias através de conversas e questões que iam sendo colocadas às crianças. Foi possível verificar nesta prática quais as crianças que ao longo do tempo se iam interessando pela área da biblioteca da sala. Através da investigação realizada para este relatório é possível perceber e compreender aspetos importantes a ter em conta no desenvolvimento das crianças através das histórias. É ainda possível perceber quais as competências orais que as crianças são capazes de adquirir através da mediação de histórias. Assim sendo, pretende-se através deste relatório refletir sobre as práticas e percecionar a importância das histórias no desenvolvimento social e cognitivo das crianças. Para que este desenvolvimento decorra com sucesso não podemos deixar de enfatizar a importância do papel do educador e da família neste processo, mas também realçar que a criança também tem um papel fulcral neste desenvolvimento.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumSilva, Mariana Antunes da2021-06-28T09:07:45Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36899202734757porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36899Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:10.093539Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A introdução de hábitos de leitura no ensino pré-escolar – alguns contributos
title A introdução de hábitos de leitura no ensino pré-escolar – alguns contributos
spellingShingle A introdução de hábitos de leitura no ensino pré-escolar – alguns contributos
Silva, Mariana Antunes da
Educação Pré-Escolar
Hábitos de Leitura
Crianças
Estratégias
Promoção da Leitura
title_short A introdução de hábitos de leitura no ensino pré-escolar – alguns contributos
title_full A introdução de hábitos de leitura no ensino pré-escolar – alguns contributos
title_fullStr A introdução de hábitos de leitura no ensino pré-escolar – alguns contributos
title_full_unstemmed A introdução de hábitos de leitura no ensino pré-escolar – alguns contributos
title_sort A introdução de hábitos de leitura no ensino pré-escolar – alguns contributos
author Silva, Mariana Antunes da
author_facet Silva, Mariana Antunes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Custódio, Pedro Balaus, 1964-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mariana Antunes da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Hábitos de Leitura
Crianças
Estratégias
Promoção da Leitura
topic Educação Pré-Escolar
Hábitos de Leitura
Crianças
Estratégias
Promoção da Leitura
description O presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, e está intitulado de “Introdução de hábitos de leitura no Ensino Pré-Escolar”. O documento aborda temas como a promoção de hábitos de leitura ao longo do Ensino Pré-Escolar, o papel do educador e da família na promoção de hábitos de leitura das crianças, bem como dos espaços que as rodeiam e estratégias para a promoção de hábitos de leitura, entre outros. Este relatório é um documento reflexivo e crítico, onde são descritas atividades e estratégias colocadas em prática no decorrer do estágio em Educação Pré-Escolar onde o principal foco das atividades era criar uma rotina/hábito de leitura semanal. Com esta prática foi possível perceber e compreender quais os hábitos de leitura das crianças no Jardim de infância, e também em casa com as suas famílias através de conversas e questões que iam sendo colocadas às crianças. Foi possível verificar nesta prática quais as crianças que ao longo do tempo se iam interessando pela área da biblioteca da sala. Através da investigação realizada para este relatório é possível perceber e compreender aspetos importantes a ter em conta no desenvolvimento das crianças através das histórias. É ainda possível perceber quais as competências orais que as crianças são capazes de adquirir através da mediação de histórias. Assim sendo, pretende-se através deste relatório refletir sobre as práticas e percecionar a importância das histórias no desenvolvimento social e cognitivo das crianças. Para que este desenvolvimento decorra com sucesso não podemos deixar de enfatizar a importância do papel do educador e da família neste processo, mas também realçar que a criança também tem um papel fulcral neste desenvolvimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-28T09:07:45Z
2021-01-01T00:00:00Z
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/36899
202734757
url http://hdl.handle.net/10400.26/36899
identifier_str_mv 202734757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130034657558528