¿A favor o en contra?: el debate como estrategia para promover la expresión e interacción orales en la clase ELE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/70483 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Espanhol Língua Segunda / Língua Estrangeira |
id |
RCAP_9433766bf61f939550cd204d3dae9ba8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/70483 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
¿A favor o en contra?: el debate como estrategia para promover la expresión e interacción orales en la clase ELEA favor o en contra: el debate como estrategia para promover la expresión e interacción orales en la clase ELE¿A favor ou contra? O debate como estratégia para promover a expressão e a interação oral nas aulas de Espanhol Lingua SegundaA favor ou contra?: o debate como estratégia para promover a expressão e a interação oral nas aulas de Espanhol Lingua Segunda¿Pro or con?: the debate as a strategy to promote the oral expression and interaction in Spanish as a second language classPro or con?: the debate as a strategy to promote the oral expression and interaction in Spanish as a second language classDebateEstrategiasExpresiónInteracciónOralidadeExpressãoInteraçãoStrategyInteractionExpressionOralityHumanidades::Línguas e LiteraturasRelatório de estágio de mestrado em Espanhol Língua Segunda / Língua EstrangeiraEl presente trabajo de investigación-acción sobre el debate como estrategia para promover la expresión e interacción orales en la clase ELE es el resultado del trabajo final de las prácticas del Máster en Español como Segunda Lengua (L2) y Lengua Extranjera (LE) realizadas en el Instituto de Letras y Ciencias Humanas de la Universidade do Minho. Este proyecto constituye una reflexión final sobre un proceso de investigación realizado en tres fases: a) la observación directa de clases, b) la intervención en el aula y c) el análisis de los resultados obtenidos. Mediante una propuesta de enseñanza por tareas y teniendo como tarea final la realización de un debate, se propuso una unidad didáctica en la cual prevaleció la importancia de las tareas facilitadoras. Para ello, se propusieron actividades no solo pensadas para potenciar en el estudiante la conversación, la exposición y la argumentación, macrofunciones posibles de trabajar con dicho grupo de alumnos, sino también y sin dejar de lado, actividades para afianzar las competencias escrita, gramatical y auditiva. De igual manera, para hacer la fase de intervención aún más activa y dinámica, se creó un blog no solo a manera de memoria de la experiencia, sino también con el fin de que los alumnos pudieran continuamente encontrar y revisar, en cada entrada del blog, vocabulario relacionado con sus respectivos temas de debate, estrategias de expresión oral, recursos comunicativos, preguntas e información para reflexionar sobre sus respectivos temas y, finalmente, ejercicios para realizar tanto en casa como en el aula. El proyecto enmarcará, entonces, todas las fases estudiadas, las principales actividades desempeñadas y un detallado análisis de los resultados conseguidos a modo de conclusión de la investigación.O presente trabalho de investigação-ação sobre o debate como uma estratégia para promover a expressão oral e interação na classe ELE é o resultado do trabalho final da prática do Mestrado em Espanhol como Segunda Língua (L2) e Língua Estrangeira (LE) realizado no Instituto de Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho. Este projeto constitui uma reflexão final sobre um processo de investigação realizado em três fases: a) a observação direta de classes, b) a intervenção em sala de aula e c) análise dos resultados obtidos. Por meio de uma proposta de ensino por tarefas e tendo como tarefa final a realização de um debate, foi proposta uma unidade didática na qual prevaleceu a importância das tarefas facilitadoras. Para isso, propusemos atividades não apenas destinadas a aprimorar a conversação, exposição e argumentação do aluno, possíveis funções de trabalho com esse grupo de alunos, mas também e sem deixar de lado, atividades para fortalecer as habilidades escritas, gramaticais e auditivas. Da mesma forma, para tornar a fase de intervenção ainda mais ativa e dinâmica, um blog foi criado não apenas como uma memoria da experiência; mas também, a fim de que os alunos pudessem encontrar e revisar em cada entrada do blog, vocabulário pertinente aos seus respetivos temas de debate, estratégias de expressão oral, recursos comunicativos, perguntas e informações para refletir sobre seus respetivos temas e, finalmente, exercícios a serem feitos tanto em casa como em sala de aula. O projeto irá então enquadrar todas as fases estudadas, as principais atividades realizadas e uma análise detalhada dos resultados alcançados por meio da conclusão da investigação.The present action-research project on the debate as a strategy to promote oral expression and interaction in the ELE class, is the result of the final work of the practice of the Master in Spanish as a second language (L2) and a Foreign Language (LE) held in Institute of Arts and Humanities of the University of Minho. This project constitutes a final reflection on a research process carried out in three phases: a) The direct observation of classes, b) the intervention in the classroom and c) analysis of the results obtained. Through a proposal of teaching for tasks and having as a final task the realization of a debate, a didactic unit was proposed in which the importance of facilitating tasks prevailed. For this, we proposed activities not only aimed at improving the conversation, exposure and argumentation of the student, possible work functions with this group of students, but also and without leaving aside, activities to strengthen the written skills, Grammatical and auditory. Likewise, to make the intervention phase even more active and dynamic, a blog was created not only as a memoire of the experience; but also, that students could regularly find and review in each blog entry, vocabulary pertinent to their respective topics of debate, oral expression strategies, communicative resources, questions and information to reflect on their respective subjects and, finally, exercises to be done both at home and in the classroom. The project will then frame all the phases studied, the main activities performed and a detailed analysis of the results achieved through the conclusion of the investigation.Pazos-Justo, CarlosOtero Doval, HermindaUniversidade do MinhoBejarano, Mariella20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/70483spa202627594info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:41Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/70483Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:59:56.574565Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
¿A favor o en contra?: el debate como estrategia para promover la expresión e interacción orales en la clase ELE A favor o en contra: el debate como estrategia para promover la expresión e interacción orales en la clase ELE ¿A favor ou contra? O debate como estratégia para promover a expressão e a interação oral nas aulas de Espanhol Lingua Segunda A favor ou contra?: o debate como estratégia para promover a expressão e a interação oral nas aulas de Espanhol Lingua Segunda ¿Pro or con?: the debate as a strategy to promote the oral expression and interaction in Spanish as a second language class Pro or con?: the debate as a strategy to promote the oral expression and interaction in Spanish as a second language class |
title |
¿A favor o en contra?: el debate como estrategia para promover la expresión e interacción orales en la clase ELE |
spellingShingle |
¿A favor o en contra?: el debate como estrategia para promover la expresión e interacción orales en la clase ELE Bejarano, Mariella Debate Estrategias Expresión Interacción Oralidade Expressão Interação Strategy Interaction Expression Orality Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
¿A favor o en contra?: el debate como estrategia para promover la expresión e interacción orales en la clase ELE |
title_full |
¿A favor o en contra?: el debate como estrategia para promover la expresión e interacción orales en la clase ELE |
title_fullStr |
¿A favor o en contra?: el debate como estrategia para promover la expresión e interacción orales en la clase ELE |
title_full_unstemmed |
¿A favor o en contra?: el debate como estrategia para promover la expresión e interacción orales en la clase ELE |
title_sort |
¿A favor o en contra?: el debate como estrategia para promover la expresión e interacción orales en la clase ELE |
author |
Bejarano, Mariella |
author_facet |
Bejarano, Mariella |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pazos-Justo, Carlos Otero Doval, Herminda Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bejarano, Mariella |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Debate Estrategias Expresión Interacción Oralidade Expressão Interação Strategy Interaction Expression Orality Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Debate Estrategias Expresión Interacción Oralidade Expressão Interação Strategy Interaction Expression Orality Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Espanhol Língua Segunda / Língua Estrangeira |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/70483 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/70483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202627594 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132393052831744 |