Análisis de la interacción oral en clase de ele para aprendices brasileños del noveno año de la enseñanza fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOURA, Gessica Marques.
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: spa
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37181
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar a interação oral entre professor e estudante no processo de ensino-aprendizagem de ELE em um grupo de aprendizes brasileiros do ensino médio em escola pública. Esta pesquisa é guiada pelos conceitos da oralidade (Amor, 1994; Marcuschi, 2003, 2004; Nanun, 2011; Krashen, 1985), Interação Oral (Goffman, 1964, 1967, 1971; Sinclair; Coulthard, 1975; Vygostsky, 1977, 1995; Mehan, 1978; Alberto; Py, 1986), Abordagem ao Ensino de Línguas Estrangeiras (Richards; Odgers, 1983, 1996, 1998; Breen, 1987; Nunan, 1989; Candlin, 1990; Luzón; Sória, 1999; Molina, 2016; Martí, 2017; Ortiz, 2014; Oliveira, 2019). Os dados foram obtidos através observações de aula que foram gravadas com gravador de voz e transcritas ao final, questionário e entrevista. Os resultados mostraram que nas aulas de espanhol como língua estrangeiro, é dado tratamento inadequado ao desenvolvimento da oralidade em decorrência da uso excessivo do português pelo professor que, além disso, se apropria da maior parte do turnos de fala, o que deixa pouco espaço para os alunos elaborarem discursos significativos na língua alvo. Este trabalho contou com as autorizações pertinentes e necessárias para a Comite de Ética.
id UFCG_3a1d1b2d0acb2424acbf356e4a866ad0
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/37181
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Análisis de la interacción oral en clase de ele para aprendices brasileños del noveno año de la enseñanza fundamental.Analysis of oral interaction in the classroom for learners Brazilians of the ninth year of fundamental teaching.Análisis de la interacción oral en el aula para estudiantes. Brasileños del noveno año de enseñanza fundamental.Língua espanhola – estudo e ensino.OralidadeInteração OralEnfoque de ensinoSpanish Language – Study and teachingOralityInteraction OralTeaching focusLengua española – estudio y enseñanzaOralidadeInteracción OralEnfoque docenteLetrasO objetivo desta pesquisa é analisar a interação oral entre professor e estudante no processo de ensino-aprendizagem de ELE em um grupo de aprendizes brasileiros do ensino médio em escola pública. Esta pesquisa é guiada pelos conceitos da oralidade (Amor, 1994; Marcuschi, 2003, 2004; Nanun, 2011; Krashen, 1985), Interação Oral (Goffman, 1964, 1967, 1971; Sinclair; Coulthard, 1975; Vygostsky, 1977, 1995; Mehan, 1978; Alberto; Py, 1986), Abordagem ao Ensino de Línguas Estrangeiras (Richards; Odgers, 1983, 1996, 1998; Breen, 1987; Nunan, 1989; Candlin, 1990; Luzón; Sória, 1999; Molina, 2016; Martí, 2017; Ortiz, 2014; Oliveira, 2019). Os dados foram obtidos através observações de aula que foram gravadas com gravador de voz e transcritas ao final, questionário e entrevista. Os resultados mostraram que nas aulas de espanhol como língua estrangeiro, é dado tratamento inadequado ao desenvolvimento da oralidade em decorrência da uso excessivo do português pelo professor que, além disso, se apropria da maior parte do turnos de fala, o que deixa pouco espaço para os alunos elaborarem discursos significativos na língua alvo. Este trabalho contou com as autorizações pertinentes e necessárias para a Comite de Ética.The objective of this research is to analyze the oral interaction between teacher and student in the teaching-learning process of ELE in a group of Brazilian learners of secondary education in a public school. This research is guided by the concepts of orality (Amor, 1994; Marcuschi, 2003, 2004; Nanun, 2011; Krashen, 1985), Interaction Oral (Goffman, 1964, 1967, 1971; Sinclair; Coulthard, 1975; Vygostsky, 1977, 1995; Mehan, 1978; Albert; Py, 1986), Approach to Foreign Language Teaching (Richards; Odgers, 1983, 1996, 1998; Breen, 1987; Nunan, 1989; Candlin, 1990; Luzon; Soria, 1999; Molina, 2016; Martí, 2017; Ortiz, 2014; Oliveira, 2019). The data was obtained through class observations that were recorded with a voice recorder and transcribed at the end, questionnaire and interview. The results showed that in Spanish as a language classes foreigner, inadequate treatment is given to the development of orality as a result of excessive use of Portuguese by the teacher who, in addition, appropriates most of the speaking turns, which leaves little room for students to craft meaningful speeches in the target language. This work had the relevant and necessary authorizations for the Ethics Committee.La presente investigación tiene como objetivo analizar la interacción oral entre profesor y alumno en el proceso de enseñanza-aprendizaje de ELE en un grupo de aprendices brasileños de la educación secundaria de una escuela pública. Esta investigación se guía por los conceptos de oralidad (Amor, 1994; Marcuschi, 2003, 2004; Nanun, 2011; Krashen, 1985), Interacción Oral (Goffman, 1964, 1967, 1971; Sinclair; Coulthard, 1975; Vygostsky, 1977, 1995; Mehan, 1978; Alber; Py, 1986), Enfoque De Enseñanza De Lenguas Extranjeras (Richards; Odgers, 1983, 1996, 1998; Breen, 1987; Nunan, 1989; Candlin, 1990; Luzón; Soria, 1999; Molina, 2016; Martí, 2017; Ortiz, 2014; Oliveira, 2019). Los datos fueron obtenidos a través de observaciones de clases que fueron grabadas con una grabadora de voz y transcritas al final, cuestionario y entrevista. Los resultados mostraron que en las clases de español como lengua extranjera se dispensa un tratamiento inadecuado al desarrollo de la oralidad como resultado de un uso excesivo del portugués por el docente quien, además, se apropia de la mayoría de los turnos de habla, lo que deja poco espacio para que los alumnos elaboren discursos significativos en la lengua meta. Este trabajo contó con las autorizaciones pertinentes y necesarias para el Comité de Ética.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGTASET, Idelso Espinosa.Espinosa, I.http://lattes.cnpq.br/2636005288639730CAVALCANTE, Lorena Gois de Lima.CAVALCANTE, L. G. L.http://lattes.cnpq.br/8017793000827253CAMÊLO, Akyla Mayara Araújo.CAMÊLO, Á. M. A.CAMÊLO, Ákyla Mayara Araújo.http://lattes.cnpq.br/6843606575277435MOURA, Gessica Marques.2024-05-162024-08-08T12:01:40Z2024-08-082024-08-08T12:01:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37181MOURA, Gessica Marques. Análisis de la interacción oral en clase de ele para aprendices brasileños del noveno año de la enseñanza fundamental. 2024. 71 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37181spainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-08T13:00:13Zoai:localhost:riufcg/37181Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-08T13:00:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análisis de la interacción oral en clase de ele para aprendices brasileños del noveno año de la enseñanza fundamental.
Analysis of oral interaction in the classroom for learners Brazilians of the ninth year of fundamental teaching.
Análisis de la interacción oral en el aula para estudiantes. Brasileños del noveno año de enseñanza fundamental.
title Análisis de la interacción oral en clase de ele para aprendices brasileños del noveno año de la enseñanza fundamental.
spellingShingle Análisis de la interacción oral en clase de ele para aprendices brasileños del noveno año de la enseñanza fundamental.
MOURA, Gessica Marques.
Língua espanhola – estudo e ensino.
Oralidade
Interação Oral
Enfoque de ensino
Spanish Language – Study and teaching
Orality
Interaction Oral
Teaching focus
Lengua española – estudio y enseñanza
Oralidade
Interacción Oral
Enfoque docente
Letras
title_short Análisis de la interacción oral en clase de ele para aprendices brasileños del noveno año de la enseñanza fundamental.
title_full Análisis de la interacción oral en clase de ele para aprendices brasileños del noveno año de la enseñanza fundamental.
title_fullStr Análisis de la interacción oral en clase de ele para aprendices brasileños del noveno año de la enseñanza fundamental.
title_full_unstemmed Análisis de la interacción oral en clase de ele para aprendices brasileños del noveno año de la enseñanza fundamental.
title_sort Análisis de la interacción oral en clase de ele para aprendices brasileños del noveno año de la enseñanza fundamental.
author MOURA, Gessica Marques.
author_facet MOURA, Gessica Marques.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv TASET, Idelso Espinosa.
Espinosa, I.
http://lattes.cnpq.br/2636005288639730
CAVALCANTE, Lorena Gois de Lima.
CAVALCANTE, L. G. L.
http://lattes.cnpq.br/8017793000827253
CAMÊLO, Akyla Mayara Araújo.
CAMÊLO, Á. M. A.
CAMÊLO, Ákyla Mayara Araújo.
http://lattes.cnpq.br/6843606575277435
dc.contributor.author.fl_str_mv MOURA, Gessica Marques.
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola – estudo e ensino.
Oralidade
Interação Oral
Enfoque de ensino
Spanish Language – Study and teaching
Orality
Interaction Oral
Teaching focus
Lengua española – estudio y enseñanza
Oralidade
Interacción Oral
Enfoque docente
Letras
topic Língua espanhola – estudo e ensino.
Oralidade
Interação Oral
Enfoque de ensino
Spanish Language – Study and teaching
Orality
Interaction Oral
Teaching focus
Lengua española – estudio y enseñanza
Oralidade
Interacción Oral
Enfoque docente
Letras
description O objetivo desta pesquisa é analisar a interação oral entre professor e estudante no processo de ensino-aprendizagem de ELE em um grupo de aprendizes brasileiros do ensino médio em escola pública. Esta pesquisa é guiada pelos conceitos da oralidade (Amor, 1994; Marcuschi, 2003, 2004; Nanun, 2011; Krashen, 1985), Interação Oral (Goffman, 1964, 1967, 1971; Sinclair; Coulthard, 1975; Vygostsky, 1977, 1995; Mehan, 1978; Alberto; Py, 1986), Abordagem ao Ensino de Línguas Estrangeiras (Richards; Odgers, 1983, 1996, 1998; Breen, 1987; Nunan, 1989; Candlin, 1990; Luzón; Sória, 1999; Molina, 2016; Martí, 2017; Ortiz, 2014; Oliveira, 2019). Os dados foram obtidos através observações de aula que foram gravadas com gravador de voz e transcritas ao final, questionário e entrevista. Os resultados mostraram que nas aulas de espanhol como língua estrangeiro, é dado tratamento inadequado ao desenvolvimento da oralidade em decorrência da uso excessivo do português pelo professor que, além disso, se apropria da maior parte do turnos de fala, o que deixa pouco espaço para os alunos elaborarem discursos significativos na língua alvo. Este trabalho contou com as autorizações pertinentes e necessárias para a Comite de Ética.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-16
2024-08-08T12:01:40Z
2024-08-08
2024-08-08T12:01:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37181
MOURA, Gessica Marques. Análisis de la interacción oral en clase de ele para aprendices brasileños del noveno año de la enseñanza fundamental. 2024. 71 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37181
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37181
identifier_str_mv MOURA, Gessica Marques. Análisis de la interacción oral en clase de ele para aprendices brasileños del noveno año de la enseñanza fundamental. 2024. 71 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37181
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744632687362048