Más allá de los tópicos : a cultura no ensino de Espanhol Língua Estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Susana Santos Marques de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8556
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Português e Espanhol, Universidade de Lisboa, 2012
id RCAP_8915ed39fc3a6daaa8bf91b20022d35d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8556
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Más allá de los tópicos : a cultura no ensino de Espanhol Língua EstrangeiraEstereótiposCompetências culturaisEnsino da língua espanholaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Português e Espanhol, Universidade de Lisboa, 2012É hoje inquestionável que uma língua não poder ser aprendida sem que esteja inserida no seu contexto sociocultural. Um breve percurso pela história da didática das línguas estrangeiras permite-nos concluir que a cultura nem sempre recebeu o justo tratamento, tendo sido vista apenas como mero adorno. Só a partir da década de setenta, e já com o método comunicativo, é que começamos a verificar a preocupação por desenvolver a competência sociocultural. Consideramos que se deve entender por competência sociocultural o conjunto de saberes que o aluno possui para usar de forma eficaz a língua numa situação comunicativa, evitando limitar o conhecimento a um conjunto de estereótipos que se apresentam como verdades absolutas. Em culturas tão próximas como a portuguesa e a espanhola, poderíamos ser levados a pensar que esta questão não é de suma importância. No entanto, uma análise a alguns manuais com uma presença significativa nas nossas escolas e um levantamento de dados junto de um grupo considerável de alunos de espanhol língua estrangeira revelam-nos precisamente o contrário. Em suma, trabalhar a cultura espanhola no contexto português revela-se um desafio na medida em que o professor terá de ter um papel ativo na desconstrução de um (des)conhecimento que faz parte da bagagem cultural do aluno e que lhe é imputado por vários agentes da sociedade.Hoy no quedan dudas sobre la importancia del contexto sociocultural cuando se aprende una lengua extranjera. Si analizamos la historia de la didáctica de las lenguas extranjeras, nos damos cuenta de que la cultura no siempre ha sido considerada un aspecto a privilegiar en la enseñanza. Fue a partir de la década de setenta, ya con el método comunicativo, cuando vemos surgir la preocupación por desarrollar la competencia sociocultural. Consideramos que ésta es el conjunto de conocimientos que el alumno posee y que le permite desenvolverse en un contexto comunicativo de forma eficaz. Este conocimiento deberá estar aislado del conjunto de tópicos que siempre se presentan como verdades absolutas sobre una sociedad. Podríamos pensar que en culturas tan cercanas como la portuguesa y la española esto no sería un problema, sin embargo el análisis de algunos manuales y una encuesta a un grupo de alumnos que estudian español nos revela lo contrario. En resumen, trabajar la cultura española en el contexto de enseñanza portugués es un desafío al profesor que tendrá que asumir un papel activo en la desconstrucción del (des)conocimiento sobre la realidad sociocultural española que el alumno adquiere en su entorno y que lleva al aula.Santos Rovira, José MaríaLéon Acosta, J., 1963-Repositório da Universidade de LisboaAraújo, Susana Santos Marques de2013-05-29T09:47:47Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8556TID:201433532porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:11:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8556Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:11:46Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Más allá de los tópicos : a cultura no ensino de Espanhol Língua Estrangeira
title Más allá de los tópicos : a cultura no ensino de Espanhol Língua Estrangeira
spellingShingle Más allá de los tópicos : a cultura no ensino de Espanhol Língua Estrangeira
Araújo, Susana Santos Marques de
Estereótipos
Competências culturais
Ensino da língua espanhola
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
title_short Más allá de los tópicos : a cultura no ensino de Espanhol Língua Estrangeira
title_full Más allá de los tópicos : a cultura no ensino de Espanhol Língua Estrangeira
title_fullStr Más allá de los tópicos : a cultura no ensino de Espanhol Língua Estrangeira
title_full_unstemmed Más allá de los tópicos : a cultura no ensino de Espanhol Língua Estrangeira
title_sort Más allá de los tópicos : a cultura no ensino de Espanhol Língua Estrangeira
author Araújo, Susana Santos Marques de
author_facet Araújo, Susana Santos Marques de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos Rovira, José María
Léon Acosta, J., 1963-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Susana Santos Marques de
dc.subject.por.fl_str_mv Estereótipos
Competências culturais
Ensino da língua espanhola
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
topic Estereótipos
Competências culturais
Ensino da língua espanhola
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Português e Espanhol, Universidade de Lisboa, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-05-29T09:47:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8556
TID:201433532
url http://hdl.handle.net/10451/8556
identifier_str_mv TID:201433532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817548790735831040