Boys reading : um projeto sobre como motivar rapazes adolescentes para a literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Natividade
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Abrantes, Manuela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6437
Resumo: Este artigo aborda o problema da motivação para a leitura, especialmente no caso dos rapazes com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos. Algumas investigações evidenciam que os rapazes leem menos do que as raparigas porque eles não estão intrinsecamente motivados e não lhes é proporcionado o acesso ao tipo de livros que poderão gostar. Apresentamos, aqui, parte de um Projeto Europeu, Boys Reading, como um bom exemplo da possibilidade de conquistar leitores relutantes para os livros. Na verdade, se os rapazes estiverem verdadeiramente motivados e contactarem com textos que apreciem, as suas atitudes mudam e podem tornar-se leitores. São apresentados dois estudos de caso desenvolvidos em duas escolas diferentes em Portugal, com algumas evidências de que é possível transformar leitores relutantes em leitores ávidos.
id RCAP_948597e0404762dd58347e3109247276
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6437
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Boys reading : um projeto sobre como motivar rapazes adolescentes para a literaturaBoys reading : a project about how to motivate teenage boys for readingLeituras de rapazesMotivaçãoLeitores relutantesLeitores ávidosBoys readingMotivationReluctant readersAvid readersLecturas de chicosMotivaciónLectores renuentesLectores ávidosEste artigo aborda o problema da motivação para a leitura, especialmente no caso dos rapazes com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos. Algumas investigações evidenciam que os rapazes leem menos do que as raparigas porque eles não estão intrinsecamente motivados e não lhes é proporcionado o acesso ao tipo de livros que poderão gostar. Apresentamos, aqui, parte de um Projeto Europeu, Boys Reading, como um bom exemplo da possibilidade de conquistar leitores relutantes para os livros. Na verdade, se os rapazes estiverem verdadeiramente motivados e contactarem com textos que apreciem, as suas atitudes mudam e podem tornar-se leitores. São apresentados dois estudos de caso desenvolvidos em duas escolas diferentes em Portugal, com algumas evidências de que é possível transformar leitores relutantes em leitores ávidos.This paper deals with the problem of motivation for reading especially among boys aged between 10-15 years old.There is some research evidence that boys read less than girls because they are not intrinsically motivated, and it is not offered the type of books they like. Part of an European project, Boys Reading, is presented here as a good example of the possibility of gaining reluctant readers for books. In fact, if boys are really motivated, contacting with texts they appreciate, their attitudes change and they may become readers. Two case studies developed in two different schools in Portugal are presented, giving some evidence that it is possible to change reluctant readers into avid ones.Este artículo aborda el problema de la motivación para la lectura, especialmente en el caso de los jóvenes de edades comprendidas entre los 10 y los 15 años. Algunas investigaciones demuestran que los chicos leen menos que las chicas porque no están intrínsecamente motivados y, además, no les es proporcionado el acceso al tipo de libros que les pueden gustar. Presentamos aquí parte de un Proyecto Europeo, Boys Reading, como un buen ejemplo de la posibilidad de conquistar lectores reticentes a los libros. En realidad, si los chicos están verdaderamente motivados y se ponen en contacto con textos que aprecian, sus actitudes hacia los libros cambian, pudiendo así convertirse en lectores. Presentamos dos estudios de caso, realizados en dos escuelas diferentes en Portugal, que arrojan algunas evidencias acerca de que es posible convertir a los jóvenes lectores renuentes en lectores ávidos.Universidade do Sul de Santa CatarinaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPires, NatividadeAbrantes, Manuela2019-03-29T10:12:05Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6437porPIRES, N.; ABRANTES, M. (2018) - Boys reading : um projeto sobre como motivar rapazes adolescentes para a literatura. Poiésis : revista do programa de pós-graduação em educação. ISSN-e 2179-2534. Vol. 12, nº Especial, p. 136-152.2179-2534info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:25Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6437Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:05.450885Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Boys reading : um projeto sobre como motivar rapazes adolescentes para a literatura
Boys reading : a project about how to motivate teenage boys for reading
title Boys reading : um projeto sobre como motivar rapazes adolescentes para a literatura
spellingShingle Boys reading : um projeto sobre como motivar rapazes adolescentes para a literatura
Pires, Natividade
Leituras de rapazes
Motivação
Leitores relutantes
Leitores ávidos
Boys reading
Motivation
Reluctant readers
Avid readers
Lecturas de chicos
Motivación
Lectores renuentes
Lectores ávidos
title_short Boys reading : um projeto sobre como motivar rapazes adolescentes para a literatura
title_full Boys reading : um projeto sobre como motivar rapazes adolescentes para a literatura
title_fullStr Boys reading : um projeto sobre como motivar rapazes adolescentes para a literatura
title_full_unstemmed Boys reading : um projeto sobre como motivar rapazes adolescentes para a literatura
title_sort Boys reading : um projeto sobre como motivar rapazes adolescentes para a literatura
author Pires, Natividade
author_facet Pires, Natividade
Abrantes, Manuela
author_role author
author2 Abrantes, Manuela
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Natividade
Abrantes, Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv Leituras de rapazes
Motivação
Leitores relutantes
Leitores ávidos
Boys reading
Motivation
Reluctant readers
Avid readers
Lecturas de chicos
Motivación
Lectores renuentes
Lectores ávidos
topic Leituras de rapazes
Motivação
Leitores relutantes
Leitores ávidos
Boys reading
Motivation
Reluctant readers
Avid readers
Lecturas de chicos
Motivación
Lectores renuentes
Lectores ávidos
description Este artigo aborda o problema da motivação para a leitura, especialmente no caso dos rapazes com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos. Algumas investigações evidenciam que os rapazes leem menos do que as raparigas porque eles não estão intrinsecamente motivados e não lhes é proporcionado o acesso ao tipo de livros que poderão gostar. Apresentamos, aqui, parte de um Projeto Europeu, Boys Reading, como um bom exemplo da possibilidade de conquistar leitores relutantes para os livros. Na verdade, se os rapazes estiverem verdadeiramente motivados e contactarem com textos que apreciem, as suas atitudes mudam e podem tornar-se leitores. São apresentados dois estudos de caso desenvolvidos em duas escolas diferentes em Portugal, com algumas evidências de que é possível transformar leitores relutantes em leitores ávidos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-03-29T10:12:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6437
url http://hdl.handle.net/10400.11/6437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PIRES, N.; ABRANTES, M. (2018) - Boys reading : um projeto sobre como motivar rapazes adolescentes para a literatura. Poiésis : revista do programa de pós-graduação em educação. ISSN-e 2179-2534. Vol. 12, nº Especial, p. 136-152.
2179-2534
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130832599777280