Relutant readers and school reading practices: Learning the pleasure of reading with Harry Potter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Renata Junqueira de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Via Atlântica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/84299
Resumo: Esse artigo discute a inserção da escola no âmbito das culturas juvenis, estimulando-a a articular leitura, tecnologias, mídia e conectividade. Utilizando-se de pesquisa bibliográfica e de resultados obtidos em uma investigação (Quadros, 2011), as autoras efetuam o percurso característico do leitor, que pode se identificar, no processo inicial de formação, com o perfil do leitor relutante (Jobe e Sakari, 1999), mas que gradualmente, por meio de práticas escolares, se apropria culturalmente, do poder e do controle da leitura. Os resultados apontam para a responsabilidade social da escola, na construção histórico-cultural do perfil e do repertório de seus jovens leitores. 
id USP-32_ecbe33eb4a99961a06eee8377081fa79
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/84299
network_acronym_str USP-32
network_name_str Via Atlântica (Online)
repository_id_str
spelling Relutant readers and school reading practices: Learning the pleasure of reading with Harry PotterLeitores Relutantes e Práticas Escolares de Leitura Juvenil: aprendendo o prazer de ler, com Harry PotterYouth literatureReading practicesReluctant readersLiteratura JuvenilPráticas de LeituraLeitores RelutantesEsse artigo discute a inserção da escola no âmbito das culturas juvenis, estimulando-a a articular leitura, tecnologias, mídia e conectividade. Utilizando-se de pesquisa bibliográfica e de resultados obtidos em uma investigação (Quadros, 2011), as autoras efetuam o percurso característico do leitor, que pode se identificar, no processo inicial de formação, com o perfil do leitor relutante (Jobe e Sakari, 1999), mas que gradualmente, por meio de práticas escolares, se apropria culturalmente, do poder e do controle da leitura. Os resultados apontam para a responsabilidade social da escola, na construção histórico-cultural do perfil e do repertório de seus jovens leitores. This paper examines the insertion of youth cultures into school, to encourage it to articulate reading, technologies, media and connectivity.  Through bibliographic research and outcomes from investigation (Quadros, 2011), we outline the reader’s usual path, which can fit, within one’s early education, as reluctant reader (Jobe e Sakari, 1999). Through educational practices, readers may gradually take cultural control of reading process. The outcomes point out to a school’s social responsibility regards to the young readers’ repertoire of cultural profile.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2014-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/8429910.11606/va.v0i26.84299Via Atlântica; v. 15 n. 2 (2014): Literatura, cultura e juventude; 81-95Via Atlântica; Vol. 15 No. 2 (2014): Literatura, cultura e juventude; 81-952317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/84299/105437https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/84299/195281Copyright (c) 2014 Renata Junqueira de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Renata Junqueira de2023-06-26T13:39:25Zoai:revistas.usp.br:article/84299Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:39:25Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relutant readers and school reading practices: Learning the pleasure of reading with Harry Potter
Leitores Relutantes e Práticas Escolares de Leitura Juvenil: aprendendo o prazer de ler, com Harry Potter
title Relutant readers and school reading practices: Learning the pleasure of reading with Harry Potter
spellingShingle Relutant readers and school reading practices: Learning the pleasure of reading with Harry Potter
Souza, Renata Junqueira de
Youth literature
Reading practices
Reluctant readers
Literatura Juvenil
Práticas de Leitura
Leitores Relutantes
title_short Relutant readers and school reading practices: Learning the pleasure of reading with Harry Potter
title_full Relutant readers and school reading practices: Learning the pleasure of reading with Harry Potter
title_fullStr Relutant readers and school reading practices: Learning the pleasure of reading with Harry Potter
title_full_unstemmed Relutant readers and school reading practices: Learning the pleasure of reading with Harry Potter
title_sort Relutant readers and school reading practices: Learning the pleasure of reading with Harry Potter
author Souza, Renata Junqueira de
author_facet Souza, Renata Junqueira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Renata Junqueira de
dc.subject.por.fl_str_mv Youth literature
Reading practices
Reluctant readers
Literatura Juvenil
Práticas de Leitura
Leitores Relutantes
topic Youth literature
Reading practices
Reluctant readers
Literatura Juvenil
Práticas de Leitura
Leitores Relutantes
description Esse artigo discute a inserção da escola no âmbito das culturas juvenis, estimulando-a a articular leitura, tecnologias, mídia e conectividade. Utilizando-se de pesquisa bibliográfica e de resultados obtidos em uma investigação (Quadros, 2011), as autoras efetuam o percurso característico do leitor, que pode se identificar, no processo inicial de formação, com o perfil do leitor relutante (Jobe e Sakari, 1999), mas que gradualmente, por meio de práticas escolares, se apropria culturalmente, do poder e do controle da leitura. Os resultados apontam para a responsabilidade social da escola, na construção histórico-cultural do perfil e do repertório de seus jovens leitores. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/84299
10.11606/va.v0i26.84299
url https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/84299
identifier_str_mv 10.11606/va.v0i26.84299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/84299/105437
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/84299/195281
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Renata Junqueira de Souza
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Renata Junqueira de Souza
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Via Atlântica; v. 15 n. 2 (2014): Literatura, cultura e juventude; 81-95
Via Atlântica; Vol. 15 No. 2 (2014): Literatura, cultura e juventude; 81-95
2317-8086
1516-5159
reponame:Via Atlântica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Via Atlântica (Online)
collection Via Atlântica (Online)
repository.name.fl_str_mv Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv viatlan24@gmail.com
_version_ 1800222041027117056