Relutant readers and school reading practices: Learning the pleasure of reading with Harry Potter
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Via Atlântica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/84299 |
Resumo: | Esse artigo discute a inserção da escola no âmbito das culturas juvenis, estimulando-a a articular leitura, tecnologias, mídia e conectividade. Utilizando-se de pesquisa bibliográfica e de resultados obtidos em uma investigação (Quadros, 2011), as autoras efetuam o percurso característico do leitor, que pode se identificar, no processo inicial de formação, com o perfil do leitor relutante (Jobe e Sakari, 1999), mas que gradualmente, por meio de práticas escolares, se apropria culturalmente, do poder e do controle da leitura. Os resultados apontam para a responsabilidade social da escola, na construção histórico-cultural do perfil e do repertório de seus jovens leitores. |
id |
USP-32_ecbe33eb4a99961a06eee8377081fa79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/84299 |
network_acronym_str |
USP-32 |
network_name_str |
Via Atlântica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relutant readers and school reading practices: Learning the pleasure of reading with Harry PotterLeitores Relutantes e Práticas Escolares de Leitura Juvenil: aprendendo o prazer de ler, com Harry PotterYouth literatureReading practicesReluctant readersLiteratura JuvenilPráticas de LeituraLeitores RelutantesEsse artigo discute a inserção da escola no âmbito das culturas juvenis, estimulando-a a articular leitura, tecnologias, mídia e conectividade. Utilizando-se de pesquisa bibliográfica e de resultados obtidos em uma investigação (Quadros, 2011), as autoras efetuam o percurso característico do leitor, que pode se identificar, no processo inicial de formação, com o perfil do leitor relutante (Jobe e Sakari, 1999), mas que gradualmente, por meio de práticas escolares, se apropria culturalmente, do poder e do controle da leitura. Os resultados apontam para a responsabilidade social da escola, na construção histórico-cultural do perfil e do repertório de seus jovens leitores. This paper examines the insertion of youth cultures into school, to encourage it to articulate reading, technologies, media and connectivity. Through bibliographic research and outcomes from investigation (Quadros, 2011), we outline the reader’s usual path, which can fit, within one’s early education, as reluctant reader (Jobe e Sakari, 1999). Through educational practices, readers may gradually take cultural control of reading process. The outcomes point out to a school’s social responsibility regards to the young readers’ repertoire of cultural profile.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2014-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/8429910.11606/va.v0i26.84299Via Atlântica; v. 15 n. 2 (2014): Literatura, cultura e juventude; 81-95Via Atlântica; Vol. 15 No. 2 (2014): Literatura, cultura e juventude; 81-952317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/84299/105437https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/84299/195281Copyright (c) 2014 Renata Junqueira de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Renata Junqueira de2023-06-26T13:39:25Zoai:revistas.usp.br:article/84299Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:39:25Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relutant readers and school reading practices: Learning the pleasure of reading with Harry Potter Leitores Relutantes e Práticas Escolares de Leitura Juvenil: aprendendo o prazer de ler, com Harry Potter |
title |
Relutant readers and school reading practices: Learning the pleasure of reading with Harry Potter |
spellingShingle |
Relutant readers and school reading practices: Learning the pleasure of reading with Harry Potter Souza, Renata Junqueira de Youth literature Reading practices Reluctant readers Literatura Juvenil Práticas de Leitura Leitores Relutantes |
title_short |
Relutant readers and school reading practices: Learning the pleasure of reading with Harry Potter |
title_full |
Relutant readers and school reading practices: Learning the pleasure of reading with Harry Potter |
title_fullStr |
Relutant readers and school reading practices: Learning the pleasure of reading with Harry Potter |
title_full_unstemmed |
Relutant readers and school reading practices: Learning the pleasure of reading with Harry Potter |
title_sort |
Relutant readers and school reading practices: Learning the pleasure of reading with Harry Potter |
author |
Souza, Renata Junqueira de |
author_facet |
Souza, Renata Junqueira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Renata Junqueira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Youth literature Reading practices Reluctant readers Literatura Juvenil Práticas de Leitura Leitores Relutantes |
topic |
Youth literature Reading practices Reluctant readers Literatura Juvenil Práticas de Leitura Leitores Relutantes |
description |
Esse artigo discute a inserção da escola no âmbito das culturas juvenis, estimulando-a a articular leitura, tecnologias, mídia e conectividade. Utilizando-se de pesquisa bibliográfica e de resultados obtidos em uma investigação (Quadros, 2011), as autoras efetuam o percurso característico do leitor, que pode se identificar, no processo inicial de formação, com o perfil do leitor relutante (Jobe e Sakari, 1999), mas que gradualmente, por meio de práticas escolares, se apropria culturalmente, do poder e do controle da leitura. Os resultados apontam para a responsabilidade social da escola, na construção histórico-cultural do perfil e do repertório de seus jovens leitores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/84299 10.11606/va.v0i26.84299 |
url |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/84299 |
identifier_str_mv |
10.11606/va.v0i26.84299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/84299/105437 https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/84299/195281 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Renata Junqueira de Souza https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Renata Junqueira de Souza https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Via Atlântica; v. 15 n. 2 (2014): Literatura, cultura e juventude; 81-95 Via Atlântica; Vol. 15 No. 2 (2014): Literatura, cultura e juventude; 81-95 2317-8086 1516-5159 reponame:Via Atlântica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Via Atlântica (Online) |
collection |
Via Atlântica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
viatlan24@gmail.com |
_version_ |
1800222041027117056 |