Práticas de comunicação em sala de aula nos ciclos iniciais do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/15030 |
Resumo: | Neste texto, pretendemos analisar quatro dimensões (clareza, fundamentação, lógica, profundidade) da capacidade de comunicação escrita produzida por alunos do 5.º ano de escolaridade quando comentam, em grupo, trabalhos dos restantes colegas ou resolvem tarefas individualmente. Os episódios de aula apresentados integram-se em experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas por duas futuras professoras, ao longo dos seus estágios profissionais, que assumiram a comunicação em sala de aula como eixo integrador da prática letiva. A análise aponta para melhores desempenhos em clareza e em lógica e para maiores dificuldades em profundidade e em fundamentação, especialmente, na justificação dos raciocínios e processos seguidos. |
id |
RCAP_948fdb6918e5898a1413b246a6f55775 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15030 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas de comunicação em sala de aula nos ciclos iniciais do ensino básicoCommunication practices in the classroom in the initial cycles of basic educationComunicaçãoComunicação escritaEnsino básicoExperiências de ensino e aprendizagemNeste texto, pretendemos analisar quatro dimensões (clareza, fundamentação, lógica, profundidade) da capacidade de comunicação escrita produzida por alunos do 5.º ano de escolaridade quando comentam, em grupo, trabalhos dos restantes colegas ou resolvem tarefas individualmente. Os episódios de aula apresentados integram-se em experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas por duas futuras professoras, ao longo dos seus estágios profissionais, que assumiram a comunicação em sala de aula como eixo integrador da prática letiva. A análise aponta para melhores desempenhos em clareza e em lógica e para maiores dificuldades em profundidade e em fundamentação, especialmente, na justificação dos raciocínios e processos seguidos.In this text, we intend to analyze four dimensions (clarity, reasoning, logic, depth) of 5th grade students’ written communication abilities in the classroom when they comment on the work of the other students or solve tasks individually. The classroom episodes presented are part of teaching and learning experiences developed by two prospective teachers, throughout their professional internships, that took the communication in the classroom as an integrating axis of the practice. The analysis points to better performances in both clarity and logic and to greater difficulties in both depth and reasoning, especially in the justifications of the reasonings followed.Universidade da CoruñaBiblioteca Digital do IPBPires, Manuel Vara2018-01-25T11:48:26Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/15030porPires, Manuel Vara (2017). Práticas de comunicação em sala de aula nos ciclos iniciais do ensino básico = Communication practices in the classroom in the initial cycles of basic education. Revista de Estúdios e Investigación en Psicologia y Educación. ISSN 2386-7418. 9, p. 90-952386-741810.17979/reipe.2017.0.09.3026info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:35:28Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15030Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:49.611935Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de comunicação em sala de aula nos ciclos iniciais do ensino básico Communication practices in the classroom in the initial cycles of basic education |
title |
Práticas de comunicação em sala de aula nos ciclos iniciais do ensino básico |
spellingShingle |
Práticas de comunicação em sala de aula nos ciclos iniciais do ensino básico Pires, Manuel Vara Comunicação Comunicação escrita Ensino básico Experiências de ensino e aprendizagem |
title_short |
Práticas de comunicação em sala de aula nos ciclos iniciais do ensino básico |
title_full |
Práticas de comunicação em sala de aula nos ciclos iniciais do ensino básico |
title_fullStr |
Práticas de comunicação em sala de aula nos ciclos iniciais do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Práticas de comunicação em sala de aula nos ciclos iniciais do ensino básico |
title_sort |
Práticas de comunicação em sala de aula nos ciclos iniciais do ensino básico |
author |
Pires, Manuel Vara |
author_facet |
Pires, Manuel Vara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Manuel Vara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Comunicação escrita Ensino básico Experiências de ensino e aprendizagem |
topic |
Comunicação Comunicação escrita Ensino básico Experiências de ensino e aprendizagem |
description |
Neste texto, pretendemos analisar quatro dimensões (clareza, fundamentação, lógica, profundidade) da capacidade de comunicação escrita produzida por alunos do 5.º ano de escolaridade quando comentam, em grupo, trabalhos dos restantes colegas ou resolvem tarefas individualmente. Os episódios de aula apresentados integram-se em experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas por duas futuras professoras, ao longo dos seus estágios profissionais, que assumiram a comunicação em sala de aula como eixo integrador da prática letiva. A análise aponta para melhores desempenhos em clareza e em lógica e para maiores dificuldades em profundidade e em fundamentação, especialmente, na justificação dos raciocínios e processos seguidos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-01-25T11:48:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/15030 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/15030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pires, Manuel Vara (2017). Práticas de comunicação em sala de aula nos ciclos iniciais do ensino básico = Communication practices in the classroom in the initial cycles of basic education. Revista de Estúdios e Investigación en Psicologia y Educación. ISSN 2386-7418. 9, p. 90-95 2386-7418 10.17979/reipe.2017.0.09.3026 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135296623738880 |