Avaliação do comportamento térmico de pavilhões de produção de frangos em Moçambique.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUSSULE, M.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Baptista, F.J.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/27197
Resumo: Em Moçambique, localizado no Sudeste da África, a carne de frango representa a maior fonte proteica para a alimentação da população. No entanto, os sistemas de produção continuam a ser pouco eficientes e enfrentam dificuldades na adequação das construções às características climáticas. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o desempenho térmico dos pavilhões de produção de frango, tendo como estudos de caso a Província de Maputo. A avaliação teve em consideração as características dos elementos construtivos, dimensões médias dos aviários do pequeno e médio produtor, o número de frangos produzidos, as necessidades de ventilação e a influência do clima exterior no ambiente interior, na criação de frangos de 1ª semana e 4ª semana de idade. O balanço térmico considerou o calor sensível produzido pelos frangos, as trocas de calor sensível através da envolvente e da ventilação, representado pela equação simplificada. Verificou-se que a principal entrada de calor no interior dos aviários ocorre pela ventilação e pela alta incidência de radiação solar sobre a cobertura, alcançando temperaturas de 40 °C no verão. No período do inverno o dano é amenizado. Os resultados permitem concluir que existe necessidade de adequação das infraestruturas para atender às exigências de conforto dos frangos.
id RCAP_94e754e5d7303156cc8fd9b0796cd74d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/27197
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação do comportamento térmico de pavilhões de produção de frangos em Moçambique.Província de Maputocondicionamento ambientalaviários de frangosEm Moçambique, localizado no Sudeste da África, a carne de frango representa a maior fonte proteica para a alimentação da população. No entanto, os sistemas de produção continuam a ser pouco eficientes e enfrentam dificuldades na adequação das construções às características climáticas. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o desempenho térmico dos pavilhões de produção de frango, tendo como estudos de caso a Província de Maputo. A avaliação teve em consideração as características dos elementos construtivos, dimensões médias dos aviários do pequeno e médio produtor, o número de frangos produzidos, as necessidades de ventilação e a influência do clima exterior no ambiente interior, na criação de frangos de 1ª semana e 4ª semana de idade. O balanço térmico considerou o calor sensível produzido pelos frangos, as trocas de calor sensível através da envolvente e da ventilação, representado pela equação simplificada. Verificou-se que a principal entrada de calor no interior dos aviários ocorre pela ventilação e pela alta incidência de radiação solar sobre a cobertura, alcançando temperaturas de 40 °C no verão. No período do inverno o dano é amenizado. Os resultados permitem concluir que existe necessidade de adequação das infraestruturas para atender às exigências de conforto dos frangos.Proc. X Congresso de Agro-Engenharia, Huesca2020-02-21T11:22:14Z2020-02-212019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/27197http://hdl.handle.net/10174/27197porGUSSULE, M. e BAPTISTA, F. 2019. Avaliação do comportamento térmico de pavilhões de produção de frangos em Moçambique. In Proc. X Congresso de Agro-Engenharia, Huesca. pp 56-64. doi: 10.26754/c_agroing.2019.com.4230.partilhar com ICAAM/MEDndfb@uevora.pt580GUSSULE, M.Baptista, F.J.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:22:31Zoai:dspace.uevora.pt:10174/27197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:17:18.687524Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do comportamento térmico de pavilhões de produção de frangos em Moçambique.
title Avaliação do comportamento térmico de pavilhões de produção de frangos em Moçambique.
spellingShingle Avaliação do comportamento térmico de pavilhões de produção de frangos em Moçambique.
GUSSULE, M.
Província de Maputo
condicionamento ambiental
aviários de frangos
title_short Avaliação do comportamento térmico de pavilhões de produção de frangos em Moçambique.
title_full Avaliação do comportamento térmico de pavilhões de produção de frangos em Moçambique.
title_fullStr Avaliação do comportamento térmico de pavilhões de produção de frangos em Moçambique.
title_full_unstemmed Avaliação do comportamento térmico de pavilhões de produção de frangos em Moçambique.
title_sort Avaliação do comportamento térmico de pavilhões de produção de frangos em Moçambique.
author GUSSULE, M.
author_facet GUSSULE, M.
Baptista, F.J.
author_role author
author2 Baptista, F.J.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GUSSULE, M.
Baptista, F.J.
dc.subject.por.fl_str_mv Província de Maputo
condicionamento ambiental
aviários de frangos
topic Província de Maputo
condicionamento ambiental
aviários de frangos
description Em Moçambique, localizado no Sudeste da África, a carne de frango representa a maior fonte proteica para a alimentação da população. No entanto, os sistemas de produção continuam a ser pouco eficientes e enfrentam dificuldades na adequação das construções às características climáticas. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o desempenho térmico dos pavilhões de produção de frango, tendo como estudos de caso a Província de Maputo. A avaliação teve em consideração as características dos elementos construtivos, dimensões médias dos aviários do pequeno e médio produtor, o número de frangos produzidos, as necessidades de ventilação e a influência do clima exterior no ambiente interior, na criação de frangos de 1ª semana e 4ª semana de idade. O balanço térmico considerou o calor sensível produzido pelos frangos, as trocas de calor sensível através da envolvente e da ventilação, representado pela equação simplificada. Verificou-se que a principal entrada de calor no interior dos aviários ocorre pela ventilação e pela alta incidência de radiação solar sobre a cobertura, alcançando temperaturas de 40 °C no verão. No período do inverno o dano é amenizado. Os resultados permitem concluir que existe necessidade de adequação das infraestruturas para atender às exigências de conforto dos frangos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2020-02-21T11:22:14Z
2020-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/27197
http://hdl.handle.net/10174/27197
url http://hdl.handle.net/10174/27197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv GUSSULE, M. e BAPTISTA, F. 2019. Avaliação do comportamento térmico de pavilhões de produção de frangos em Moçambique. In Proc. X Congresso de Agro-Engenharia, Huesca. pp 56-64. doi: 10.26754/c_agroing.2019.com.4230.
partilhar com ICAAM/MED
nd
fb@uevora.pt
580
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Proc. X Congresso de Agro-Engenharia, Huesca
publisher.none.fl_str_mv Proc. X Congresso de Agro-Engenharia, Huesca
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136655423045632