Animação Sociocultural e Educação para a diversidade: estudo de caso de uma escola do 1º ciclo do ensino básico de Vila Real
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11814 |
Resumo: | Com a crescente movimentação da sociedade e em busca da garantia dos direitos individuais, há uma preocupação mundial para a inclusão social, em acolher a todos sem discriminação e com qualidade de vida, com intuito de promover uma convivência mais justa e igualitária. O caminho a percorrer se inicia no sistema educacional, em que se prevê o encontro do maior número de pessoas que se socializam por meio da comunicação, com expressões de formas de vida diferenciadas. Essa diversidade de pessoas de várias culturas, com necessidades educacionais especiais e outras pluralidades, pressiona a rutura de um paradigma impregnado por muito tempo na antiga formação da sociedade, exigindo hoje, da educação formal, novas estratégias para satisfazer a demanda atual. É nessa ótica de mudança de padronização que a Animação Sociocultural pode contribuir para com uma educação para a diversidade, por ter em sua génese a didática do diálogo e da participação, por estar envolvida com a comunidade, favorecer as aprendizagens, reduzir os conflitos, respeitar as diferenças, minimizar a exclusão, dar aporte a uma educação /socioeducativa, favorecendo ao indivíduo seu desenvolvimento completo para exercer a sua cidadania. |
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