Animação Sociocultural e Educação para a diversidade: estudo de caso de uma escola do 1º ciclo do ensino básico de Vila Real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Sandra Regina Alves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11814
Resumo: Com a crescente movimentação da sociedade e em busca da garantia dos direitos individuais, há uma preocupação mundial para a inclusão social, em acolher a todos sem discriminação e com qualidade de vida, com intuito de promover uma convivência mais justa e igualitária. O caminho a percorrer se inicia no sistema educacional, em que se prevê o encontro do maior número de pessoas que se socializam por meio da comunicação, com expressões de formas de vida diferenciadas. Essa diversidade de pessoas de várias culturas, com necessidades educacionais especiais e outras pluralidades, pressiona a rutura de um paradigma impregnado por muito tempo na antiga formação da sociedade, exigindo hoje, da educação formal, novas estratégias para satisfazer a demanda atual. É nessa ótica de mudança de padronização que a Animação Sociocultural pode contribuir para com uma educação para a diversidade, por ter em sua génese a didática do diálogo e da participação, por estar envolvida com a comunidade, favorecer as aprendizagens, reduzir os conflitos, respeitar as diferenças, minimizar a exclusão, dar aporte a uma educação /socioeducativa, favorecendo ao indivíduo seu desenvolvimento completo para exercer a sua cidadania.
id RCAP_94ece35586a7a889f161c81242c5f18a
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/11814
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Animação Sociocultural e Educação para a diversidade: estudo de caso de uma escola do 1º ciclo do ensino básico de Vila RealAnimação SocioculturalEducação para a DiversidadeCom a crescente movimentação da sociedade e em busca da garantia dos direitos individuais, há uma preocupação mundial para a inclusão social, em acolher a todos sem discriminação e com qualidade de vida, com intuito de promover uma convivência mais justa e igualitária. O caminho a percorrer se inicia no sistema educacional, em que se prevê o encontro do maior número de pessoas que se socializam por meio da comunicação, com expressões de formas de vida diferenciadas. Essa diversidade de pessoas de várias culturas, com necessidades educacionais especiais e outras pluralidades, pressiona a rutura de um paradigma impregnado por muito tempo na antiga formação da sociedade, exigindo hoje, da educação formal, novas estratégias para satisfazer a demanda atual. É nessa ótica de mudança de padronização que a Animação Sociocultural pode contribuir para com uma educação para a diversidade, por ter em sua génese a didática do diálogo e da participação, por estar envolvida com a comunidade, favorecer as aprendizagens, reduzir os conflitos, respeitar as diferenças, minimizar a exclusão, dar aporte a uma educação /socioeducativa, favorecendo ao indivíduo seu desenvolvimento completo para exercer a sua cidadania.With the growing movement of society and in search of guaranteeing individual rights, there is a worldwide concern for social inclusion, to welcome everyone without discrimination and with quality of life, to promote a more just and egalitarian coexistence. The way to go starts with the educational system, where the greatest number of people who socialize through communication are expected to meet, with expressions of different ways of life. This diversity of people from different cultures, with special educational needs and other pluralities, pressures the rupture of a paradigm impregnated for a long time in the old formation of society, demanding today, from formal education, new strategies to satisfy the current demand. It is from this perspective of change in standardization that Sociocultural Animation can contribute to an education for diversity, for having in its genesis the didactics of dialogue and participation, for being involved with the community, promoting learning, reducing conflicts, respecting differences, minimize exclusion, contribute to an education/socio-educational, favoring the individual's complete development to exercise his/her citizenship.2023-10-19T09:23:44Z2022-09-06T00:00:00Z2022-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11814porSiqueira, Sandra Regina Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:55:29Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11814Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:08.575416Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Animação Sociocultural e Educação para a diversidade: estudo de caso de uma escola do 1º ciclo do ensino básico de Vila Real
title Animação Sociocultural e Educação para a diversidade: estudo de caso de uma escola do 1º ciclo do ensino básico de Vila Real
spellingShingle Animação Sociocultural e Educação para a diversidade: estudo de caso de uma escola do 1º ciclo do ensino básico de Vila Real
Siqueira, Sandra Regina Alves
Animação Sociocultural
Educação para a Diversidade
title_short Animação Sociocultural e Educação para a diversidade: estudo de caso de uma escola do 1º ciclo do ensino básico de Vila Real
title_full Animação Sociocultural e Educação para a diversidade: estudo de caso de uma escola do 1º ciclo do ensino básico de Vila Real
title_fullStr Animação Sociocultural e Educação para a diversidade: estudo de caso de uma escola do 1º ciclo do ensino básico de Vila Real
title_full_unstemmed Animação Sociocultural e Educação para a diversidade: estudo de caso de uma escola do 1º ciclo do ensino básico de Vila Real
title_sort Animação Sociocultural e Educação para a diversidade: estudo de caso de uma escola do 1º ciclo do ensino básico de Vila Real
author Siqueira, Sandra Regina Alves
author_facet Siqueira, Sandra Regina Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Sandra Regina Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Animação Sociocultural
Educação para a Diversidade
topic Animação Sociocultural
Educação para a Diversidade
description Com a crescente movimentação da sociedade e em busca da garantia dos direitos individuais, há uma preocupação mundial para a inclusão social, em acolher a todos sem discriminação e com qualidade de vida, com intuito de promover uma convivência mais justa e igualitária. O caminho a percorrer se inicia no sistema educacional, em que se prevê o encontro do maior número de pessoas que se socializam por meio da comunicação, com expressões de formas de vida diferenciadas. Essa diversidade de pessoas de várias culturas, com necessidades educacionais especiais e outras pluralidades, pressiona a rutura de um paradigma impregnado por muito tempo na antiga formação da sociedade, exigindo hoje, da educação formal, novas estratégias para satisfazer a demanda atual. É nessa ótica de mudança de padronização que a Animação Sociocultural pode contribuir para com uma educação para a diversidade, por ter em sua génese a didática do diálogo e da participação, por estar envolvida com a comunidade, favorecer as aprendizagens, reduzir os conflitos, respeitar as diferenças, minimizar a exclusão, dar aporte a uma educação /socioeducativa, favorecendo ao indivíduo seu desenvolvimento completo para exercer a sua cidadania.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-06T00:00:00Z
2022-09-06
2023-10-19T09:23:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/11814
url http://hdl.handle.net/10348/11814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137149205872640