Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ j.i. Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma do 7ºG, no ano letivo de 2018-2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paço, José Carlos Pereira do
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93481
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_cdf75b4e31627cde40be02041b1bfd7f
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93481
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ j.i. Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma do 7ºG, no ano letivo de 2018-2019TEACHER TRAINING REPORT, DEVELOPED IN THE ESCOLA BÁSICA INTEGRADA C / J.I. PROF. DR. FERRER CORREIA, TOGETHER WITH THE 7TH GRADE, IN THE LEADING YEAR 2018-2019Estágio PedagógicoEducação FísicaDiferenciação PedagógicaNecessidades Psicológicas BásicasEnsino-aprendizagemPedagogical InternshipPhysical EducationPedagogical DifferentiationBasic Psychological NeedsTeaching and learningRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaNo decorrer do nosso percurso enquanto discentes de Ciências do Desporto e Educação Física, foram-nos transmitidos inúmeros conteúdos relativos à prática pedagógica, desde a importância da elaboração de um plano anual, os estilos de ensino e às formas de instrução e gestão de uma aula. Agora como docentes, percebemos que tudo não passava de algumas frases bem construídas e teorias de grandes autores, até ao momento em que se inicia o Estágio Pedagógico. Assim sendo, é neste ano letivo que tudo o que nos foi transmitido pelos professores é posto à prova, estas frases e teorias ganham sentido, para isso, é essencial a interpretação do conhecimento adquirido para uma aplicação no contexto real do meio escolar.O relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, inserida no Mestrado de Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra, realizado na Escola Básica Integrada / JI Prof. Dr. Ferrer Correia.Este relatório é composto em três grandes capítulos. O primeiro descreve as expectativas e opções iniciais relativamente ao Estágio Pedagógico, assim como o enquadramento do meio escolar compreendendo toda a contextualização da prática desenvolvida. O segundo capítulo retrata a reflexão sobre a prática educativa, que envolve o planeamento, a intervenção pedagógica, a avaliação e a componente ético-profissional. O terceiro capítulo aborda o aprofundamento do tema-problema que analisa o impacto da diferenciação pedagógica nas necessidades psicológicas básicas dos alunos.Este estágio possibilitou uma evolução tanto a nível pessoal como a nível profissional. Esta formação inicial proporcionou diversas vivências que nos irão sempre acompanhar no nosso percurso enquanto profissionais. Esta nova etapa profere o fim da vida académica e o começo da vida profissional.During our course as students of sports science and physical education, we have been transmitted many contents related to the pedagogical practice, from the importance of the elaboration of an annual plan, the styles of teaching and the forms of instruction and management of a class. Now as teachers, we realized that everything was just a few well-constructed phrases and theories of great authors, until the moment in which the pedagogic stage begins. Therefore, it is in this academic year that everything that has been transmitted to us by teachers is put to the test, these phrases and theories make sense, for this, it is essential the interpretation of the knowledge acquired for an application in the real context of the school environment.Teacher Training, set in the Course of Master in Teaching Physical Education of Primary and Highschool Education of the Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, held at the Escola Básica Integrada / JI Prof. Dr. Ferrer Correia.This report is composed of three major chapters. The first one describes the initial expectations and options regarding the pedagogical stage, as well as the school environment framework encompassing all the contextualization of the developed practice. The second chapter reflects the reflection on the educational practice, which involves planning, pedagogical intervention, evaluation and ethical-professional component. The third chapter addresses the deepening of the problem-theme that analyzes the impact of pedagogical differentiation on the basic psychological needs of students.This stage allowed for an evolution both personally and professionally. This initial training provided several experiences that will always accompany us in our career as professionals. This new stage dictates the end of academic life and the beginning of professional life.2019-07-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93481http://hdl.handle.net/10316/93481TID:202673537porPaço, José Carlos Pereira doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:49:56Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93481Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:24.413190Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ j.i. Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma do 7ºG, no ano letivo de 2018-2019
TEACHER TRAINING REPORT, DEVELOPED IN THE ESCOLA BÁSICA INTEGRADA C / J.I. PROF. DR. FERRER CORREIA, TOGETHER WITH THE 7TH GRADE, IN THE LEADING YEAR 2018-2019
title Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ j.i. Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma do 7ºG, no ano letivo de 2018-2019
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ j.i. Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma do 7ºG, no ano letivo de 2018-2019
Paço, José Carlos Pereira do
Estágio Pedagógico
Educação Física
Diferenciação Pedagógica
Necessidades Psicológicas Básicas
Ensino-aprendizagem
Pedagogical Internship
Physical Education
Pedagogical Differentiation
Basic Psychological Needs
Teaching and learning
title_short Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ j.i. Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma do 7ºG, no ano letivo de 2018-2019
title_full Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ j.i. Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma do 7ºG, no ano letivo de 2018-2019
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ j.i. Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma do 7ºG, no ano letivo de 2018-2019
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ j.i. Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma do 7ºG, no ano letivo de 2018-2019
title_sort Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ j.i. Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma do 7ºG, no ano letivo de 2018-2019
author Paço, José Carlos Pereira do
author_facet Paço, José Carlos Pereira do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paço, José Carlos Pereira do
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Diferenciação Pedagógica
Necessidades Psicológicas Básicas
Ensino-aprendizagem
Pedagogical Internship
Physical Education
Pedagogical Differentiation
Basic Psychological Needs
Teaching and learning
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Diferenciação Pedagógica
Necessidades Psicológicas Básicas
Ensino-aprendizagem
Pedagogical Internship
Physical Education
Pedagogical Differentiation
Basic Psychological Needs
Teaching and learning
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93481
http://hdl.handle.net/10316/93481
TID:202673537
url http://hdl.handle.net/10316/93481
identifier_str_mv TID:202673537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134019934224384