Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o jogo simbólico como potenciador da experiência cultural das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Patrícia Alexandra de Matos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23568
Resumo: Este relatório de estágio, inserido no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Creche e Jardim de Infância tem como objetivo a reflexão sobre a forma como o jogo simbólico potencia a experiência cultural das crianças. No decorrer do relatório, referenciei aspetos de fundamentação teórica, de forma, a com-preender a importância de brincar em educação de infância; a criança e o jogo simbólico apontan-do nas perspetivas de Piaget, Vigotsky e Winnicott na evolução do jogo; o contributo do jogo dramático no desenvolvimento da criança e finalmente o desenvolvimento da atividade lúdica no âmbito do conhecimento cultural. Pretendo ao longo do relatório ainda, clarificar através da minha pesquisa ação o papel do jogo simbólico como potenciador da experiência cultural das crianças dando ênfase à forma como planifiquei e intervim na valorização deste tema; Abstract: The symbolic game as leverage effect of children experience cultural. This internship report, included in the scope of the curricular units of Supervised Teaching Practice in Nursery and Kindergarten aims to reflect on how the symbolic game enhances the experience cultural development of children. In the course of the report, I referred aspects of theoretical foundation, in order to understand the importance of playing in childhood education; the child and the symbolic game pointing in the perspectives of Piaget, Vigotsky and Winnicott in the evolution of the game; the contribution of dramatic play in the child's development, and finally the development of playful activity in the context of cultural knowledge. Throughout the report, I intend to clarify through my action research the role of symbolic play as an enhancer of children's cultural experience, emphasizing the way I planned and intervened in the appreciation of this theme.
id RCAP_9576a4127d851edcba2a52445a0fc8af
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/23568
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o jogo simbólico como potenciador da experiência cultural das criançasJogarBrincarDesenvolvimentoConhecimento cultural e atividade lúdicaGamePlayDevelopmentCultural knowledge and playful activityEste relatório de estágio, inserido no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Creche e Jardim de Infância tem como objetivo a reflexão sobre a forma como o jogo simbólico potencia a experiência cultural das crianças. No decorrer do relatório, referenciei aspetos de fundamentação teórica, de forma, a com-preender a importância de brincar em educação de infância; a criança e o jogo simbólico apontan-do nas perspetivas de Piaget, Vigotsky e Winnicott na evolução do jogo; o contributo do jogo dramático no desenvolvimento da criança e finalmente o desenvolvimento da atividade lúdica no âmbito do conhecimento cultural. Pretendo ao longo do relatório ainda, clarificar através da minha pesquisa ação o papel do jogo simbólico como potenciador da experiência cultural das crianças dando ênfase à forma como planifiquei e intervim na valorização deste tema; Abstract: The symbolic game as leverage effect of children experience cultural. This internship report, included in the scope of the curricular units of Supervised Teaching Practice in Nursery and Kindergarten aims to reflect on how the symbolic game enhances the experience cultural development of children. In the course of the report, I referred aspects of theoretical foundation, in order to understand the importance of playing in childhood education; the child and the symbolic game pointing in the perspectives of Piaget, Vigotsky and Winnicott in the evolution of the game; the contribution of dramatic play in the child's development, and finally the development of playful activity in the context of cultural knowledge. Throughout the report, I intend to clarify through my action research the role of symbolic play as an enhancer of children's cultural experience, emphasizing the way I planned and intervened in the appreciation of this theme.Universidade de Évora2018-10-08T17:25:31Z2018-10-082018-06-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/23568http://hdl.handle.net/10174/23568TID:201970805porDepartamento de Pedagogia e Educaçãopatricia.a.m.oliveira@gmail.com672Oliveira, Patrícia Alexandra de Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:15:48Zoai:dspace.uevora.pt:10174/23568Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:23.498146Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o jogo simbólico como potenciador da experiência cultural das crianças
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o jogo simbólico como potenciador da experiência cultural das crianças
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o jogo simbólico como potenciador da experiência cultural das crianças
Oliveira, Patrícia Alexandra de Matos
Jogar
Brincar
Desenvolvimento
Conhecimento cultural e atividade lúdica
Game
Play
Development
Cultural knowledge and playful activity
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o jogo simbólico como potenciador da experiência cultural das crianças
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o jogo simbólico como potenciador da experiência cultural das crianças
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o jogo simbólico como potenciador da experiência cultural das crianças
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o jogo simbólico como potenciador da experiência cultural das crianças
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o jogo simbólico como potenciador da experiência cultural das crianças
author Oliveira, Patrícia Alexandra de Matos
author_facet Oliveira, Patrícia Alexandra de Matos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Patrícia Alexandra de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Jogar
Brincar
Desenvolvimento
Conhecimento cultural e atividade lúdica
Game
Play
Development
Cultural knowledge and playful activity
topic Jogar
Brincar
Desenvolvimento
Conhecimento cultural e atividade lúdica
Game
Play
Development
Cultural knowledge and playful activity
description Este relatório de estágio, inserido no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Creche e Jardim de Infância tem como objetivo a reflexão sobre a forma como o jogo simbólico potencia a experiência cultural das crianças. No decorrer do relatório, referenciei aspetos de fundamentação teórica, de forma, a com-preender a importância de brincar em educação de infância; a criança e o jogo simbólico apontan-do nas perspetivas de Piaget, Vigotsky e Winnicott na evolução do jogo; o contributo do jogo dramático no desenvolvimento da criança e finalmente o desenvolvimento da atividade lúdica no âmbito do conhecimento cultural. Pretendo ao longo do relatório ainda, clarificar através da minha pesquisa ação o papel do jogo simbólico como potenciador da experiência cultural das crianças dando ênfase à forma como planifiquei e intervim na valorização deste tema; Abstract: The symbolic game as leverage effect of children experience cultural. This internship report, included in the scope of the curricular units of Supervised Teaching Practice in Nursery and Kindergarten aims to reflect on how the symbolic game enhances the experience cultural development of children. In the course of the report, I referred aspects of theoretical foundation, in order to understand the importance of playing in childhood education; the child and the symbolic game pointing in the perspectives of Piaget, Vigotsky and Winnicott in the evolution of the game; the contribution of dramatic play in the child's development, and finally the development of playful activity in the context of cultural knowledge. Throughout the report, I intend to clarify through my action research the role of symbolic play as an enhancer of children's cultural experience, emphasizing the way I planned and intervened in the appreciation of this theme.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-08T17:25:31Z
2018-10-08
2018-06-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/23568
http://hdl.handle.net/10174/23568
TID:201970805
url http://hdl.handle.net/10174/23568
identifier_str_mv TID:201970805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
patricia.a.m.oliveira@gmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136625371906048