Prática de ensino supervisionada em creche:conceções e práticas de pedagogia diferenciada em pré-escolar e 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Liliana Filipa Guido da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1862
Resumo: Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_958da45146ab9345ed5178ab21488570
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1862
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em creche:conceções e práticas de pedagogia diferenciada em pré-escolar e 1º CEBpré-escolar1º Ciclo do Ensino Básicoestágiosestudo qualitativoexclusãointegraçãoinclusãopedagogia diferenciadapapel do educador/professorpreschool1st cycle of basic educationstagesqualitative studyexclusionintegrationinclusiondifferentiated pedagogyrole of educator/teacherRelatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Este relatório é uma síntese das aprendizagens adquiridas e experiências vividas durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, principalmente nos estágios. Ao longo deste documento serão apresentadas duas partes; na primeira são descritos e analisados os contextos de estágio onde estive inserida e as experiências neles vividas, o meu desenvolvimento profissional e o meu percurso investigativo; e na segunda procede-se ao aprofundamento de uma questão surgida durante as intervenções de estágio, nomeadamente “Pedagogia diferenciada: Quais as conceções e práticas utilizadas em educação pré-escolar e 1º ciclo?”. Através do estudo desta questão pretendo verificar como é que profissionais já no ativo e alunas do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico encaram a Pedagogia Diferenciada, nomeadamente quanto ao seu conceito, ao papel dos educadores/ professores na sua implementação, quais as estratégias utilizadas e quais as dificuldades sentidas durante a sua implementação. De modo a fundamentar a questão de estudo foi realizado um enquadramento teórico onde foi abordada a evolução da educação desde a exclusão à inclusão, a Pedagogia Diferenciada (conceito, estratégias, dificuldades e o papel do educador/professor), e um(a) estudo qualitativo que culminou em várias conclusões bastante curiosas.This report is a synthesis of lessons learned and experiences gained during the Masters in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education, mainly in stages. Throughout this document will follow two parts: the first are described and analyzed contexts stage where I inserted them and the experiences lived, my professional development and my investigative path, and in the second we proceed to the deepening of an issue that arose during interventions stage, including " Pedagogy Differentiated: What conceptions and practices used in pre-school and 1st cycle?". Through the study of this question I intend to analyze how professionals already on active and students of the Masters in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education face Pedagogy Differentiated, namely regarding its concept, the role of educators / teachers in your implementation, the strategies used and what the difficulties experienced during implementation. In order to substantiate the matter of study was a theoretical framework which addressed the evolution of education from exclusion to inclusion, Pedagogy Differentiated (concept, strategies, difficulties, and the role of the educator / teacher), and (a) qualitative study which resulted in several conclusions quite curious.Santos, LeonorRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSilva, Liliana Filipa Guido da2017-08-18T10:31:02Z2014-02-112014-02-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1862TID:201152258porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:06Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1862Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:02.513072Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em creche:conceções e práticas de pedagogia diferenciada em pré-escolar e 1º CEB
title Prática de ensino supervisionada em creche:conceções e práticas de pedagogia diferenciada em pré-escolar e 1º CEB
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em creche:conceções e práticas de pedagogia diferenciada em pré-escolar e 1º CEB
Silva, Liliana Filipa Guido da
pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
estágios
estudo qualitativo
exclusão
integração
inclusão
pedagogia diferenciada
papel do educador/professor
preschool
1st cycle of basic education
stages
qualitative study
exclusion
integration
inclusion
differentiated pedagogy
role of educator/teacher
title_short Prática de ensino supervisionada em creche:conceções e práticas de pedagogia diferenciada em pré-escolar e 1º CEB
title_full Prática de ensino supervisionada em creche:conceções e práticas de pedagogia diferenciada em pré-escolar e 1º CEB
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em creche:conceções e práticas de pedagogia diferenciada em pré-escolar e 1º CEB
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em creche:conceções e práticas de pedagogia diferenciada em pré-escolar e 1º CEB
title_sort Prática de ensino supervisionada em creche:conceções e práticas de pedagogia diferenciada em pré-escolar e 1º CEB
author Silva, Liliana Filipa Guido da
author_facet Silva, Liliana Filipa Guido da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Leonor
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Liliana Filipa Guido da
dc.subject.por.fl_str_mv pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
estágios
estudo qualitativo
exclusão
integração
inclusão
pedagogia diferenciada
papel do educador/professor
preschool
1st cycle of basic education
stages
qualitative study
exclusion
integration
inclusion
differentiated pedagogy
role of educator/teacher
topic pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
estágios
estudo qualitativo
exclusão
integração
inclusão
pedagogia diferenciada
papel do educador/professor
preschool
1st cycle of basic education
stages
qualitative study
exclusion
integration
inclusion
differentiated pedagogy
role of educator/teacher
description Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-11
2014-02-11T00:00:00Z
2017-08-18T10:31:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1862
TID:201152258
url http://hdl.handle.net/10400.15/1862
identifier_str_mv TID:201152258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137030384386048