"Afectividade: o desafio do professor no processo de ensino aprendizagem em escola pública nas turmas de 8ª série do ensino fundamental em Belém do Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Carmen Denise Cavalheiro de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12952
Resumo: A afetividade no ensino e aprendizagem abrange um campo de significações complexas como conceitos, preconceitos, estereótipos, discriminações, identidades, diferentes culturas entre outros. Daí, pensar-se serem esses os fatores que implicam na construção dos sujeitos nesse campo. Acredita-se que o afeto, educa e tornam os alunos educados. No entanto, esse sentimento na escola pública é raro ou pouco encontrado nos espaços escolares. O estudo baseia-se na metodologia fenomenológica, e investiga os fatores que influenciam a afetividade entre professor (a) e aluno (a) durante o processo ensino aprendizagem em escola pública em Belém do Pará, especificamente em turmas de 8ª série do ensino fundamental. Como objetivo geral, analisar os fatores que contribuem para afetividade entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem e como específicos, analisar a inserção afetiva na prática escolar em escola pública;identificar os aspectos que influenciam a afetividade na aprendizagem e analisar papel do professor no desenvolvimento da afetividade com os alunos no contexto da aprendizagem Foram observados diversos fatores que permeiam a afetividade escolar. Realizei a coleta de dados utilizando questionários, entrevistas semi-estruturada, observação participante e de grupos focais. Por meio da análise ideográfica tratou-se dos discursos produzidos pelos sujeitos individualmente, revelando tudo o que foi visto e ouvido, construindo os elementos estruturais do fenômeno, dados que foram analisados na pesquisa. Observou-se que a afetividade só será eficaz a partir do momento que houver um entrelaçamento e estreitamento de relações entre professor, aluno e pais para que juntos possam somar e alcançar o que tanto se vem lutando que é uma educação de qualidade. Pensar na afetividade nas escolas é preciso que se entenda que ela se dá antes de tudo na relação estabelecida entre alunos, professores, educadores, e funcionários da escola de um modo geral; ABSTRACT: The affectivity in the teaching and learning embraces a field of complex significances as concepts, prejudices, stereotypes, discriminations, identities, differences, culture among others. Then, to think be those the factors that implicate in the construction of the subjects in that field. It is believed that the affection, educates and they turn the educated students. However, that feeling in the public school is rare or little found in the school spaces. The study bases on the methodology phenomenological, and it investigates the factors that influence the affectivity among teachers (a) and student (a) during the process I teach learning in public school in Belém of Pará, specifically in groups of 8th series of the fundamental teaching. As objective generality, to analyze the factors that contribute for affectivity between professor and pupil in the education process and learning , specific, to analyze the affective insertion in the practical pertaining to school in public school; to analyze the influence of the affectivity in the learning and to analyze paper of the professor in the development of the affectivity with the pupils in the context of the learning They were observed several factors that permeate the school affectivity. The affectivity involves the student, the teacher, the family and your socioeconomic and cultural conditions, the school, the school system and the government. Each one with your portion of responsibility that needs to be assumed. The collection of data was accomplished through questionnaires, interviews semi-structured, participant observation and of focal groups. Through the analysis ideographic it was treated of the speeches produced individually by the subjects, revealing everything that was seen and ear, building the structural elements of the phenomenon, data that were analyzed in the research. It was observed that the affectivity will only be effective starting from the moment that there are an interlacement and narrowing of relationships among teacher, student and parents so that together they can add and to reach him/it that so much she are struggling that is a quality education. To think in the affectivity in the schools, it is necessary that understands each other that she feels before everything in the established relationship among students, teachers, educators, and employees of the school in a general way.
id RCAP_95e3ae1362064aa77e58f3a586c6a3b2
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12952
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Afectividade: o desafio do professor no processo de ensino aprendizagem em escola pública nas turmas de 8ª série do ensino fundamental em Belém do ParáAfetividadeRelação professor x alunoAprendizagem escolarAffectivityRelationship teacher x studentSchool learningA afetividade no ensino e aprendizagem abrange um campo de significações complexas como conceitos, preconceitos, estereótipos, discriminações, identidades, diferentes culturas entre outros. Daí, pensar-se serem esses os fatores que implicam na construção dos sujeitos nesse campo. Acredita-se que o afeto, educa e tornam os alunos educados. No entanto, esse sentimento na escola pública é raro ou pouco encontrado nos espaços escolares. O estudo baseia-se na metodologia fenomenológica, e investiga os fatores que influenciam a afetividade entre professor (a) e aluno (a) durante o processo ensino aprendizagem em escola pública em Belém do Pará, especificamente em turmas de 8ª série do ensino fundamental. Como objetivo geral, analisar os fatores que contribuem para afetividade entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem e como específicos, analisar a inserção afetiva na prática escolar em escola pública;identificar os aspectos que influenciam a afetividade na aprendizagem e analisar papel do professor no desenvolvimento da afetividade com os alunos no contexto da aprendizagem Foram observados diversos fatores que permeiam a afetividade escolar. Realizei a coleta de dados utilizando questionários, entrevistas semi-estruturada, observação participante e de grupos focais. Por meio da análise ideográfica tratou-se dos discursos produzidos pelos sujeitos individualmente, revelando tudo o que foi visto e ouvido, construindo os elementos estruturais do fenômeno, dados que foram analisados na pesquisa. Observou-se que a afetividade só será eficaz a partir do momento que houver um entrelaçamento e estreitamento de relações entre professor, aluno e pais para que juntos possam somar e alcançar o que tanto se vem lutando que é uma educação de qualidade. Pensar na afetividade nas escolas é preciso que se entenda que ela se dá antes de tudo na relação estabelecida entre alunos, professores, educadores, e funcionários da escola de um modo geral; ABSTRACT: The affectivity in the teaching and learning embraces a field of complex significances as concepts, prejudices, stereotypes, discriminations, identities, differences, culture among others. Then, to think be those the factors that implicate in the construction of the subjects in that field. It is believed that the affection, educates and they turn the educated students. However, that feeling in the public school is rare or little found in the school spaces. The study bases on the methodology phenomenological, and it investigates the factors that influence the affectivity among teachers (a) and student (a) during the process I teach learning in public school in Belém of Pará, specifically in groups of 8th series of the fundamental teaching. As objective generality, to analyze the factors that contribute for affectivity between professor and pupil in the education process and learning , specific, to analyze the affective insertion in the practical pertaining to school in public school; to analyze the influence of the affectivity in the learning and to analyze paper of the professor in the development of the affectivity with the pupils in the context of the learning They were observed several factors that permeate the school affectivity. The affectivity involves the student, the teacher, the family and your socioeconomic and cultural conditions, the school, the school system and the government. Each one with your portion of responsibility that needs to be assumed. The collection of data was accomplished through questionnaires, interviews semi-structured, participant observation and of focal groups. Through the analysis ideographic it was treated of the speeches produced individually by the subjects, revealing everything that was seen and ear, building the structural elements of the phenomenon, data that were analyzed in the research. It was observed that the affectivity will only be effective starting from the moment that there are an interlacement and narrowing of relationships among teacher, student and parents so that together they can add and to reach him/it that so much she are struggling that is a quality education. To think in the affectivity in the schools, it is necessary that understands each other that she feels before everything in the established relationship among students, teachers, educators, and employees of the school in a general way.Universidade de Évora2015-02-25T16:54:57Z2015-02-252011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12952http://hdl.handle.net/10174/12952porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Macedo, Carmen Denise Cavalheiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:57:03Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12952Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:02.657919Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Afectividade: o desafio do professor no processo de ensino aprendizagem em escola pública nas turmas de 8ª série do ensino fundamental em Belém do Pará
title "Afectividade: o desafio do professor no processo de ensino aprendizagem em escola pública nas turmas de 8ª série do ensino fundamental em Belém do Pará
spellingShingle "Afectividade: o desafio do professor no processo de ensino aprendizagem em escola pública nas turmas de 8ª série do ensino fundamental em Belém do Pará
Macedo, Carmen Denise Cavalheiro de
Afetividade
Relação professor x aluno
Aprendizagem escolar
Affectivity
Relationship teacher x student
School learning
title_short "Afectividade: o desafio do professor no processo de ensino aprendizagem em escola pública nas turmas de 8ª série do ensino fundamental em Belém do Pará
title_full "Afectividade: o desafio do professor no processo de ensino aprendizagem em escola pública nas turmas de 8ª série do ensino fundamental em Belém do Pará
title_fullStr "Afectividade: o desafio do professor no processo de ensino aprendizagem em escola pública nas turmas de 8ª série do ensino fundamental em Belém do Pará
title_full_unstemmed "Afectividade: o desafio do professor no processo de ensino aprendizagem em escola pública nas turmas de 8ª série do ensino fundamental em Belém do Pará
title_sort "Afectividade: o desafio do professor no processo de ensino aprendizagem em escola pública nas turmas de 8ª série do ensino fundamental em Belém do Pará
author Macedo, Carmen Denise Cavalheiro de
author_facet Macedo, Carmen Denise Cavalheiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Carmen Denise Cavalheiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Relação professor x aluno
Aprendizagem escolar
Affectivity
Relationship teacher x student
School learning
topic Afetividade
Relação professor x aluno
Aprendizagem escolar
Affectivity
Relationship teacher x student
School learning
description A afetividade no ensino e aprendizagem abrange um campo de significações complexas como conceitos, preconceitos, estereótipos, discriminações, identidades, diferentes culturas entre outros. Daí, pensar-se serem esses os fatores que implicam na construção dos sujeitos nesse campo. Acredita-se que o afeto, educa e tornam os alunos educados. No entanto, esse sentimento na escola pública é raro ou pouco encontrado nos espaços escolares. O estudo baseia-se na metodologia fenomenológica, e investiga os fatores que influenciam a afetividade entre professor (a) e aluno (a) durante o processo ensino aprendizagem em escola pública em Belém do Pará, especificamente em turmas de 8ª série do ensino fundamental. Como objetivo geral, analisar os fatores que contribuem para afetividade entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem e como específicos, analisar a inserção afetiva na prática escolar em escola pública;identificar os aspectos que influenciam a afetividade na aprendizagem e analisar papel do professor no desenvolvimento da afetividade com os alunos no contexto da aprendizagem Foram observados diversos fatores que permeiam a afetividade escolar. Realizei a coleta de dados utilizando questionários, entrevistas semi-estruturada, observação participante e de grupos focais. Por meio da análise ideográfica tratou-se dos discursos produzidos pelos sujeitos individualmente, revelando tudo o que foi visto e ouvido, construindo os elementos estruturais do fenômeno, dados que foram analisados na pesquisa. Observou-se que a afetividade só será eficaz a partir do momento que houver um entrelaçamento e estreitamento de relações entre professor, aluno e pais para que juntos possam somar e alcançar o que tanto se vem lutando que é uma educação de qualidade. Pensar na afetividade nas escolas é preciso que se entenda que ela se dá antes de tudo na relação estabelecida entre alunos, professores, educadores, e funcionários da escola de um modo geral; ABSTRACT: The affectivity in the teaching and learning embraces a field of complex significances as concepts, prejudices, stereotypes, discriminations, identities, differences, culture among others. Then, to think be those the factors that implicate in the construction of the subjects in that field. It is believed that the affection, educates and they turn the educated students. However, that feeling in the public school is rare or little found in the school spaces. The study bases on the methodology phenomenological, and it investigates the factors that influence the affectivity among teachers (a) and student (a) during the process I teach learning in public school in Belém of Pará, specifically in groups of 8th series of the fundamental teaching. As objective generality, to analyze the factors that contribute for affectivity between professor and pupil in the education process and learning , specific, to analyze the affective insertion in the practical pertaining to school in public school; to analyze the influence of the affectivity in the learning and to analyze paper of the professor in the development of the affectivity with the pupils in the context of the learning They were observed several factors that permeate the school affectivity. The affectivity involves the student, the teacher, the family and your socioeconomic and cultural conditions, the school, the school system and the government. Each one with your portion of responsibility that needs to be assumed. The collection of data was accomplished through questionnaires, interviews semi-structured, participant observation and of focal groups. Through the analysis ideographic it was treated of the speeches produced individually by the subjects, revealing everything that was seen and ear, building the structural elements of the phenomenon, data that were analyzed in the research. It was observed that the affectivity will only be effective starting from the moment that there are an interlacement and narrowing of relationships among teacher, student and parents so that together they can add and to reach him/it that so much she are struggling that is a quality education. To think in the affectivity in the schools, it is necessary that understands each other that she feels before everything in the established relationship among students, teachers, educators, and employees of the school in a general way.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2015-02-25T16:54:57Z
2015-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12952
http://hdl.handle.net/10174/12952
url http://hdl.handle.net/10174/12952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136545362411520