Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000300582 |
Resumo: | O cyberbullying, caracterizado como um dos tipos de violência em contexto educativo, apresenta-se como uma das principais causas do mal-estar vivido por seus protagonistas. O estudo inserido no Projeto Cyberbullying - o diagnóstico da situação em Portugalpretendeu compreender o fenômeno a partir das vivências de 118 estudantes do primeiro ano do Ensino Superior público português, que responderam a um questionário. Pudemos perceber a percepção dos alunos sobre o fenômeno e a importância que pares, professores e pais apresentam no enfrentamento e prevenção do cyberbullying. Tais resultados orientam-se no sentido do desenvolvimento sistêmico de comunidades que se fortalecem internamente para que cada um se sinta autorizado a intervir e a cuidar dos que nelas são vítimas de violência. |
id |
UFRGS-5_1d2c57b5416e7de2cb82595e656bd11b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722014000300582 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamentoCyberbullyingestratégias de enfrentamentoperspectivas dos alunosO cyberbullying, caracterizado como um dos tipos de violência em contexto educativo, apresenta-se como uma das principais causas do mal-estar vivido por seus protagonistas. O estudo inserido no Projeto Cyberbullying - o diagnóstico da situação em Portugalpretendeu compreender o fenômeno a partir das vivências de 118 estudantes do primeiro ano do Ensino Superior público português, que responderam a um questionário. Pudemos perceber a percepção dos alunos sobre o fenômeno e a importância que pares, professores e pais apresentam no enfrentamento e prevenção do cyberbullying. Tais resultados orientam-se no sentido do desenvolvimento sistêmico de comunidades que se fortalecem internamente para que cada um se sinta autorizado a intervir e a cuidar dos que nelas são vítimas de violência.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000300582Psicologia: Reflexão e Crítica v.27 n.3 2014reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/1678-7153.201427320info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Sidclay BezerraSimão,Ana Margarida VeigaCaetano,Ana Paulapor2015-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722014000300582Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2015-09-21T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento |
title |
Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento |
spellingShingle |
Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento Souza,Sidclay Bezerra Cyberbullying estratégias de enfrentamento perspectivas dos alunos |
title_short |
Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento |
title_full |
Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento |
title_fullStr |
Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento |
title_full_unstemmed |
Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento |
title_sort |
Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento |
author |
Souza,Sidclay Bezerra |
author_facet |
Souza,Sidclay Bezerra Simão,Ana Margarida Veiga Caetano,Ana Paula |
author_role |
author |
author2 |
Simão,Ana Margarida Veiga Caetano,Ana Paula |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza,Sidclay Bezerra Simão,Ana Margarida Veiga Caetano,Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cyberbullying estratégias de enfrentamento perspectivas dos alunos |
topic |
Cyberbullying estratégias de enfrentamento perspectivas dos alunos |
description |
O cyberbullying, caracterizado como um dos tipos de violência em contexto educativo, apresenta-se como uma das principais causas do mal-estar vivido por seus protagonistas. O estudo inserido no Projeto Cyberbullying - o diagnóstico da situação em Portugalpretendeu compreender o fenômeno a partir das vivências de 118 estudantes do primeiro ano do Ensino Superior público português, que responderam a um questionário. Pudemos perceber a percepção dos alunos sobre o fenômeno e a importância que pares, professores e pais apresentam no enfrentamento e prevenção do cyberbullying. Tais resultados orientam-se no sentido do desenvolvimento sistêmico de comunidades que se fortalecem internamente para que cada um se sinta autorizado a intervir e a cuidar dos que nelas são vítimas de violência. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000300582 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000300582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1678-7153.201427320 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.27 n.3 2014 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134865720770560 |