Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Sidclay Bezerra
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Simão,Ana Margarida Veiga, Caetano,Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000300582
Resumo: O cyberbullying, caracterizado como um dos tipos de violência em contexto educativo, apresenta-se como uma das principais causas do mal-estar vivido por seus protagonistas. O estudo inserido no Projeto Cyberbullying - o diagnóstico da situação em Portugalpretendeu compreender o fenômeno a partir das vivências de 118 estudantes do primeiro ano do Ensino Superior público português, que responderam a um questionário. Pudemos perceber a percepção dos alunos sobre o fenômeno e a importância que pares, professores e pais apresentam no enfrentamento e prevenção do cyberbullying. Tais resultados orientam-se no sentido do desenvolvimento sistêmico de comunidades que se fortalecem internamente para que cada um se sinta autorizado a intervir e a cuidar dos que nelas são vítimas de violência.
id UFRGS-5_1d2c57b5416e7de2cb82595e656bd11b
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722014000300582
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamentoCyberbullyingestratégias de enfrentamentoperspectivas dos alunosO cyberbullying, caracterizado como um dos tipos de violência em contexto educativo, apresenta-se como uma das principais causas do mal-estar vivido por seus protagonistas. O estudo inserido no Projeto Cyberbullying - o diagnóstico da situação em Portugalpretendeu compreender o fenômeno a partir das vivências de 118 estudantes do primeiro ano do Ensino Superior público português, que responderam a um questionário. Pudemos perceber a percepção dos alunos sobre o fenômeno e a importância que pares, professores e pais apresentam no enfrentamento e prevenção do cyberbullying. Tais resultados orientam-se no sentido do desenvolvimento sistêmico de comunidades que se fortalecem internamente para que cada um se sinta autorizado a intervir e a cuidar dos que nelas são vítimas de violência.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000300582Psicologia: Reflexão e Crítica v.27 n.3 2014reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/1678-7153.201427320info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Sidclay BezerraSimão,Ana Margarida VeigaCaetano,Ana Paulapor2015-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722014000300582Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2015-09-21T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento
title Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento
spellingShingle Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento
Souza,Sidclay Bezerra
Cyberbullying
estratégias de enfrentamento
perspectivas dos alunos
title_short Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento
title_full Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento
title_fullStr Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento
title_full_unstemmed Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento
title_sort Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento
author Souza,Sidclay Bezerra
author_facet Souza,Sidclay Bezerra
Simão,Ana Margarida Veiga
Caetano,Ana Paula
author_role author
author2 Simão,Ana Margarida Veiga
Caetano,Ana Paula
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Sidclay Bezerra
Simão,Ana Margarida Veiga
Caetano,Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Cyberbullying
estratégias de enfrentamento
perspectivas dos alunos
topic Cyberbullying
estratégias de enfrentamento
perspectivas dos alunos
description O cyberbullying, caracterizado como um dos tipos de violência em contexto educativo, apresenta-se como uma das principais causas do mal-estar vivido por seus protagonistas. O estudo inserido no Projeto Cyberbullying - o diagnóstico da situação em Portugalpretendeu compreender o fenômeno a partir das vivências de 118 estudantes do primeiro ano do Ensino Superior público português, que responderam a um questionário. Pudemos perceber a percepção dos alunos sobre o fenômeno e a importância que pares, professores e pais apresentam no enfrentamento e prevenção do cyberbullying. Tais resultados orientam-se no sentido do desenvolvimento sistêmico de comunidades que se fortalecem internamente para que cada um se sinta autorizado a intervir e a cuidar dos que nelas são vítimas de violência.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000300582
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000300582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-7153.201427320
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.27 n.3 2014
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134865720770560