Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Sidclay
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Veiga Simão, Ana, Caetano, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/32328
Resumo: O cyberbullying, caracterizado como um dos tipos de violência em contexto educativo, apresenta-se como uma das principais causas do mal-estar vivido por seus protagonistas. O estudo inserido no Projeto Cyberbullying - o diagnóstico da situação em Portugal pretendeu compreender o fenômeno a partir das vivências de 118 estudantes do primeiro ano do Ensino Superior público português, que responderam a um questionário. Pudemos perceber a percepção dos alunos sobre o fenômeno e a importância que pares, professores e pais apresentam no enfrentamento e prevenção do cyberbullying. Tais resultados orientam-se no sentido do desenvolvimento sistêmico de comunidades que se fortalecem internamente para que cada um se sinta autorizado a intervir e a cuidar dos que nelas são vítimas de violência.
id RCAP_318512405f0bcf49c345b4d8ae3facfd
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/32328
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamentoCyberbullyingEstratégias de enfrentamentoPerspectivas dos alunosO cyberbullying, caracterizado como um dos tipos de violência em contexto educativo, apresenta-se como uma das principais causas do mal-estar vivido por seus protagonistas. O estudo inserido no Projeto Cyberbullying - o diagnóstico da situação em Portugal pretendeu compreender o fenômeno a partir das vivências de 118 estudantes do primeiro ano do Ensino Superior público português, que responderam a um questionário. Pudemos perceber a percepção dos alunos sobre o fenômeno e a importância que pares, professores e pais apresentam no enfrentamento e prevenção do cyberbullying. Tais resultados orientam-se no sentido do desenvolvimento sistêmico de comunidades que se fortalecem internamente para que cada um se sinta autorizado a intervir e a cuidar dos que nelas são vítimas de violência.Cyberbullying is characterized as one of the different types of violence in educational contexts and is one of the main causes of uneasiness felt by its protagonists. It is also considered as one of the challenges of contemporary education. The study inserted in the project Cyberbullying - a diagnosis of the situation in Portugal intended to understand the phenomenon, its extension and nature through the experience of 118 fi rst year psychology students in the Portuguese public higher education system. Participants responded to a questionnaire of open and closed-ended questions. From the analyses done we understand the students’ perceptions regarding the phenomenon, as well as the fundamental importance peers, teachers and parents/legal guardians have in coping with and preventing cyberbullying. These results demonstrate that there is the need to systemically develop communities that may internally strengthen themselves so that each individual feels authorized to intervene and care for those that are the victims of violence.Repositório da Universidade de LisboaSouza, SidclayVeiga Simão, AnaCaetano, Ana2018-03-15T11:20:01Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/32328porSouza, S. B., Simão, A. M. V., & Caetano, A. P. (2014). Cyberbullying: Percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento. Psicologia, Reflexão e Crítica, 27(3), 582-590. doi: 10.1590/1678-7153.2014273200102-7972 (Print)10.1590/1678-7153.201427320info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:26:23Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32328Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:35.631736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento
title Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento
spellingShingle Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento
Souza, Sidclay
Cyberbullying
Estratégias de enfrentamento
Perspectivas dos alunos
title_short Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento
title_full Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento
title_fullStr Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento
title_full_unstemmed Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento
title_sort Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento
author Souza, Sidclay
author_facet Souza, Sidclay
Veiga Simão, Ana
Caetano, Ana
author_role author
author2 Veiga Simão, Ana
Caetano, Ana
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Sidclay
Veiga Simão, Ana
Caetano, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Cyberbullying
Estratégias de enfrentamento
Perspectivas dos alunos
topic Cyberbullying
Estratégias de enfrentamento
Perspectivas dos alunos
description O cyberbullying, caracterizado como um dos tipos de violência em contexto educativo, apresenta-se como uma das principais causas do mal-estar vivido por seus protagonistas. O estudo inserido no Projeto Cyberbullying - o diagnóstico da situação em Portugal pretendeu compreender o fenômeno a partir das vivências de 118 estudantes do primeiro ano do Ensino Superior público português, que responderam a um questionário. Pudemos perceber a percepção dos alunos sobre o fenômeno e a importância que pares, professores e pais apresentam no enfrentamento e prevenção do cyberbullying. Tais resultados orientam-se no sentido do desenvolvimento sistêmico de comunidades que se fortalecem internamente para que cada um se sinta autorizado a intervir e a cuidar dos que nelas são vítimas de violência.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2018-03-15T11:20:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/32328
url http://hdl.handle.net/10451/32328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Souza, S. B., Simão, A. M. V., & Caetano, A. P. (2014). Cyberbullying: Percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento. Psicologia, Reflexão e Crítica, 27(3), 582-590. doi: 10.1590/1678-7153.201427320
0102-7972 (Print)
10.1590/1678-7153.201427320
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134402823847936