Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/32328 |
Resumo: | O cyberbullying, caracterizado como um dos tipos de violência em contexto educativo, apresenta-se como uma das principais causas do mal-estar vivido por seus protagonistas. O estudo inserido no Projeto Cyberbullying - o diagnóstico da situação em Portugal pretendeu compreender o fenômeno a partir das vivências de 118 estudantes do primeiro ano do Ensino Superior público português, que responderam a um questionário. Pudemos perceber a percepção dos alunos sobre o fenômeno e a importância que pares, professores e pais apresentam no enfrentamento e prevenção do cyberbullying. Tais resultados orientam-se no sentido do desenvolvimento sistêmico de comunidades que se fortalecem internamente para que cada um se sinta autorizado a intervir e a cuidar dos que nelas são vítimas de violência. |
id |
RCAP_318512405f0bcf49c345b4d8ae3facfd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/32328 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamentoCyberbullyingEstratégias de enfrentamentoPerspectivas dos alunosO cyberbullying, caracterizado como um dos tipos de violência em contexto educativo, apresenta-se como uma das principais causas do mal-estar vivido por seus protagonistas. O estudo inserido no Projeto Cyberbullying - o diagnóstico da situação em Portugal pretendeu compreender o fenômeno a partir das vivências de 118 estudantes do primeiro ano do Ensino Superior público português, que responderam a um questionário. Pudemos perceber a percepção dos alunos sobre o fenômeno e a importância que pares, professores e pais apresentam no enfrentamento e prevenção do cyberbullying. Tais resultados orientam-se no sentido do desenvolvimento sistêmico de comunidades que se fortalecem internamente para que cada um se sinta autorizado a intervir e a cuidar dos que nelas são vítimas de violência.Cyberbullying is characterized as one of the different types of violence in educational contexts and is one of the main causes of uneasiness felt by its protagonists. It is also considered as one of the challenges of contemporary education. The study inserted in the project Cyberbullying - a diagnosis of the situation in Portugal intended to understand the phenomenon, its extension and nature through the experience of 118 fi rst year psychology students in the Portuguese public higher education system. Participants responded to a questionnaire of open and closed-ended questions. From the analyses done we understand the students’ perceptions regarding the phenomenon, as well as the fundamental importance peers, teachers and parents/legal guardians have in coping with and preventing cyberbullying. These results demonstrate that there is the need to systemically develop communities that may internally strengthen themselves so that each individual feels authorized to intervene and care for those that are the victims of violence.Repositório da Universidade de LisboaSouza, SidclayVeiga Simão, AnaCaetano, Ana2018-03-15T11:20:01Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/32328porSouza, S. B., Simão, A. M. V., & Caetano, A. P. (2014). Cyberbullying: Percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento. Psicologia, Reflexão e Crítica, 27(3), 582-590. doi: 10.1590/1678-7153.2014273200102-7972 (Print)10.1590/1678-7153.201427320info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:26:23Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32328Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:35.631736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento |
title |
Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento |
spellingShingle |
Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento Souza, Sidclay Cyberbullying Estratégias de enfrentamento Perspectivas dos alunos |
title_short |
Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento |
title_full |
Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento |
title_fullStr |
Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento |
title_full_unstemmed |
Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento |
title_sort |
Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento |
author |
Souza, Sidclay |
author_facet |
Souza, Sidclay Veiga Simão, Ana Caetano, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Veiga Simão, Ana Caetano, Ana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Sidclay Veiga Simão, Ana Caetano, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cyberbullying Estratégias de enfrentamento Perspectivas dos alunos |
topic |
Cyberbullying Estratégias de enfrentamento Perspectivas dos alunos |
description |
O cyberbullying, caracterizado como um dos tipos de violência em contexto educativo, apresenta-se como uma das principais causas do mal-estar vivido por seus protagonistas. O estudo inserido no Projeto Cyberbullying - o diagnóstico da situação em Portugal pretendeu compreender o fenômeno a partir das vivências de 118 estudantes do primeiro ano do Ensino Superior público português, que responderam a um questionário. Pudemos perceber a percepção dos alunos sobre o fenômeno e a importância que pares, professores e pais apresentam no enfrentamento e prevenção do cyberbullying. Tais resultados orientam-se no sentido do desenvolvimento sistêmico de comunidades que se fortalecem internamente para que cada um se sinta autorizado a intervir e a cuidar dos que nelas são vítimas de violência. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2018-03-15T11:20:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/32328 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/32328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Souza, S. B., Simão, A. M. V., & Caetano, A. P. (2014). Cyberbullying: Percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento. Psicologia, Reflexão e Crítica, 27(3), 582-590. doi: 10.1590/1678-7153.201427320 0102-7972 (Print) 10.1590/1678-7153.201427320 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134402823847936 |