Gramática e gramáticas: transpondo fronteiras no ensino do latim e do português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boto, Ana Catarina Fernandes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/20219
Resumo: O presente relatório decorre da reflexão sobre a prática de ensino supervisionada em três turmas, uma do Ensino Básico (E.B.) e outra do Ensino Secundário (E.S.) na disciplina de Português e uma do E.S. na disciplina de Latim A, ocorrida durante o ano letivo de 2015/2016, respetivamente na Escola Secundária c/ 3.º Ciclo do E.B. de Pedro Nunes e na Escola Secundária de Camões e sob orientação científica das Professoras Doutoras Maria Teresa Brocardo e Maria Leonor Santa Bárbara. Partindo da ideia de que uma abordagem metodológica assente num ensino motivador de prática reflexiva e questionamento, que procure uma aprendizagem significativa de conteúdos por parte dos alunos, deverá contrariar a tendência para o psitacismo no ensino do português e do latim; que é na gramática da língua, seja ela qual for, que se encontram os instrumentos necessários ao desenvolvimento de falantes autónomos e eficientes que refletem sobre a sua língua e a dominam nas suas estruturas; e da expetativa de que uma prática de ensino que estreite, significativamente, as fronteiras e barreiras existentes entre as duas línguas se refletirá na consolidação de falantes do português mais bem preparados e mais competentes, descrever-se-ão diferentes conceções de língua e gramática que se associam à adoção de metodologias de ensino e aprendizagem do português e do latim, alguns problemas que daí decorrem e a prática de ensino supervisionada (PES) em si. O projeto da PES pretendeu não só desenvolver uma postura didática assente na aprendizagem significativa de estruturas morfossintáticas, mecanismos e recursos da língua, promovendo e consolidando a aquisição de conhecimentos sobre as suas potencialidades e o desenvolvimento de competências de reflexão inferencial e dedutiva de sentidos textuais, significados de palavras e valores construídos linguisticamente, como reforçar o aprofundamento da consciência metalinguística com recurso a uma terminologia gramatical adequada à reflexão e evidenciar a transversalidade cultural e linguística, tanto do português como do latim, na sua condição de suportes estruturalmente integrados no saber da língua.
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Partindo da ideia de que uma abordagem metodológica assente num ensino motivador de prática reflexiva e questionamento, que procure uma aprendizagem significativa de conteúdos por parte dos alunos, deverá contrariar a tendência para o psitacismo no ensino do português e do latim; que é na gramática da língua, seja ela qual for, que se encontram os instrumentos necessários ao desenvolvimento de falantes autónomos e eficientes que refletem sobre a sua língua e a dominam nas suas estruturas; e da expetativa de que uma prática de ensino que estreite, significativamente, as fronteiras e barreiras existentes entre as duas línguas se refletirá na consolidação de falantes do português mais bem preparados e mais competentes, descrever-se-ão diferentes conceções de língua e gramática que se associam à adoção de metodologias de ensino e aprendizagem do português e do latim, alguns problemas que daí decorrem e a prática de ensino supervisionada (PES) em si. O projeto da PES pretendeu não só desenvolver uma postura didática assente na aprendizagem significativa de estruturas morfossintáticas, mecanismos e recursos da língua, promovendo e consolidando a aquisição de conhecimentos sobre as suas potencialidades e o desenvolvimento de competências de reflexão inferencial e dedutiva de sentidos textuais, significados de palavras e valores construídos linguisticamente, como reforçar o aprofundamento da consciência metalinguística com recurso a uma terminologia gramatical adequada à reflexão e evidenciar a transversalidade cultural e linguística, tanto do português como do latim, na sua condição de suportes estruturalmente integrados no saber da língua.The present report derives from the reflection on the supervised teaching practice with three classes, one from the Basic and another from the Secondary School in the Portuguese subject and a third from the Secondary School in the Latin A subject, which occurred during the school year of 2015/2016, in Escola Secundária c/ 3.º do Ciclo de E.B. Pedro Nunes and in Escola Secundária de Camões, under the scientific supervision of Professoras Doutoras Maria Teresa Brocardo and Maria Leonor Santa Bárbara. Based on the idea that a methodological approach lying on a motivating teaching with reflection and questioning habits, which aims for a significant learning of contents by the students, shall oppose to the psittacism tendency of teaching Portuguese and Latin; that it is within grammar, whatever it may be, that the necessary instruments to develop autonomous and efficient speakers who reflect about their language and master its structures underlie; and on the expectation that a teaching practice which narrows, significantly, the existing frontiers and barriers between the two languages will be reflected on the consolidation of better prepared and more competent Portuguese speakers, we will describe different conceptions of language and grammar that are associated with the adoption of teaching and learning Portuguese and Latin methodologies, some problems deriving from them and the supervised teaching practice (PES) itself. The PES project not only aimed to develop a didactical posture based on the significant learning of morphosyntactic structures, language mechanisms and resources, promoting and consolidating the acquisition of knowledge about its potential and the development of inferential and deductive reflection skills on textual and word meanings and linguistically constructed values, but also to reinforce the deepening of the metalinguistic conscience using a grammatical terminology suited for reflection and to clarify the cultural and linguistic intersecting, both of Portuguese and Latin, in their condition of structurally integrated supports within the language knowledge.Brocado, Maria TeresaSanta Bárbara, Maria LeonorRUNBoto, Ana Catarina Fernandes2017-03-07T08:45:10Z2016-12-132016-09-292016-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20219TID:201552302porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:03:47Zoai:run.unl.pt:10362/20219Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:03.517919Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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