O ensino de gramática na Primeira República (1889-1930): uma análise da gramática expositiva, de Eduardo Carlos Pereira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bunzen, Clecio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Medeiros, Rejane Rodrigues Almeida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/112385
Resumo: No ensino de língua portuguesa ministrado para o curso secundário, entre 1889 e 1930, observa-se a primazia da gramática, em relação à leitura e escrita de textos. O objetivo deste artigo é discutir o ensino de gramática para o 2º e 3º ano do curso secundário, na Primeira República (1889-1930), a partir da análise da Gramática expositiva: curso superior, de Eduardo Carlos Pereira. A obra, tendo tido um número elevado de reedições, desde sua publicação em 1907, pode ser representativa do ensino de gramática, no período. A análise se inscreve no campo da Linguística Aplicada, estabelecendo um diálogo com outras áreas do conhecimento, como História da Educação, História das Disciplinas Escolares, História das Ideias Linguísticas, Sociolinguística e Teoria Literária. Nas duas últimas décadas do século XIX e nas três primeiras décadas do século XX, prevaleceu no ensino de gramática a gramática expositiva, recomendando uma norma única da língua e revisitando elementos da tradição ocidental de estudos gramaticais, tanto na explicação das regras como na sua exemplificação por meio de excertos extraídos da literatura, sobretudo a portuguesa.
id USP-36_4d5362f762f96c9d41a80675fe0e166d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/112385
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling O ensino de gramática na Primeira República (1889-1930): uma análise da gramática expositiva, de Eduardo Carlos PereiraThe Teaching of Grammar in the First Republic (1889-1930): an Analyses of the Gramática Expositiva From Eduardo Carlos PereiraHistory of Portuguese Language TeachingGrammar TeachingExpositive GrammarGrammar TraditionLiterature and Grammar.História do ensino de língua portuguesaEnsino de gramáticaGramática expositivaTradição gramaticalLiteratura e gramática.No ensino de língua portuguesa ministrado para o curso secundário, entre 1889 e 1930, observa-se a primazia da gramática, em relação à leitura e escrita de textos. O objetivo deste artigo é discutir o ensino de gramática para o 2º e 3º ano do curso secundário, na Primeira República (1889-1930), a partir da análise da Gramática expositiva: curso superior, de Eduardo Carlos Pereira. A obra, tendo tido um número elevado de reedições, desde sua publicação em 1907, pode ser representativa do ensino de gramática, no período. A análise se inscreve no campo da Linguística Aplicada, estabelecendo um diálogo com outras áreas do conhecimento, como História da Educação, História das Disciplinas Escolares, História das Ideias Linguísticas, Sociolinguística e Teoria Literária. Nas duas últimas décadas do século XIX e nas três primeiras décadas do século XX, prevaleceu no ensino de gramática a gramática expositiva, recomendando uma norma única da língua e revisitando elementos da tradição ocidental de estudos gramaticais, tanto na explicação das regras como na sua exemplificação por meio de excertos extraídos da literatura, sobretudo a portuguesa.In the Portuguese language teaching ministered for the secondary course between the years of 1889 and 1930, it is possible to observe the primacy of grammar comparing to the reading and writing of texts. The purpose of this article is to discuss the grammar teaching for the second and third years of secondary course in the First Republic (1889-1930), through the analyses of the Gramática expositiva: curso superior, from Eduardo Carlos Pereira. As the work has had a high number of editions since its first publication in 1907, it can be representative for grammar teaching in this period. The analyses belongs to the field of Applied Linguistics and establishes a dialog with other areas of knowledge such as History of Education, History of School Disciplines, History of Linguistic Ideas, Sociolinguistics and Literary Theory. In the last two decades of the 19th century, and the three first decades of the 20th century, the expositive grammar prevailed in the grammar teaching, recommending a single norm of language and revisiting elements of the occidental tradition of grammar studies in the explanation of rules, as well as in its exemplification through exerts taken from literature, mainly the Portuguese literature.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2016-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/11238510.11606/issn.2236-4242.v29i1p119-141Linha D'Água; v. 29 n. 1 (2016): Discurso, memória e ensino; 119-1412236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/112385/115012https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/112385/146255Copyright (c) 2016 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessBunzen, ClecioMedeiros, Rejane Rodrigues Almeida de2022-03-25T13:45:25Zoai:revistas.usp.br:article/112385Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:48.663399Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de gramática na Primeira República (1889-1930): uma análise da gramática expositiva, de Eduardo Carlos Pereira
The Teaching of Grammar in the First Republic (1889-1930): an Analyses of the Gramática Expositiva From Eduardo Carlos Pereira
title O ensino de gramática na Primeira República (1889-1930): uma análise da gramática expositiva, de Eduardo Carlos Pereira
spellingShingle O ensino de gramática na Primeira República (1889-1930): uma análise da gramática expositiva, de Eduardo Carlos Pereira
Bunzen, Clecio
History of Portuguese Language Teaching
Grammar Teaching
Expositive Grammar
Grammar Tradition
Literature and Grammar.
História do ensino de língua portuguesa
Ensino de gramática
Gramática expositiva
Tradição gramatical
Literatura e gramática.
title_short O ensino de gramática na Primeira República (1889-1930): uma análise da gramática expositiva, de Eduardo Carlos Pereira
title_full O ensino de gramática na Primeira República (1889-1930): uma análise da gramática expositiva, de Eduardo Carlos Pereira
title_fullStr O ensino de gramática na Primeira República (1889-1930): uma análise da gramática expositiva, de Eduardo Carlos Pereira
title_full_unstemmed O ensino de gramática na Primeira República (1889-1930): uma análise da gramática expositiva, de Eduardo Carlos Pereira
title_sort O ensino de gramática na Primeira República (1889-1930): uma análise da gramática expositiva, de Eduardo Carlos Pereira
author Bunzen, Clecio
author_facet Bunzen, Clecio
Medeiros, Rejane Rodrigues Almeida de
author_role author
author2 Medeiros, Rejane Rodrigues Almeida de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bunzen, Clecio
Medeiros, Rejane Rodrigues Almeida de
dc.subject.por.fl_str_mv History of Portuguese Language Teaching
Grammar Teaching
Expositive Grammar
Grammar Tradition
Literature and Grammar.
História do ensino de língua portuguesa
Ensino de gramática
Gramática expositiva
Tradição gramatical
Literatura e gramática.
topic History of Portuguese Language Teaching
Grammar Teaching
Expositive Grammar
Grammar Tradition
Literature and Grammar.
História do ensino de língua portuguesa
Ensino de gramática
Gramática expositiva
Tradição gramatical
Literatura e gramática.
description No ensino de língua portuguesa ministrado para o curso secundário, entre 1889 e 1930, observa-se a primazia da gramática, em relação à leitura e escrita de textos. O objetivo deste artigo é discutir o ensino de gramática para o 2º e 3º ano do curso secundário, na Primeira República (1889-1930), a partir da análise da Gramática expositiva: curso superior, de Eduardo Carlos Pereira. A obra, tendo tido um número elevado de reedições, desde sua publicação em 1907, pode ser representativa do ensino de gramática, no período. A análise se inscreve no campo da Linguística Aplicada, estabelecendo um diálogo com outras áreas do conhecimento, como História da Educação, História das Disciplinas Escolares, História das Ideias Linguísticas, Sociolinguística e Teoria Literária. Nas duas últimas décadas do século XIX e nas três primeiras décadas do século XX, prevaleceu no ensino de gramática a gramática expositiva, recomendando uma norma única da língua e revisitando elementos da tradição ocidental de estudos gramaticais, tanto na explicação das regras como na sua exemplificação por meio de excertos extraídos da literatura, sobretudo a portuguesa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/112385
10.11606/issn.2236-4242.v29i1p119-141
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/112385
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v29i1p119-141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/112385/115012
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/112385/146255
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 29 n. 1 (2016): Discurso, memória e ensino; 119-141
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221894029344768