O ensino de gramática na Primeira República (1889-1930): uma análise da gramática expositiva, de Eduardo Carlos Pereira
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/112385 |
Resumo: | No ensino de língua portuguesa ministrado para o curso secundário, entre 1889 e 1930, observa-se a primazia da gramática, em relação à leitura e escrita de textos. O objetivo deste artigo é discutir o ensino de gramática para o 2º e 3º ano do curso secundário, na Primeira República (1889-1930), a partir da análise da Gramática expositiva: curso superior, de Eduardo Carlos Pereira. A obra, tendo tido um número elevado de reedições, desde sua publicação em 1907, pode ser representativa do ensino de gramática, no período. A análise se inscreve no campo da Linguística Aplicada, estabelecendo um diálogo com outras áreas do conhecimento, como História da Educação, História das Disciplinas Escolares, História das Ideias Linguísticas, Sociolinguística e Teoria Literária. Nas duas últimas décadas do século XIX e nas três primeiras décadas do século XX, prevaleceu no ensino de gramática a gramática expositiva, recomendando uma norma única da língua e revisitando elementos da tradição ocidental de estudos gramaticais, tanto na explicação das regras como na sua exemplificação por meio de excertos extraídos da literatura, sobretudo a portuguesa. |
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O ensino de gramática na Primeira República (1889-1930): uma análise da gramática expositiva, de Eduardo Carlos PereiraThe Teaching of Grammar in the First Republic (1889-1930): an Analyses of the Gramática Expositiva From Eduardo Carlos PereiraHistory of Portuguese Language TeachingGrammar TeachingExpositive GrammarGrammar TraditionLiterature and Grammar.História do ensino de língua portuguesaEnsino de gramáticaGramática expositivaTradição gramaticalLiteratura e gramática.No ensino de língua portuguesa ministrado para o curso secundário, entre 1889 e 1930, observa-se a primazia da gramática, em relação à leitura e escrita de textos. O objetivo deste artigo é discutir o ensino de gramática para o 2º e 3º ano do curso secundário, na Primeira República (1889-1930), a partir da análise da Gramática expositiva: curso superior, de Eduardo Carlos Pereira. A obra, tendo tido um número elevado de reedições, desde sua publicação em 1907, pode ser representativa do ensino de gramática, no período. A análise se inscreve no campo da Linguística Aplicada, estabelecendo um diálogo com outras áreas do conhecimento, como História da Educação, História das Disciplinas Escolares, História das Ideias Linguísticas, Sociolinguística e Teoria Literária. Nas duas últimas décadas do século XIX e nas três primeiras décadas do século XX, prevaleceu no ensino de gramática a gramática expositiva, recomendando uma norma única da língua e revisitando elementos da tradição ocidental de estudos gramaticais, tanto na explicação das regras como na sua exemplificação por meio de excertos extraídos da literatura, sobretudo a portuguesa.In the Portuguese language teaching ministered for the secondary course between the years of 1889 and 1930, it is possible to observe the primacy of grammar comparing to the reading and writing of texts. The purpose of this article is to discuss the grammar teaching for the second and third years of secondary course in the First Republic (1889-1930), through the analyses of the Gramática expositiva: curso superior, from Eduardo Carlos Pereira. As the work has had a high number of editions since its first publication in 1907, it can be representative for grammar teaching in this period. The analyses belongs to the field of Applied Linguistics and establishes a dialog with other areas of knowledge such as History of Education, History of School Disciplines, History of Linguistic Ideas, Sociolinguistics and Literary Theory. In the last two decades of the 19th century, and the three first decades of the 20th century, the expositive grammar prevailed in the grammar teaching, recommending a single norm of language and revisiting elements of the occidental tradition of grammar studies in the explanation of rules, as well as in its exemplification through exerts taken from literature, mainly the Portuguese literature.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2016-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/11238510.11606/issn.2236-4242.v29i1p119-141Linha D'Água; v. 29 n. 1 (2016): Discurso, memória e ensino; 119-1412236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/112385/115012https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/112385/146255Copyright (c) 2016 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessBunzen, ClecioMedeiros, Rejane Rodrigues Almeida de2022-03-25T13:45:25Zoai:revistas.usp.br:article/112385Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:48.663399Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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