A hora do conto: um dispositivo de diferenciação pedagógica?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2506 |
Resumo: | O presente documento trata-se de um relatório de estágio que resulta da intervenção educativa no contexto de Educação Pré-Escolar, no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Educação do 1º Clico do Ensino Básico. Este trabalho “Hora do conto: um dispositivo de diferenciação pedagógica?” pretende refletir e investigar sobre o papel dos dispositivos pedagógicos na dinamização da hora do conto, por forma a perceber se esta, quando encarada como dispositivo de diferenciação pedagógica, promove o envolvimento socio-afetivo entre as crianças de um grupo de cinco anos. Desta forma, investigamos as caraterísticas que devem ter os dispositivos pedagógicos utilizados na hora do conto para que se tornem dispositivos de diferenciação pedagógica e se ajustem assim às crianças do nosso estudo. Para a concretização deste relatório, organizamos três sessões de intervenção e dinamizamos a hora do conto. Servimo-nos da literatura tradicional e testamos diferentes dispositivos de diferenciação pedagógica, num grupo de dezanove crianças do pré-escolar, com cinco a seis anos de idade. Neste sentido, a nossa investigação assentou num paradigma qualitativo, com caraterísticas próximas da investigação-ação, sendo realizado um estudo de caso. Os resultados obtidos evidenciaram que os dispositivos testados se revelaram eficazes, todavia o grupo-alvo envolveu-se afetivamente durante as sessões de intervenção realizadas de formas distintas |
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A hora do conto: um dispositivo de diferenciação pedagógica?Educação pré-escolarEnsino básico (1º Ciclo)Dispositivos pedagógicosEnvolvimento sócio-afetivoHora do contoLiteratura tradicionalO presente documento trata-se de um relatório de estágio que resulta da intervenção educativa no contexto de Educação Pré-Escolar, no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Educação do 1º Clico do Ensino Básico. Este trabalho “Hora do conto: um dispositivo de diferenciação pedagógica?” pretende refletir e investigar sobre o papel dos dispositivos pedagógicos na dinamização da hora do conto, por forma a perceber se esta, quando encarada como dispositivo de diferenciação pedagógica, promove o envolvimento socio-afetivo entre as crianças de um grupo de cinco anos. Desta forma, investigamos as caraterísticas que devem ter os dispositivos pedagógicos utilizados na hora do conto para que se tornem dispositivos de diferenciação pedagógica e se ajustem assim às crianças do nosso estudo. Para a concretização deste relatório, organizamos três sessões de intervenção e dinamizamos a hora do conto. Servimo-nos da literatura tradicional e testamos diferentes dispositivos de diferenciação pedagógica, num grupo de dezanove crianças do pré-escolar, com cinco a seis anos de idade. Neste sentido, a nossa investigação assentou num paradigma qualitativo, com caraterísticas próximas da investigação-ação, sendo realizado um estudo de caso. Os resultados obtidos evidenciaram que os dispositivos testados se revelaram eficazes, todavia o grupo-alvo envolveu-se afetivamente durante as sessões de intervenção realizadas de formas distintasThe present document is an internship report that is a result of educational intervention in the context of Preschool Education, in the scope of the Masters in Preschool and Primary School Education. The project “Storytelling time: a device of pedagogical differentiation?” intends to reflect and investigate the role of pedagogical devices in the dynamization of storytelling time, in order to realize if this when faced as a device of pedagogical differentiation, promotes social-affective involvement, among a group of five-year-old children. Thus, we investigated the characteristics that should have pedagogical devices used on storytelling time so that they become pedagogical differentiation devices, and in this way adjust to the children of our study. To accomplish this report, we organized three intervention sessions and dynamized story time. We used traditional literature and tested different devices of pedagogical differentiation in a group of nineteen five to six year-old preschool children. In this sense, a case study was carried out. Our research was based on a qualitative paradigm, with characteristics close to action-research. The results showed that the tested devices were effective, and that during the intervention sessions performed in different ways, the target group got affectively involved.2017-09-25T11:13:52Z2017-09-15T00:00:00Z2017-09-152017-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2506TID:201735008porMarques, Liliana Cristina da Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:07Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2506Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:17.820231Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente documento trata-se de um relatório de estágio que resulta da intervenção educativa no contexto de Educação Pré-Escolar, no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Educação do 1º Clico do Ensino Básico. Este trabalho “Hora do conto: um dispositivo de diferenciação pedagógica?” pretende refletir e investigar sobre o papel dos dispositivos pedagógicos na dinamização da hora do conto, por forma a perceber se esta, quando encarada como dispositivo de diferenciação pedagógica, promove o envolvimento socio-afetivo entre as crianças de um grupo de cinco anos. Desta forma, investigamos as caraterísticas que devem ter os dispositivos pedagógicos utilizados na hora do conto para que se tornem dispositivos de diferenciação pedagógica e se ajustem assim às crianças do nosso estudo. Para a concretização deste relatório, organizamos três sessões de intervenção e dinamizamos a hora do conto. Servimo-nos da literatura tradicional e testamos diferentes dispositivos de diferenciação pedagógica, num grupo de dezanove crianças do pré-escolar, com cinco a seis anos de idade. Neste sentido, a nossa investigação assentou num paradigma qualitativo, com caraterísticas próximas da investigação-ação, sendo realizado um estudo de caso. Os resultados obtidos evidenciaram que os dispositivos testados se revelaram eficazes, todavia o grupo-alvo envolveu-se afetivamente durante as sessões de intervenção realizadas de formas distintas |
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