A hora do conto: um dispositivo de diferenciação pedagógica?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Liliana Cristina da Conceição
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2506
Resumo: O presente documento trata-se de um relatório de estágio que resulta da intervenção educativa no contexto de Educação Pré-Escolar, no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Educação do 1º Clico do Ensino Básico. Este trabalho “Hora do conto: um dispositivo de diferenciação pedagógica?” pretende refletir e investigar sobre o papel dos dispositivos pedagógicos na dinamização da hora do conto, por forma a perceber se esta, quando encarada como dispositivo de diferenciação pedagógica, promove o envolvimento socio-afetivo entre as crianças de um grupo de cinco anos. Desta forma, investigamos as caraterísticas que devem ter os dispositivos pedagógicos utilizados na hora do conto para que se tornem dispositivos de diferenciação pedagógica e se ajustem assim às crianças do nosso estudo. Para a concretização deste relatório, organizamos três sessões de intervenção e dinamizamos a hora do conto. Servimo-nos da literatura tradicional e testamos diferentes dispositivos de diferenciação pedagógica, num grupo de dezanove crianças do pré-escolar, com cinco a seis anos de idade. Neste sentido, a nossa investigação assentou num paradigma qualitativo, com caraterísticas próximas da investigação-ação, sendo realizado um estudo de caso. Os resultados obtidos evidenciaram que os dispositivos testados se revelaram eficazes, todavia o grupo-alvo envolveu-se afetivamente durante as sessões de intervenção realizadas de formas distintas
id RCAP_966f737b9fd876eb662729b76c10c454
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2506
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A hora do conto: um dispositivo de diferenciação pedagógica?Educação pré-escolarEnsino básico (1º Ciclo)Dispositivos pedagógicosEnvolvimento sócio-afetivoHora do contoLiteratura tradicionalO presente documento trata-se de um relatório de estágio que resulta da intervenção educativa no contexto de Educação Pré-Escolar, no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Educação do 1º Clico do Ensino Básico. Este trabalho “Hora do conto: um dispositivo de diferenciação pedagógica?” pretende refletir e investigar sobre o papel dos dispositivos pedagógicos na dinamização da hora do conto, por forma a perceber se esta, quando encarada como dispositivo de diferenciação pedagógica, promove o envolvimento socio-afetivo entre as crianças de um grupo de cinco anos. Desta forma, investigamos as caraterísticas que devem ter os dispositivos pedagógicos utilizados na hora do conto para que se tornem dispositivos de diferenciação pedagógica e se ajustem assim às crianças do nosso estudo. Para a concretização deste relatório, organizamos três sessões de intervenção e dinamizamos a hora do conto. Servimo-nos da literatura tradicional e testamos diferentes dispositivos de diferenciação pedagógica, num grupo de dezanove crianças do pré-escolar, com cinco a seis anos de idade. Neste sentido, a nossa investigação assentou num paradigma qualitativo, com caraterísticas próximas da investigação-ação, sendo realizado um estudo de caso. Os resultados obtidos evidenciaram que os dispositivos testados se revelaram eficazes, todavia o grupo-alvo envolveu-se afetivamente durante as sessões de intervenção realizadas de formas distintasThe present document is an internship report that is a result of educational intervention in the context of Preschool Education, in the scope of the Masters in Preschool and Primary School Education. The project “Storytelling time: a device of pedagogical differentiation?” intends to reflect and investigate the role of pedagogical devices in the dynamization of storytelling time, in order to realize if this when faced as a device of pedagogical differentiation, promotes social-affective involvement, among a group of five-year-old children. Thus, we investigated the characteristics that should have pedagogical devices used on storytelling time so that they become pedagogical differentiation devices, and in this way adjust to the children of our study. To accomplish this report, we organized three intervention sessions and dynamized story time. We used traditional literature and tested different devices of pedagogical differentiation in a group of nineteen five to six year-old preschool children. In this sense, a case study was carried out. Our research was based on a qualitative paradigm, with characteristics close to action-research. The results showed that the tested devices were effective, and that during the intervention sessions performed in different ways, the target group got affectively involved.2017-09-25T11:13:52Z2017-09-15T00:00:00Z2017-09-152017-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2506TID:201735008porMarques, Liliana Cristina da Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:07Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2506Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:17.820231Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A hora do conto: um dispositivo de diferenciação pedagógica?
title A hora do conto: um dispositivo de diferenciação pedagógica?
spellingShingle A hora do conto: um dispositivo de diferenciação pedagógica?
Marques, Liliana Cristina da Conceição
Educação pré-escolar
Ensino básico (1º Ciclo)
Dispositivos pedagógicos
Envolvimento sócio-afetivo
Hora do conto
Literatura tradicional
title_short A hora do conto: um dispositivo de diferenciação pedagógica?
title_full A hora do conto: um dispositivo de diferenciação pedagógica?
title_fullStr A hora do conto: um dispositivo de diferenciação pedagógica?
title_full_unstemmed A hora do conto: um dispositivo de diferenciação pedagógica?
title_sort A hora do conto: um dispositivo de diferenciação pedagógica?
author Marques, Liliana Cristina da Conceição
author_facet Marques, Liliana Cristina da Conceição
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Liliana Cristina da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Ensino básico (1º Ciclo)
Dispositivos pedagógicos
Envolvimento sócio-afetivo
Hora do conto
Literatura tradicional
topic Educação pré-escolar
Ensino básico (1º Ciclo)
Dispositivos pedagógicos
Envolvimento sócio-afetivo
Hora do conto
Literatura tradicional
description O presente documento trata-se de um relatório de estágio que resulta da intervenção educativa no contexto de Educação Pré-Escolar, no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Educação do 1º Clico do Ensino Básico. Este trabalho “Hora do conto: um dispositivo de diferenciação pedagógica?” pretende refletir e investigar sobre o papel dos dispositivos pedagógicos na dinamização da hora do conto, por forma a perceber se esta, quando encarada como dispositivo de diferenciação pedagógica, promove o envolvimento socio-afetivo entre as crianças de um grupo de cinco anos. Desta forma, investigamos as caraterísticas que devem ter os dispositivos pedagógicos utilizados na hora do conto para que se tornem dispositivos de diferenciação pedagógica e se ajustem assim às crianças do nosso estudo. Para a concretização deste relatório, organizamos três sessões de intervenção e dinamizamos a hora do conto. Servimo-nos da literatura tradicional e testamos diferentes dispositivos de diferenciação pedagógica, num grupo de dezanove crianças do pré-escolar, com cinco a seis anos de idade. Neste sentido, a nossa investigação assentou num paradigma qualitativo, com caraterísticas próximas da investigação-ação, sendo realizado um estudo de caso. Os resultados obtidos evidenciaram que os dispositivos testados se revelaram eficazes, todavia o grupo-alvo envolveu-se afetivamente durante as sessões de intervenção realizadas de formas distintas
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-25T11:13:52Z
2017-09-15T00:00:00Z
2017-09-15
2017-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2506
TID:201735008
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2506
identifier_str_mv TID:201735008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131627497979904