O papel das relações públicas na gestão da comunicação entre as empresas e a comunicação social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Ana Sofia Monteiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/40709
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
id RCAP_96744466e3e64f2a454f9f24792085a2
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40709
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel das relações públicas na gestão da comunicação entre as empresas e a comunicação socialCiências Sociais::Outras Ciências SociaisRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)Com base na experiência de um estágio realizado na Divisão Comercial, Marketing e Cooperação da APDL - Administração dos Porto do Douro e Leixões, SA., este trabalho tem como objetivo principal discutir o tema da Assessoria de Imprensa aplicada à indústria portuária. Pretende-se perceber o papel das Relações Públicas numa empresa do setor portuário, caracterizada por uma enorme complexidade comunicativa em resultado do número elevado e tipo de stakeholders com os quais trabalha. Referimo-nos a empresas importadoras e exportadoras, a concessionários, a administrações de portos, a trabalhadores, ou aos meios de comunicação social; sendo que estes últimos constituem peças fundamentais à construção de uma imagem positiva da empresa. De facto, parece importante conseguir um posicionamento nos média, mas é fundamental saber gerir essa presença e visibilidade externa. E é aqui que o profissional Relações Públicas/Assessor de Imprensa deve intervir, no sentido de administrar o contacto com os média, destacando aquilo que merece ser noticiado, reservando a informação que seja do foro interno da empresa ou que não tenha interesse para o espaço público. Assim, o trabalho pretendeu responder à seguinte questão de investigação: Qual o papel das Relações Públicas/Assessoria de Imprensa na gestão da relação das empresas com os meios de comunicação social? Ou seja, pretendeu-se, por um lado, desconstruir o papel das Relações Públicas, ou da Assessoria de Imprensa, no contacto com os órgãos de comunicação social, avaliando as suas interações. Por outro lado, procura-se perceber a importância do planeamento estratégico na gestão da comunicação das empresas, particularmente no que diz respeito à comunicação no setor portuário, tema que tem sido pouco explorado nos últimos tempos.Ruão, TeresaUniversidade do MinhoMota, Ana Sofia Monteiro20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/40709por201092239info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40709Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:53:34.132702Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel das relações públicas na gestão da comunicação entre as empresas e a comunicação social
title O papel das relações públicas na gestão da comunicação entre as empresas e a comunicação social
spellingShingle O papel das relações públicas na gestão da comunicação entre as empresas e a comunicação social
Mota, Ana Sofia Monteiro
Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short O papel das relações públicas na gestão da comunicação entre as empresas e a comunicação social
title_full O papel das relações públicas na gestão da comunicação entre as empresas e a comunicação social
title_fullStr O papel das relações públicas na gestão da comunicação entre as empresas e a comunicação social
title_full_unstemmed O papel das relações públicas na gestão da comunicação entre as empresas e a comunicação social
title_sort O papel das relações públicas na gestão da comunicação entre as empresas e a comunicação social
author Mota, Ana Sofia Monteiro
author_facet Mota, Ana Sofia Monteiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ruão, Teresa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Ana Sofia Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/40709
url http://hdl.handle.net/1822/40709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201092239
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132315282046976