Relação da ansiedade e autoestima no desempenho escolar em crianças (8 a 12 anos)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Sara Sofia dos Santos, 1999-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/7301
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2023.
id RCAP_968cae7e630ba5110c3c246773d5ba43
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/7301
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação da ansiedade e autoestima no desempenho escolar em crianças (8 a 12 anos)Ansiedade em criançasAuto-estima em criançasRendimento escolarDissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2023.Exame público realizado em 14 de Dezembro de 2023.O presente estudo tem como principal objetivo compreender e caracterizar a relação da ansiedade e da autoestima no desempenho escolar em crianças do 1º e 2º ciclo. Foram traçados para este estudo os seguintes objetivos: compreender e caracterizar a ansiedade e a autoestima de modo a perceber a influencia destas na faixa etária e género das crianças em idade escolar e entender de que modo influenciam o desempenho escolar. Este teve a participação de 108 crianças portuguesas (57 do sexo masculino e 51 do sexo feminino) que estudam no colégio Atlântico no Seixal e de crianças atletas no Clube de futebol “Os Belenenses”, sendo estas do género feminino e masculino. A idade dos participantes tem mínimo de 9 anos e um máximo de 12 anos, que frequentam o 1º e 2º ciclos. Em relação, à região a que pertencem, estas vivem e frequentam escolas do distrito de Setúbal e Lisboa. Este estudo é misto, isto é, de caráter quantitativo e qualitativo, sendo que a recolha de dados foi realizada através da aplicação de um questionário sociodemográfico, uma entrevista semiestruturada e a aplicação de dois instrumentos de avaliação psicologia , a Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (Multidimensional Anxiety Scale for Children – MASC e a Escala de autoconceito e autoestima para Crianças e pré adolescentes de Susan Harter (SPPC:Self Perception Profile for Children para avaliação das variáveis ansiedade e autoestima. Os resultados apontam para diferenças significativas no que diz respeito ao género relativamente à ansiedade e autoestima e igualmente relativamente à idade e a ansiedade e autoestima, mostrando que as meninas apresentam maior nível de ansiedade e de autoestima comparativamente aos meninos. Contudo, não foram observadas diferenças significativas perante a autoestima e a ansiedade, não existindo relação entre estas variáveis. Relativamente a relação da ansiedade e autoestima no desempenho escolar pude-se aferir com base nas entrevistas realizadas que o desempenho escolar parece encontrar-se relacionado com a autoestima e ansiedade das crianças, sendo que a ansiedade parece ter uma maior influência no desempenho escolar.The main objective of this study is to understand and characterise the relationship between anxiety and self-esteem in school performance in children of the 1st and 2nd cycle. The following objectives were set for this study: to understand and characterise anxiety and self-esteem in order to understand their influence on the age group and gender of schoolchildren and to understand how they influence school performance. This study involved 108 Portuguese children (57 male and 51 female) studying at the Atlântico school in Seixal and child athletes at the "Os Belenenses" football club, both male and female. The age of the participants is a minimum of 9 years and a maximum of 12 years, who attend the 1st and 2nd cycles. Regarding the region to which they belong, they live and attend schools in the district of Setúbal and Lisbon. This study is mixed, that is, quantitative and qualitative, and data collection was carried out through the application of a sociodemographic questionnaire, a semi-structured interview and the application of two psychological assessment instruments, the Multidimensional Anxiety Scale for Children (MASC) and Susan Harter's Self-Concept and Self-Esteem Scale for Children and Pre-Adolescents (SPPC: Self Perception Profile for Children to assess the anxiety and self-esteem variables. The results point to significant differences in gender in relation to anxiety and self-esteem and also in relation to age and anxiety and self-esteem, showing that girls have a higher level of anxiety and self-esteem compared to boys. However, no significant differences were observed in self-esteem and anxiety, and there was no relationship between these variables. Regarding the relationship between anxiety and self-esteem in school performance, it was possible to verify based on the interviews that school performance seems to be related to children's self-esteem and anxiety, and anxiety seems to have a greater influence on school performance.2024-01-09T15:22:26Z2024-01-092023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/7301http://hdl.handle.net/11067/7301TID:203478126porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Sara Sofia dos Santos, 1999-reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-25T01:31:34Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/7301Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:31:19.584849Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação da ansiedade e autoestima no desempenho escolar em crianças (8 a 12 anos)
title Relação da ansiedade e autoestima no desempenho escolar em crianças (8 a 12 anos)
spellingShingle Relação da ansiedade e autoestima no desempenho escolar em crianças (8 a 12 anos)
Ramos, Sara Sofia dos Santos, 1999-
Ansiedade em crianças
Auto-estima em crianças
Rendimento escolar
title_short Relação da ansiedade e autoestima no desempenho escolar em crianças (8 a 12 anos)
title_full Relação da ansiedade e autoestima no desempenho escolar em crianças (8 a 12 anos)
title_fullStr Relação da ansiedade e autoestima no desempenho escolar em crianças (8 a 12 anos)
title_full_unstemmed Relação da ansiedade e autoestima no desempenho escolar em crianças (8 a 12 anos)
title_sort Relação da ansiedade e autoestima no desempenho escolar em crianças (8 a 12 anos)
author Ramos, Sara Sofia dos Santos, 1999-
author_facet Ramos, Sara Sofia dos Santos, 1999-
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Sara Sofia dos Santos, 1999-
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade em crianças
Auto-estima em crianças
Rendimento escolar
topic Ansiedade em crianças
Auto-estima em crianças
Rendimento escolar
description Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-09T15:22:26Z
2024-01-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/7301
http://hdl.handle.net/11067/7301
TID:203478126
url http://hdl.handle.net/11067/7301
identifier_str_mv TID:203478126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136795395358720